Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > ENSINO - UNIFA realiza primeiro Seminário sobre Aplicações de Sistemas Espaciais em Combate
Início do conteúdo da página

A Universidade da Força Aérea (UNIFA), por intermédio do Centro de Estudos Estratégicos, promoveu em seu campus, no Rio de Janeiro, o I Seminário sobre Aplicações de Sistemas Espaciais em Combate, para uma audiência de cerca de 300 militares.

O objetivo do evento realizado na terça-feira (13/06) foi fomentar estudos e pesquisas relacionados com a aplicação de tecnologia espacial em combate, além de identificar desafios e tendências da aplicação de sistemas espaciais em combate, a fim de contribuir com o Estado-Maior da Aeronáutica e Grandes Comandos, por meio de trabalho acadêmico, visando ao assessoramento de alto nível, para a tomada de decisão em relação ao tema.

O seminário, presidido pelo Comandante de Operações Aéreas (COMAE), Tenente-Brigadeiro do Ar Gerson Nogueira Machado de Oliveira, contou com a presença do Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino, e de Oficiais-Generais, Oficiais Superiores da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro, Instrutores e Oficiais-Alunos, matriculados nos cursos das organizações de ensino do campus, além de oficiais matriculados no Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra.

O Seminário abordou os seguintes temas com os respectivos palestrantes:

1)Emprego de Sistemas Espaciais em Combate – Atualidade e tendências, Major-Brigadeiro do Ar Jefson Borges, Chefe da Terceira Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica.

2)Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE) como suporte para as aplicações militares, Coronel Aviador José Vagner Vital, Vice-Presidente Executivo da Comissão de Coordenação e Integração de Sistemas Espaciais (CCISE).

3)O papel dos mísseis superfície-ar na era espacial, Brigadeiro de Infantaria Luiz Marcelo Sivero Mayworm, Comandante da 1ª Brigada de Defesa Antiaérea.

4)Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR) – Operação Satelital, Coronel Aviador Marcelo Veloso Magalhães, Chefe do Centro de Operações Espaciais.

5)Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR) – Análise de Inteligência, Coronel Aviador Eliseu Montagner, Chefe da Divisão de Inteligência do Centro Conjunto de Operações Aéreas.

 

Fim do conteúdo da página