Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Histórico > Biblioteca Central da UNIFA
Início do conteúdo da página

100 Anos dedicados à  pesquisa e ao ensino aeronáutico brasileiro (1919 - 2019).

 Rio de Janeiro, 10 de outubro de 2019.

 
 Em 2019, ano do centenário da Instrução Militar na Aviação Brasileira, o Comando da Aeronáutica reinaugurou, no campus da Universidade da Força Aérea (UNIFA), a Biblioteca Central da UNIFA.

A primeira Biblioteca do Campo dos Afonsos, foi inaugurada no dia 10 de outubro de 1919, na Escola de Aviação Militar (EAvM), destinada aos alunos dos cursos de pilotos e observadores, oficiais da administração, do ensino, chefe de seções e serviços especiais.

 

 

 Nesses 100 anos dedicados à pesquisa e ao ensino aeronáutico, a Biblioteca ocupou desde sua criação, diversas instalações no Campo dos Afonsos.  Com a criação da Universidade da Força Aérea em 1983, foi  reestruturada para reunir todo o acervo bibliográfico das escolas subordinadas a UNIFA. Inicialmente, funcionou no prédio E-012, conhecido como prédio cinza, ocupado pela Subdivisão de Serviços Escolares e, em 17 de setembro de 1987, foi transferida para o Pavilhão Van Ness, atual Prédio do CENDOC.

 

 

 Em 1988, foi transferida para o prédio do Rancho antigo refeitório dos Cadetes da Escola de Aeronáutica,  totalmente restaurado para abrigar o acervo das Escolas, o que veio completar o projeto de implantação da Biblioteca Central da UNIFA.  Em virtude da criação do Curso de Pós-Graduação da UNIFA o prédio da Biblioteca passou por uma reforma em 2007, criando novos espaços como: Sala de Estudo, Sala de Reunião, Sala de Processamento Técnico e Sala de Informática, visando atender as exigências da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES. 

 

Fonte: Livro histórico da Escola de Aviação Militar e Página da UNIFA / Biblioteca Central.

 

Fim do conteúdo da página