Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Unidades Subordinadas
Início do conteúdo da página

EAOAR

Com a finalidade de preparar oficiais da FAB para o exercício das funções que lhe eram atribuídas, no âmbito das unidades e bases aéreas, e de ministrar-lhes ensinamentos inerentes ao emprego tático de unidades aéreas, foi criado, em 1º de setembro de 1947, pelo decreto nº 23.598, o Curso de Tática Aérea (CTA).

Tendo como sede as instalações da Base Aérea de Cumbica, o CTA logo apontou para a necessidade de um conjunto de conhecimentos nas áreas de Liderança e Administração, do Emprego das Forças Armadas e da Comunicação Oral e Escrita.
Isso ocasionou a revisão dos seus objetivos educacionais, transformando-o, então, em 1953, na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (EAOAR). Sua missão, além do Curso de Tática Aérea, era ministrar o Curso de Aperfeiçoamento para Oficiais Aviadores (CAPOA) e o Curso de Oficiais de Serviços - Intendentes e Médicos (CAPOS), preparando-os para o exercício do assessoramento, da chefia e do comando, inerentes aos postos de capitão e major.

ECEMAR

A ECEMAR é a Organização Militar de ensino superior do Comando da Aeronáutica que tem por finalidade ministrar cursos de altos estudos militares a Oficiais da Força Aérea Brasileira, Oficiais de Nações Amigas e Civis.

Atualmente, funcionam, na ECEMAR, os seguintes Cursos:

a) Estágio de Política e Estratégia Aeroespaciais - EPEA; e

b) Curso de Comando e Estado-Maior – CCEM.

Desde a sua criação, até o ano de 2013, inclusive, a Escola formou, em seus diversos Cursos, 16 Civis e 7.851 Oficiais Superiores, sendo 335 Oficiais de Nações Amigas.

 

Fim do conteúdo da página