Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Pró-Reitoria de Apoio à Pesquisa e ao Ensino (PROAPE)
Início do conteúdo da página

No processo de reestruturação do Ensino na Universidade da Força Aérea (UNIFA), em 2012 - ano comemorativo do centenário do Campo dos Afonsos – criou-se a Vice-Reitoria Acadêmica para dar continuidade ao programa de pós-graduação implantado em 2004. Em sua complexa atividade, a Vice-Reitoria incluiu em seu organograma, ainda em 2012, a Pró-Reitoria de Pesquisa, a Pró-Reitoria de Ensino e a Pró-Reitoria de Extensão.Posteriormente, em face das exigências dos cursos, bem como da adequação dos conteúdos programáticos necessários à implementação dos currículos, concebeu-se uma nova estrutura organizacional para a Vice-Reitoria Acadêmica, o que deu origem à atual Pró-Reitoria de Apoio à Pesquisa e ao Ensino (PROAPE).

Constituída, basicamente, por dois grandes organismos tradicionais da UNIFA – a Biblioteca e a Gráfica – a PROAPE, além de apoiar o ensino por meio da produção de publicações, em favor das Organizações Militares sediadas no Campo dos Afonsos, disponibiliza mais de dezesseis mil volumes de sua Biblioteca aos pesquisadores e alunos dos diversos cursos ministrados no campus. Em atendimento a exigências da CAPES, agrega, em sua atual estrutura, a Editora UNIFA, no que diz respeito ao processo editorial-gráfico das publicações que agregam a produção científica e cultural da Universidade.

Entre as competências da PROAPE, além da assessoria ao Vice-Reitor Acadêmico em todos os assuntos relacionados ao setor, está a divulgação das pesquisas e dos trabalhos de conclusão de curso desenvolvidos na UNIFA, seja  por meio físico, seja por meio digital. Na PROAPE, pelas atividades de cunho científico, são acompanhadas inovações inerentes ao seu campo de atuação, interagindo-se, assim, com o meio acadêmico, em congressos, simpósios, seminários, painéis, conferências, encontros, jornadas científicas, oficinas e palestras, o que contribui para a sua efetiva amplitude no apoio à pesquisa e ao ensino.

 Por fim, na PROAPE, busca-se a estreita relação com as demais pró-reitorias, tendo em vista a proficiência das atividades atribuídas à Vice-Reitoria em favor da produção científica e cultural da UNIFA.

 Pró-Reitor de Apoio à Pesquisa e ao Ensino: Cel Av. Márcio Antônio Abreu Jorge Teixeira

 Adjunto à Pró-Reitoria de Apoio à Pesquisa e ao Ensino: Ten Cel Av Ref Washington Jatobá de Matos Menezes.

Fim do conteúdo da página