Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Programa Forças no Esporte realiza os 1° Jogos PROFESP Rio de Janeiro
Início do conteúdo da página

O Programa Forças no Esporte (PROFESP) reuniu, na manhã de 25 de setembro, mais de 300 jovens de cinco Organizações Militares nos 1° Jogos PROFESP do Rio de Janeiro. Na competição, realizada nas instalações esportivas do legado olímpico no Clube de Aeronáutica da Barra da Tijuca no Rio de Janeiro (RJ), os alunos tiveram a oportunidade de competir em três  modalidades esportivas e duas recreativas: atletismo, futebol, voleibol, queimada e cabo de guerra.

A competição envolveu alunos do Programa da Guarnição dos Afonsos, ALA 11, ALA 12, Grupamento de Apoio do Rio (GAPRJ) e do Centro de Instrução Almirante Adalberto Nunes (CEFAN) da Marinha do Brasil (MB).

O evento, organizado pela Coordenação Regional do PROFESP FAB do Rio de Janeiro, , teve como objetivo promover a confraternização entre os alunos dos diversos núcleos do Programa da área Rio de Janeiro, despertando o espírito de corpo e a importância do trabalho em equipe, reforçando a disciplina, incentivando a participação e inclusão, além de estimular a integração entre os professores e equipe técnica.

As crianças puderam usufruir da infraestrutura esportiva do legado olímpico do Clube de Aeronáutica da Barra da Tijuca que conta com uma pista de atletismo homologada pela federação internacional de atletismo, um ginásio poliesportivo e três campos de rugby.

Durante as competições, os alunos demonstraram garra, espírito de corpo e vibraram muito no decorrer das provas. Para Letícia Sousa de Oliveira (15 anos), aluna do PROFESP Afonsos, “Estava sendo muito legal participar dessa competição. No Campo dos Afonsos eu pratico Natação e Futebol. Já tive a experiência de estar em eventos parecidos e é muito bom viver esses momentos e confraternizar com os colegas de outras unidades", afirmou.

De acordo com o Gestor Nacional do PROFESP FAB, Coronel Aviador Décio Dias Gomes, o projeto é desenvolvido desde o ano de 2003. O grupo gestor foi criado no final de 2018 com o objetivo de promover eventos como este, com a participação de todos os PROFESP da área Rio, incluindo Marinha e Exército, com o propósito de confraternizar e fazer novas amizades. “O mais importante do PROFESP é transformar essas crianças em cidadãos, pessoas do bem, por meio do esporte. O Clube de Aeronáutica da Barra cedeu um espaço maravilhoso para realizarmos as competições, onde as crianças terão a oportunidade de usufruir do legado olímpico utilizado por atletas de alto rendimento. Nossa expectativa é montar até 2020 uma sede do PROFESP aqui no clube", finalizou.


O que é PROFESP?


O Programa Forças no Esporte promove a inclusão social de crianças e jovens de ambos os sexos, a partir de 6 (seis) até os 18 (dezoito) anos de idade, em situação de vulnerabilidade social, com a finalidade de desenvolver valores cívicos, sociais e morais por meio de práticas desportivas e educacionais.

O projeto é uma vertente do Programa Segundo Tempo do Governo Federal, desenvolvido pelo Ministério da Defesa, em parceria com o Ministério da Cidadania, o Ministério da Educação e o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Outra vertente do PROFESP é o Projeto João do Pulo, que busca atender pessoas com deficiência (PcD). São conduzidos por Organizações Militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira.

 

Fim do conteúdo da página