Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > ENSINO: UNIFA REALIZA I SEMINÁRIO DE PESQUISAS EM DESEMPENHO HUMANO OPERACIONAL E O I WORKSHOP DE LEITURAS EXPLORATÓRIAS
Início do conteúdo da página

Dezesseis alunos do Programa de Pós-Graduação em Desempenho Humano Operacional (PPGDHO) apresentaram seus estudos em evento acadêmico organizado pela Universidade da Força Aérea nos dias 30/09 e 01/10.

O I Seminário de Pesquisas em Desempenho Humano Operacional e o I Workshop de Leituras Exploratórias, realizado na Vice-Reitoria Acadêmica (VRA) da UNIFA, explorou o estágio acadêmico de cada estudo em andamento e ofereceu a oportunidade para que cada mestrando compartilhasse os conhecimentos adquiridos durante o curso.

 

O evento ratificou a importância estratégica do Programa de Pós-Graduação em Desempenho Humano Operacional (PPGDHO) que tem como objetivo qualificar recursos humanos das Forças Armadas e do Ministério da Defesa para a investigação, proposição, gerenciamento e avaliação de programas de capacitação e intervenção biopsicossocial visando à qualificação do desempenho humano das atribuições e missões operacionais inerentes às Forças Armadas brasileiras.

 

O Capitão-Tenente Pedro Moreira Tourinho, do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes – CEFAN, apresentou o trabalho Fatores associados à aprovação em cursos de operações especiais: uma revisão sistemática. O objetivo é investigar os fatores (de qualquer natureza) associados à aprovação em cursos de operações especiais. Idealizado a partir da necessidade de investigação dos fatores que interferem no resultado final de cursos de operações especiais, a pesquisa busca identificar as ações com potencial para aprimorar os processos de seleção e formação do combatente, reduzir o atrito de reprovações e otimizar os recursos financeiros e logísticos.



Segundo o Capitão Pedro, participar do seminário foi uma excelente oportunidade de poder contar com colaborações e sugestões de uma audiência com profissionais extremamente qualificados. “Valeu também pela experiência de apresentar o meu trabalho em um evento acadêmico formal, o que com certeza contribuirá para futuras apresentações em congressos e outros eventos científicos”, explicou.

Outra pesquisa de relevância apresentada no seminário foi a Validação de teste físico operacional no âmbito do Corpo de Cadetes da Aeronáutica, de autoria do Capitão Aviador Willian Carreto Botta, da Academia da Força Aérea – AFA. De acordo com Botta, este estudo é importante porque trará ferramentas para aprimorar a capacidade combativa da Força Aérea Brasileira desde a formação básica na Academia, incutindo assim uma cultura de cuidado com o preparo orgânico voltado para o desempenho operacional, desde cedo. “Neste trabalho, estou desenvolvendo uma pesquisa de validação de testes físicos operacionais que consigam avaliar desempenho na execução das tarefas comuns de combate, que são as atividades que os militares efetivamente realizarão no campo de batalha”, explica. 

Para o aluno, é fundamental participar de seminários como o I Seminário de Leituras Exploratórias que ocorreu na UNIFA. Nestes eventos podemos expor o andamento das pesquisas, receber conselhos de profissionais mais experientes, além de poder aprender com as pesquisas de outros mestrandos.

O Vice-Reitor Acadêmico, Brigadeiro Intendente R/1 Tirre Freire destacou, na abertura do evento, a importância da parceria da UNIFA com o CEFAN na condução do PPGDHO, e enfatizou a importância do Programa na produção de conhecimento a ser aplicado no preparo e emprego das tropas operacionais de combate, frente às novas tecnologias que serão incorporadas no futuro próximo nas Forças Armadas.

Fim do conteúdo da página