Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > SOLENIDADE – UNIFA REALIZA CERIMÔNIA DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUADO-MASTER
Início do conteúdo da página

A Universidade da Força Aérea (UNIFA) realizou, hoje, (28/11) a solenidade de encerramento da segunda turma do Curso de Graduado-Master (CGM). Onze suboficiais da FAB e um da Marinha se graduaram, estando aptos, a partir de agora, para exercerem a função para a qual foram designados. Estiveram presentes na sessão solene o Comandante da UNIFA, Major Brigadeiro do Ar José Isaias Augusto de Carvalho Neto, o Chefe da Primeira Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica, Major Brigadeiro do Ar Arnaldo Augusto do Amaral Neto, entre outros oficiais-superiores, comandantes de unidades, instrutores do curso e convidados.

Iniciado em 26 de agosto na modalidade Ensino à Distancia (EAD), e em 30 de setembro na forma presencial, o curso contou com carga horária de 402 horas, sendo 70 horas em EAD. O  plano pedagógico do curso contemplou as disciplinas de Liderança, Comunicação, Gestão de Pessoas e Gestão em Organização Militar. Parte significativa e preponderante do programa curricular foi desenvolvida por meio de metodologias ativas de aprendizagem, com estudos de caso, sala de aula invertida, júri simulado, situação - problema e técnicas de plataforma. Além de realizarem trabalhos individuais e em grupo, os suboficiais-alunos apresentaram um ensaio acadêmico como Trabalho de Conclusão de Curso.

A proposta do curso consistiu em oferecer aos discentes a aquisição de competências para o exercício das atribuições como elementos de ligação entre o comando e as praças, nas organizações militares de destino, de modo a promoverem ações e iniciativas de fortalecimento da disciplina, do moral, da carreira, de motivação, de bem-estar, de satisfação profissional e de apoio à família militar.

O Chefe da Subchefia do Estado-Maior justificou as mudanças que o CGM recebeu: “Foi tudo fruto de muito estudo e de muita fundamentação; a gente buscou identificar o que acontecia em outros países, as experiências de outras forças, então está sendo um marco agora essa segunda turma porque a gente está consolidando todo o nosso processo, ou seja, ele ratifica que tudo que estudamos e buscamos implementar deu certo. O bom é que já estamos vendo melhorias, ou seja, nesse segundo curso já teve uma parte EAD. Então, além da parte presencial, também identificou que seria interessante e necessária ter a parte à distancia”, finalizou. 

No encerramento da cerimônia, o orador da turma, Suboficial Adriano Ferreira Gazzo, agradeceu o empenho, profissionalismo e o suporte de toda equipe envolvida no curso, e destacou a importância e o amor à profissão. “Jogamos nossos quepes aos céus de Guaratinguetá há mais de duas décadas. Aquela chama e aquele brilho no olhar que nunca se apagaram, agora estão somados a muita experiência, caráter, conduta e conhecimento de qualidade, pois aquele sonho de servir à Pátria sendo um sargento e se consagrando um Suboficial foi um pouco mais além. Ao prover nossa qualificação e preparo, o Comando da Força Aérea está dizendo o quanto confia e espera do potencial dos seus graduados: Sermos o Elo Forte do Comando. Ad Astra Et Ultra”, finalizou.

Fim do conteúdo da página