Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias
Início do conteúdo da página

No Rio de Janeiro (RJ), a cerimônia militar promovida nesta quarta-feira (04/12) pela Universidade da Força Aérea (UNIFA), ocorreu na Base Aérea dos Afonsos (BAAF). Centro e trinta recrutas participaram da solenidade presidida pelo Comandante da UNIFA, Major-Brigadeiro do Ar José Isaias Augusto de Carvalho Neto.

“Novos soldados do Grupo de Segurança e Defesa dos Afonsos, tenho certeza de que os senhores estão prontos. Não se esqueçam nunca dos valores de profissionalismo, comprometimento e, principalmente, de hierarquia e disciplina que, durante todo o curso, foram exaustivamente enfatizados. Ajam sempre com a  conhecida honestidade de propósito, ou seja, podem até errar, mas na certeza de que estavam tentando acertar. Parabéns novos soldados! Sejam, definitivamente bem-vindos à Força Aérea Brasileira”, ressaltou o oficial-general.

A formatura contou com a presença de autoridades militares e civis, além de amigos e familiares dos formandos que se tornaram soldados após 17 semanas de curso. Durante esse período, eles foram adaptados às atividades características da vida militar e participaram de instruções de ordem unida, legislação militar, armamento, munição e tiro, segurança e defesa de instalações militares, atividade operacional em ambiente de selva, treinamento físico, entre outras.

O Soldado Lucas Lima de Oliveira foi homenageado por ter sido o primeiro colocado da turma no curso de formação, com desempenho excepcional em todas as avaliações. Já o Soldado Alexandre Dias de Azevedo Milhomen foi eleito pelos companheiros de turma e instrutores como militar padrão, devido à exemplar conduta e espírito de corpo.

Foi realizada, na última quarta-feira (04/12), a assinatura de um Convênio de Concessão de Vagas para Estágio Obrigatório entre a Universidade da Força Aérea e a Sociedade de Ensino Superior Estácio De Sá Ltda. Como pontuado pelo Major Brigadeiro José Isaias Augusto de Carvalho Neto, Comandante da Organização, essa parceria permitirá à UNIFA e a Força Aérea Brasileira contribuir efetivamente na formação de cidadãos, estudantes universitários nas mais diversas áreas, cumprindo um papel importante previsto para Universidades brasileiras de colaborar com a sociedade, buscando estender ao público o conhecimento e as boas práticas da Instituição.

Os estudantes ao realizarem seus estágios na UNIFA terão a oportunidade de absorver os valores éticos e morais cultivados na Organização, o que será uma atuação direta da Força Aérea em prol da formação de homens e mulheres brasileiros.

Essa parceria trará de imediato um benefício para o Programa Forças no Esporte, que poderá receber estagiários de Educação Física, resultando no implemento de atividades esportivas que darão às crianças novas oportunidades.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, ministrou palestra, nesta segunda-feira (2), a 81 Oficiais que estão cursando o Estágio de Comando da Força Aérea Brasileira (ECFAB). No evento, realizado na Universidade da Força Aérea (UNIFA), no Rio de Janeiro (RJ), o Oficial-General informou os militares sobre a conjuntura atual da Força Aérea Brasileira (FAB) e apresentou temas relacionados à chefia e liderança.

Oitenta e um Oficiais assistiram à apresentação sobre a conjuntura atual da FAB e características da liderança

Participaram da palestra o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira; o Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Rui Chagas Mesquita; o Comandante da UNIFA, Major-Brigadeiro do Ar José Isaias Augusto de Carvalho Neto; o Chefe de Gabinete do Comandante da Aeronáutica (GABAER), Major-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic; entre outros Oficiais-Generais da FAB.

Na apresentação, o Tenente-Brigadeiro Bermudez discorreu sobre as Escolas e Cursos de formação, ressaltando a evolução no Sistema de Ensino da Aeronáutica. A palestra ressaltou os Projetos Estratégicos, como o KC-390 Millennium e o F-39 Gripen, e seus potenciais. Esclareceu, ainda, sobre carreira militar e legislações correlatas.

O Comandante da Aeronáutica encerrou a palestra falando sobre a conduta militar, intrínseca à chefia e liderança. “Sejam justos e procurem sempre agir pelo exemplo, de acordo com as experiências já adquiridas”, enfatizou.

O Estágio

O ECFAB teve início nesta segunda-feira (2) e será concluído na sexta-feira (6). Os 81 Oficiais pertencem aos quadros de Aviação, Intendência, Infantaria, Engenharia, Medicina, Farmácia e Controle de Tráfego Aéreo. O ECFAB tem por finalidade atualizar os estagiários quanto aos preceitos da Administração Pública Federal, por meio de palestras, aulas e painéis, para o exercício do cargo de gestor em Organizações Militares. O objetivo é, também, fornecer orientação geral que permita exercer a função para a qual cada um foi designado, de forma compatível com a política traçada pelo Comando da Aeronáutica, tanto na área administrativa como na área operacional.

Realizou-se nesta última quinta-feira (28/11), na Guarnição de Aeronáutica dos Afonsos (GUARNAE-AF), o encerramento das atividades do ano de 2019 dos projetos sociais do Programa Segundo Tempo do Ministério da Defesa.

 



Na parte matutina, foi realizado um café da manhã festivo com os beneficiados pelo Projeto João do Pulo e os voluntários colaboradores, que foram homenageados pela suas contribuições durante o ano de 2019, assim como as instituições parceiras: o Grupamento de Apoio do Galeão (GAP-GL) e o Instituto Federal do Rio de janeiro (IFRJ).

Na parte vespertina, o Comandante da GUARNAE-AF, Maj Brig Ar José Isaias Augusto de Carvalho Neto, presidiu a cerimônia de encerramento das atividades do Programa Forças no Esporte da GUARNAE-AF (PROFESP-AF),  que homenageou os alunos que completaram 18 anos e não mais farão parte do PROFESP no ano de 2020, as Instituições Parceiras e os professores voluntários.

Durante o evento foram realizadas apresentações de dança e percussão pelos alunos, e feita uma retrospectiva de tudo o que foi realizado no ano de 2019.

 

 

 



O Ten Cel Av Marco Stevan Silva Marques, Coordenador do PROFESP-AF, em seu discurso de encerramento, agradeceu a dedicação da equipe, a disponibilidade dos voluntários, e o apoio das Instituições Parceiras, destacando a importância de todos para a manutenção do projeto e o êxito do mesmo.

A Universidade da Força Aérea (UNIFA) realizou em 05 de dezembro de 2019, a Cerimônia de Diplomação de dezessete novos mestres do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais (PPGCA).

A solenidade foi presidida pelo Comandante e Reitor da UNIFA, Major Brigadeiro do Ar José Isaías Augusto de Carvalho Neto, e contou com a presença de autoridades militares e civis, bem como de familiares e amigos dos diplomados.

Durante a solenidade foi prestada uma homenagem ao Corpo Docente do Programa de Pós-Graduação, representado pela Prof. Dra. Claudia Maria Sousa Antunes, ressaltando-se do todo o empenho e dedicação na formação dos novos mestres. Nas palavras do Brig Int R1 Luiz Tirre Freire, Vice-Reitor Acadêmico da UNIFA, “O professor é o orientador, a luz, que atua como farol na jornada acadêmica de seus orientandos para a construção do conhecimento científico”.

Em suas palavras, o orador das turmas, Ten Cel Av Régis Vinícius Silva Barreto, agradeceu a dedicação, o profissionalismo e o suporte de toda equipe envolvida no curso: “Aos Professores orientadores, civis e militares, manifestamos nossas cordiais saudações pela cultura compartilhada, pelos esclarecimentos, pelas arguições que serviram para desvelar os melhores caminhos, pela paciência e fidalguia nos diálogos com seus aprendizes. Sem os Senhores e Senhoras, indubitavelmente, seria impossível a realização do Curso”.

O PPGCA objetiva capacitar pessoal, fomentar pesquisas e contribuir com a difusão dos assuntos de interesse da Segurança e Defesa Nacional relacionados com o Poder Aeroespacial Brasileiro. As pesquisas desenvolvidas envolvem temas sobre política contemporânea, estudos estratégicos, estudos de poder local, políticas públicas e de cooperação internacional, entre situações de paz e de conflitos armados. Desde 2012, quando foi reconhecido pelo Sistema de Ensino Nacional, o Curso de Mestrado Profissional em Ciências Aeroespaciais já formou 70 mestres e conta com outros 56 mestrandos em formação, militares e civis, que junto com os professores orientadores, registraram a marca de 1466 produções técnico-científicas, distribuídas entre artigos, livros e capítulos de livros, além de revisão e edição de documentos normativos da Força Aérea Brasileira.

Destaca-se que, em 2019, pela primeira vez o PPGCA passou a ser realizado simultaneamente ao Curso de Comando e Estado -|Maior da Aeronáutica (CCEM) da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), momento em que os alunos dessa escola tiveram a oportunidade de cursar o Mestrado em paralelo ao curso de carreira.

 

Aceitaram esse desafio onze oficiais - alunos, que irão defender suas dissertações no próximo ano e cujo desempenho vem sendo acompanhado em ambos os cursos para possíveis ajustes nas próximas turmas.

 

 

 

 

Ainda neste ano, a UNIFA submeteu à avaliação da CAPES/MEC uma proposta para a implantação, em 2020, do Curso de Doutorado Profissional em Ciências Aeroespaciais, fruto do amadurecimento e fortalecimento do atual programa.

Tais ações refletem a institucionalização do PPGCA bem como o compromisso assumido pelo Comando da Aeronáutica com a realização de cursos qualificados para assessoramento de alto nível a partir do fomento de estudos na área de Defesa e Poder Aeroespacial.

Informações complementares sobre os cursos de Mestrado podem ser obtidas na página da UNIFA, no link Pós-Graduação

Foi realizada, na última sexta-feira (29/11), a assinatura de um Acordo de Cooperação entre a Universidade da Força Aérea e a Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro. O Acordo beneficiará o PROFESP Afonsos que, por meio da Pastoral do Menor, subordinada à MITRA, realizará o processo seletivo de crianças e adolescentes em comunidades carentes próximas do Campo dos Afonsos, o que auxiliará no cumprimento do objetivo do Programa de atuar em prol de jovens em áreas de risco social.
Ainda, como pontuou o Cardeal Dom Orani João Tempesta, por meio do Programa Pleitear, capitaneado pela Pastoral do Menor, os beneficiários do PROFESP, com algumas ações extensivas as suas famílias, poderão ter o apoio de Assistência Social, acompanhamento psicológico, participar de visitas culturais, ter o amparo de um seguro de vida e outro por acidentes, participar de cursos profissionalizantes e muitos outros. No evento, o Comandante da UNIFA, Major Brigadeiro José Isaias Augusto de Carvalho Neto, destacou a importância das Instituições públicas e privadas se unirem e, de forma sinérgica, atuarem para transformar o futuro de nosso País, o que começa com o apoio as nossas crianças.
A UNIFA é a primeira Organização da Força Aérea a estabelecer parceria com a Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro.

 

 

A Universidade da Força Aérea (UNIFA) realizou, hoje, (28/11) a solenidade de encerramento da segunda turma do Curso de Graduado-Master (CGM). Onze suboficiais da FAB e um da Marinha se graduaram, estando aptos, a partir de agora, para exercerem a função para a qual foram designados. Estiveram presentes na sessão solene o Comandante da UNIFA, Major Brigadeiro do Ar José Isaias Augusto de Carvalho Neto, o Chefe da Primeira Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica, Major Brigadeiro do Ar Arnaldo Augusto do Amaral Neto, entre outros oficiais-superiores, comandantes de unidades, instrutores do curso e convidados.

Iniciado em 26 de agosto na modalidade Ensino à Distancia (EAD), e em 30 de setembro na forma presencial, o curso contou com carga horária de 402 horas, sendo 70 horas em EAD. O  plano pedagógico do curso contemplou as disciplinas de Liderança, Comunicação, Gestão de Pessoas e Gestão em Organização Militar. Parte significativa e preponderante do programa curricular foi desenvolvida por meio de metodologias ativas de aprendizagem, com estudos de caso, sala de aula invertida, júri simulado, situação - problema e técnicas de plataforma. Além de realizarem trabalhos individuais e em grupo, os suboficiais-alunos apresentaram um ensaio acadêmico como Trabalho de Conclusão de Curso.

A proposta do curso consistiu em oferecer aos discentes a aquisição de competências para o exercício das atribuições como elementos de ligação entre o comando e as praças, nas organizações militares de destino, de modo a promoverem ações e iniciativas de fortalecimento da disciplina, do moral, da carreira, de motivação, de bem-estar, de satisfação profissional e de apoio à família militar.

O Chefe da Subchefia do Estado-Maior justificou as mudanças que o CGM recebeu: “Foi tudo fruto de muito estudo e de muita fundamentação; a gente buscou identificar o que acontecia em outros países, as experiências de outras forças, então está sendo um marco agora essa segunda turma porque a gente está consolidando todo o nosso processo, ou seja, ele ratifica que tudo que estudamos e buscamos implementar deu certo. O bom é que já estamos vendo melhorias, ou seja, nesse segundo curso já teve uma parte EAD. Então, além da parte presencial, também identificou que seria interessante e necessária ter a parte à distancia”, finalizou. 

No encerramento da cerimônia, o orador da turma, Suboficial Adriano Ferreira Gazzo, agradeceu o empenho, profissionalismo e o suporte de toda equipe envolvida no curso, e destacou a importância e o amor à profissão. “Jogamos nossos quepes aos céus de Guaratinguetá há mais de duas décadas. Aquela chama e aquele brilho no olhar que nunca se apagaram, agora estão somados a muita experiência, caráter, conduta e conhecimento de qualidade, pois aquele sonho de servir à Pátria sendo um sargento e se consagrando um Suboficial foi um pouco mais além. Ao prover nossa qualificação e preparo, o Comando da Força Aérea está dizendo o quanto confia e espera do potencial dos seus graduados: Sermos o Elo Forte do Comando. Ad Astra Et Ultra”, finalizou.

Fim do conteúdo da página