Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Revista Esquadrilha

Em 1941, nos primórdios da criação desta nobre Escola, ainda no Campo dos Afonsos/RJ, surgiu a Revista Esquadrilha como uma tradição que se perpetua até hoje. Muito mais do que apenas contar as memórias, conquistas e aprendizados adquiridos nesses 4 anos de instruções na Academia da Força Aérea, que até o ano de 1965 mantinha uma grade curricular com 3 anos de duração. A Revista Esquadrilha registra um pouco da trajetória de desenvolvimento dos Cadetes que adentram a Academia rumo ao oficialato e traz um recorte histórico da constituição da AFA, assim como ajuda a construir a história da FAB.
Ao se debruçar sobre esses registros é possível compreender um pouco da cultura, história e valores da própria Força Aérea Brasileira, pois durante esse período de formação no Ninho das Águias, os futuros Oficiais da FAB são forjados com valores, como o Amor à Profissão, a Hierarquia, a Disciplina, a Coragem, o Espirito de Corpo, a Dignidade, o Dever de Cidadão, o Patriotismo, a Fé na Missão e o Amor à Verdade que deverão perdurar em toda a trajetória dos militares que passam pela Academia da Força Aérea

 

ANO: 2021 

TURMA: Mihos 

DESCRIÇÃO: À LUTA

DEUS DA GUERRA

O TEMPO A CONTROLAR

AVANTE AO COMBATE

A VITÓRIA ALCANÇAR

LEÃO, AUDAZ, FURIOSO E IMPONENTE

A PÁTRIA DEFENDER

COM ESPÍRITO VALENTE

MIHOS

BRASIL!

 
Revista-Esquadrilha_mockup_DESTAQUE_3.png                                                                

Acervo

Capa 1988ANO: 1988

TURMA: Brigadeiro-do-Ar Newton Braga - Turma CONDOR

DESCRIÇÃO: Nós, Condores, queremos que esta revista mantenha acesa a lembrança dos quatro importantes anos que aqui passamos, para que, olhando para trás, nos orgulhemos do que fomos e somos e, sobretudo, nunca nos esqueçamos de que fomos cadetes. Do contrário, nada terá valido a pena.

Capa 1987ANO: 1987

TURMA: Major Brigadeiro Jeronymo Baptista Bastos - Turma Águia

DESCRIÇÃO: Imbuída do espírito de conquista, cresceu uma Turma forte e hoje, quando a emoção ...

Capa1986ANO: 1986

TURMA: Brigadeiro Ferraro Maia - Turma Falcão

DESCRIÇÃO: Esta é a "Esquadrilha 86" o relato da saga de duzentos jovens, escolhidos entre milhares de candidatos que, durante quatro anos, se empenharam de corpo e alma na conquista da Espada de Oficial da Força Aérea Brasileira.

Capa1985ANO: 1985

TURMA: Marechal Fontenelle - Tucano

DESCRIÇÃO: ... e subirão com asas como águias: Isaías. Esta relação pode ser feita entre quem ensina e quem aprende a voar. Os esforços comuns do mais experiente e do iniciante desta divina Arte visam ao mesmo objetivo. Todos têm um mesmo ideal: O SER DE UMA GRANDE ÁGUIA.

Capa 1984ANO: 1984

TURMA: Tenente John Richardson Cordeiro e Silva

DESCRIÇÃO: Curioso o Tempo! Durante toda sua vida, o antigo Cadete, viveu o presente pensando no futuro. Agora, numa deliciosa sensação de adolescente, o "Velho Oficial" revive o passado, rebuscando num prolongado voo o seu tempo de Academia...

Capa1973ANO: 1983

TURMA: Tenente Ricardo Kirk

DESCRIÇÃO: E o tempo abriu suas asas em quarteto, deixando que cada um desse forma ao mais sublime. Este doce e sábio espaço que se entrega e enlaça o homem num enigma de união. Nele, estão delineadas as batalhas que transcorreram; e fomos capazes ante as lutas, sinceros ante os sonhos e confiantes ante as conquistas.

Capa1982.jpg

ANO: 1982

TURMA: Alberto Berteli

DESCRIÇÃO: É chegada a hora de partimos, a hora de encontrarmos nossos ideais, nossas aspirações. Após quatro anos de batalhas, ganhamos a guerra. Estamos aptos para sermos incumbidos de nossas nobres funções, dentro dos Quadros de Oficial da Força Aérea.

Capa1981ANO: 1981

TURMA: Marechal do Ar Eduardo Gomes

DESCRIÇÃO: Marechal do Ar Eduardo Gomes

Capa1979ANO: 1979

TURMA: Major-Brigadeiro Clóvis Monteiro Travassos

DESCRIÇÃO: Se és capaz de manter a tua calma quando todo mundo em redor já a perdeu e te culpa: De crer em ti, quando estão todos duvidando.

Capa 1976

ANO: 1976

TURMA: Tenente-Brigadeiro Nelson Freire Lavenère-Wanderley

DESCRIÇÃO: Sim, somos pilotos de "ZARAPA" e o agradecemos aos nossos incansáveis instrutores, que dia a dia, minuto a minuto, empenharam-se ao máximo em transmitir a inexperientes jovens os ensinamentos básicos do voo e a segurança e a maturidade que necessitamos.

 

Capa1973ANO: 1973          

TURMA: Paco 

DESCRIÇÃO: Perseverança, audácia e principalmente confiança no valor do trabalho perfeito, fazem do MORCEGO o símbolo real de uma Turma que sabe a sua meta.

Capa 1953ANO: 1953

TURMA: Ano XII nº 31

DESCRIÇÃO: Campo dos Afonsos

Fim do conteúdo da página