Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Histórico > Praça do Relógio
Início do conteúdo da página

Praça General James C. Selser Jr. - Praça do Relógio

 

      Logo após a chegada da Missão Militar Francesa de Aviação em 1919, no Campo dos Afonsos, o Ministério da Guerra verificou a necessidade de expansão do espaço para formação de pilotos, mecânicos e artífices posicionados para a aviação. Assim, em 1922, foi criada a Companhia de Aviação, edificação militar com a finalidade de concentrar no campo de aviação, toda a mão de obra necessária para a formação do corpo de aviação militar do Brasil.

      Em 1935 após o episódio do levante, a Escola e o Regimento de Aviação, no Campo dos Afonsos, passaram por um processo de remodelação. Em 1938, foi construída a “Praça das Águias”, originalmente com um mastro ao centro, local de celebração de cerimônias.

      Conforme consta no Livro Histórico da Escola de Aeronáutica, em 1957, a Praça passou a ser chamada de “Praça Gen. James C. Selser Jr”, em homenagem ao oficial da USAF, que foi instrutor da Escola de 1940 a 1944. A Praça do Relógio como hoje é conhecida, por falta de relatos e documentos, entendemos que a construção da Torre do Relógio se deu no mesmo período da homenagem ao Gen. James C. Selser, em 1957. Anteriormente encontrava-se no mesmo local o grupo escultórico “Unidos na Glória e na Morte” ofertado do governo do Chile ao Brasil em 1923.

      Cabe destacar, que no Livro Histórico da Escola de Aviação, existe o relato da Celebração de uma Missa Campal na Praça Gen. James C. Selser, “...situada na Alameda Coronel Aroaldo, em frente ao relógio...”, em 23 de novembro de 1967.

      O relógio existente na torre é um modelo Português, da Fábrica “A Boa Construtora”, fundada em 1930, em Almada, Portugal, por Manuel Francisco Cousinha, sua fábrica vendeu relógios para Portugal, Colônias Portuguesas e para o Brasil.

      A primeira Imagem existente na Torre é a de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. A segunda imagem existente é a de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que foi entronizada na torre em 08 de dezembro de 2018. Trata-se de um presente ofertado por Sua Eminência Dom Raymundo, Cardeal Damasceno Assis, Arcebispo Emérito de Aparecida.

 

Autores:

Prof. Dr. Bruno de Melo Oliveira

Prof. Dr. Jefferson Eduardo dos Santos Machado

1°. Ten. Andréa Silva da Costa

3°. Sgt Jairo de Paula Baptista

 

Bibliografia e fonte:

Livro Histórico da Escola de Aviação Militar. Volumes 1, 2 e 3.

A proteção vem do alto. Entronização da Réplica da Imagem de N. Sa. da Conceição Aparecida Campo dos Afonsos, 8 de dezembro de 2018.

OLIVEIRA, Fernando Correia de. As horas do Paço voltam a bater. Espiral do Tempo, 25, 2007.

Lavenère-Wanderley, Nelson Freire. História da Força Aérea Brasileira. Gráfica Brasileira, 1975.

Fim do conteúdo da página