Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Projetos > PROCAD-Defesa
Início do conteúdo da página

PROCAD-Defesa

Comissão de Avaliação do PROCAD-DEFESA selecionou cinco projetos da UNIFA.

Foi publicado em 17 de dezembro último, no Diário Oficial da União, o resultado final do Edital 15/2019 do Programa de Cooperação Acadêmica em Defesa Nacional (PROCAD-DEFESA), que selecionou quinze projetos, dentre os quais a Universidade da Força Aérea (UNIFA), por intermédio dos professores e pesquisadores que integram seus Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, tem participação ativa em cinco. A saber:

ITEM

TÍTULO DO PROJETO

Programas da UNIFA

1

Mísseis e Foguetes na Defesa Nacional: o Sistema Astros como Elemento de Transformação Militar.

Programa de Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais (PPGCA)

2

Gestão e Governança em Biossegurança.

3

A cadeia de valor da ajuda humanitária e suas relações com a segurança nacional.

4

Incorporação de tecnologia aeroespacial para a Defesa: impactos organizacionais, doutrinários e na autonomia estratégica.

5

Fatores determinantes do desempenho humano na aviação militar frente às novas tecnologias.

Programa de Pós-Graduação em Desempenho Humano Operacional (PPGDHO)

O PROCAD-DEFESA é resultado de uma parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com o Ministério da Defesa (MD), com o objetivo de promover a cooperação entre instituições civis e militares, tanto de ensino superior e pesquisa quanto institutos de ciência e tecnologia. Tem como objetivo desenvolver projetos voltados ao ensino, à produção de pesquisas científicas e tecnológicas e à formação de recursos humanos qualificados nas áreas de ajuda humanitária, estudos estratégicos, gestão e tecnologia, desempenho humano operacional e outras de importância estratégica para a Defesa Nacional.

Os projetos terão a duração de cinco anos e visam, além da produção acadêmica, à formação de mestres, doutores e pós-doutores no âmbito das Universidades participantes.

Para o Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFA, Brig Inf R/1 Augusto Cesar Amaral estar participando de cinco projetos no âmbito do PROCAD – DEFESA “é de extrema importância para o desenvolvimento dos Programas de Pós-Graduação da UNIFA, demonstra o reconhecimento e o fortalecimento das pesquisas desenvolvidas na Universidade, junto ao MD e meio acadêmico, e abre portas para novas parcerias. Na UNIFA, nosso principal objetivo é o de capacitar pessoas para a discussão, promoção e difusão do Poder Aeroespacial em seus aspectos mais gerais e preparar o profissional-militar para enfrentar os desafios advindos do desenvolvimento tecnológico”.

A UNIFA, hoje, conta com dois Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu reconhecidos em nível nacional, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais (PPGCA), que objetiva estudar e desenvolver pesquisas de cunho político-estratégico no campo do Poder Aeroespacial, e o Programa de Pós – Graduação em Desempenho Humano Operacional (PPGDHO), que visa capacitar recursos humanos para o desenvolvimento de pesquisas e de publicações técnicas aplicadas à melhoria do desempenho humano no âmbito das Forças Armadas.

Ambos os Programas desenvolvem regularmente um Curso de Mestrado, na modalidade profissional e, dentro em breve o Programa em Ciências Aeroespaciais oferecerá o Curso de Doutorado Profissional. Os cursos de mestrado e doutorado da UNIFA são abertos para os oficiais das Forças Armadas e Auxiliares e para os civis graduados em qualquer área do conhecimento dispostos a conhecer e promover pesquisas no campo do Poder Aeroespacial.

Fim do conteúdo da página