Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Publicações do PPGCA
Início do conteúdo da página

 

Desde a sua criação o Programa de Pós-graduação em Ciências Aeroespaciais, da Vice-Reitoria Acadêmica, formou alunos militares e civis, alguns trabalhos renderam frutos que se consumaram em publicações, como os livros abaixo:

 

 

 

ROSA, Carlos Eduardo Valle. O poder Aéreo: Guia de Estudos. Rio de Janeiro: Luzes, 2014.

O Guia analisa as definições de teoria, doutrina, poder aéreo e guerra aérea; apresenta sínteses biográficas e as principais ideias desenvolvidas por teóricos de várias tendências, gerações e nacionalidades, inclusive do Brasil, além de conceituar e exemplificar os princípios de guerra aplicados à guerra aérea e, da mesma forma, as características do Poder Aéreo. Também discute as principais funções desse poder à luz das doutrinas de diversas forças aéreas e de exemplos históricos.

 

 

 

 

 

 

  PHILIPPINI, Ana Claudia Moreira Miguel. Poder aéreo nas operações de paz: regras de direito internacional. Curitiba: Prisma, 2017.

O presente livro propõe-se a apresentar as regras de direito internacional aplicáveis à aviação militar quando esta é utilizada em operações de paz, tendo em vista que o papel dos organismos internacionais, sobretudo da Organização das Nações Unidas, tem sido cada vez mais vital para a manutenção da paz mundial, bem como o uso do poder aéreo em operações de paz, da logística ao combate, deixou, há tempos, de ter um papel meramente auxiliar.

 

 

 

 

FURTADO, Érika Rigotti. O tribunal penal internacional e o poder aéreo brasileiro: os limites entre a soberania nacional e o direito internacional. Curitiba: Prisma, 2017.

A proposta do livro foi investigar de que maneira deverá se comportar o Estado brasileiro perante o embate entre a necessidade de salvaguardar a soberania nacional, por meio do emprego do poder aéreo, e os Direitos Humanos vigentes na ordem internacional, na figura do Tribunal Penal Internacional.

________________________________________

 

 

RICCO, Maria Filomena Fontes (org.). Culture and Defence in Brazil: an inside look at Brazil’s Aerospace Strategies. Oxon: Routledge, 2017.Este livro tem como objetivo proporcionar uma melhor compreensão da nação brasileira, seus dilemas de segurança e como o país procura desenvolver seu processo de treinamento de defesa e melhorar sua educação militar profissional. Organizados em duas partes, os capítulos oferecem diálogos acadêmicos sobre vários aspectos deste tema, incluindo políticas públicas e leis, operações conjuntas, fatores humanos e intercâmbios governamentais com a indústria.

Fim do conteúdo da página