Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Centro de Memória do Ensino

HISTÓRICO

      A ideia da criação do Centro de Memória do Ensino (CME) surgiu quando da realização de um curso de Doutorado em Educação, na Universidade de São Paulo (USP), no ano de 2004, quando a então Capitã Maria Luiza, teve contato com o Centro de Memória da Educação daquela instituição.

      Como orientanda da Profª. Drª. Diana Gonçalves Vidal, especialista no assunto e coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação (NIEPHE), pôde observar o trabalho realizado naquele Centro. Também, teve a oportunidade de participar da organização do I Encontro de Arquivos Escolares e Museus Escolares, realizado em 2005, na USP, organizado pelo referido NIEPHE.

      Durante a realização de um doutoramento “sandwich” na Universidade de Coimbra, em 2005/2006, financiado pela CAPES e pela Aeronáutica, a então Major Maria Luiza, teve a oportunidade de investigar a existência de um centro de memória da educação militar, na Europa e na América. Todavia, nada encontrou, na época.

      A Major, convicta da importância do assunto para a melhoria da qualidade do ensino na Aeronáutica, elaborou o projeto de implantação do CME, cuja finalidade seria a preservação do que já foi realizado na área do ensino por militares e civis, no passado, de modo a aproveitar esses saberes, perdidos no tempo, para a compreensão e a melhoria da missão educacional militar presente.

      O projeto foi aprovado em 2008, pelo então Maj. Brig. do Ar Josuá, na época, Comandante da UNIFA. No ano de 2010, no Comando do Maj. Brig. do Ar Robinson, o CME foi criado oficialmente (Portaria UNIFA nº 127/CME, de 29 de dezembro) e ganhou o seu espaço físico, tudo graças ao empenho do referido Reitor.

      Na gestão do Maj. Brig. do Ar GRACZA (2011-2012), o espaço físico do CME foi restaurado e criou-se, em agosto de 2011, o primeiro grupo de pesquisa da UNIFA denominado Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação Militar (NIEPHEM), coordenado pela Ten. Cel. Profª Drª Maria Luiza.

      Também, foi realizada parceria técnico-científica, acadêmica e cultural com o Laboratório Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação e Infância (LIEPHEI), instituição congênere ao Centro de Memória, pertencente à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Essa parceria com o LIEPHEI, que é coordenado pela Profª Drª Sônia Câmara, auxiliada pelo Prof. Dr. Jorge Antonio Rangel (ambos docentes daquela universidade), tem como objetivo estabelecer ações de caráter de ensino, de pesquisa, de extensão e de prestação de serviços em áreas de mútuo interesse, bem como a conjugação de esforços no sentido de trocar informações acadêmicas e de desenvolver projetos, estudos e serviços técnicos, de forma integrada.

      Em 2012, ano do centenário do Campo dos Afonsos, o CME realizou o I Seminário Nacional de História da Aviação Brasileira, nos dias 17, 18 e 19 de Julho, na Universidade da Força Aérea. Na ocasião, também, foram organizados catálogo e exposição fotográfica sobre o tema Campo dos Afonsos: Passado e Presente para a celebração do evento.

      Nesse ano, o CME, juntamente com o NIEPHEM, tornou-se elo do Sistema do Patrimônio Histórico e Cultural da Aeronáutica (SISCULT), administrado pelo Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER).

OBJETIVOS

  • Preservar a memória e a história do ensino militar;

  • Divulgar a história militar e a história do ensino militar, principalmente, a sua contribuição para a educação brasileira;

  • Aperfeiçoar o ensino militar atual, principalmente, o ensino da história militar, considerando o que já foi realizado no passado;

  • Lembrar aos militares e civis das Forças Armadas sobre quem somos, a fim de sabermos para onde vamos.

ATRIBUIÇÕES

  • Desenvolver atividades para a preservação, a organização, a guarda e a divulgação de acervos significativos para o resgate da história militar e da educação militar;

  • Promover estudos e pesquisas voltados para a reconstrução da história militar e do ensino militar;

  • Desenvolver atividades relativas à divulgação e à discussão da história militar e do ensino militar;

  • Promover trabalhos científicos sobre a história das instituições, principalmente, as ligadas ao ensino militar;

  • Prestar assessoria a projetos ligados à história, à memória e ao patrimônio histórico relacionados à história militar e ao seu ensino;

  • Interagir com instituições congêneres e pesquisadores, em prol do desenvolvimento de estudos e de pesquisas acadêmicas afetos à área da história militar e da sua educação;
    Colaborar com as Organizações de Ensino na organização de espaços históricos dedicados à história da educação; e

  • Promover e participar de encontros, fóruns, simpósios, seminários e eventos acadêmicos voltados para o campo da história militar e do seu ensino.

 

Fim do conteúdo da página