Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias
Início do conteúdo da página

O Comandante da Universidade da Força Aérea (UNIFA), Major-Brigadeiro do Ar José Isaias Augusto de Carvalho Neto, e o Comandante do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN) da Comissão de Desportos da Marinha do Brasil, Contra-Almirante Fuzileiro Naval Pedro Luiz Gueiros Taulois, assinaram, nessa quinta-feira (14), um Termo de Cooperação Técnica.

O Acordo firmado contempla um programa de cooperação mútua nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, visando o desenvolvimento institucional de ambos os partícipes, mediante a implementação de ações, projetos e programas de cunho educacional e outras atividades de interesse comum das partes, por meio de intercâmbios de alunos e professores, compartilhamento de instalações, especialmente laboratórios, e elaboração conjunta de pesquisas científicas.

A parceria beneficiará o Programa de Pós-Graduação em Desempenho Humano Operacional (PPGDHO) da UNIFA, mestrado modalidade profissional, que realiza pesquisas acadêmicas e produções técnico-profissionais, com o objetivo de potencializar as dimensões biopsicossociais de combatentes no cumprimento da missão de Defesa Nacional sob a responsabilidade das Forças Armadas brasileiras.

Como fruto desse acordo, o PPGDHO passa a contar, de imediato, no efetivo de seu corpo docente permanente, integrado por professores doutores do Comando da Aeronáutica, com a participação acadêmica de pesquisadores da Marinha do Brasil com a titulação de doutorado.

“O Termo justifica-se pelos princípios administrativos da eficácia e economicidade no emprego de recursos humanos e materiais da administração pública, contribuindo para o incremento da capacidade de ambas as Instituições na formação de mestres em desempenho humano operacional”, destaca o Vice-Reitor Acadêmico da UNIFA, Brigadeiro Intendente Luiz Tirre Freire.

 

Acesse o portal clicando na imagem

A Universidade da Força Aérea (UNIFA) e o Serviço Social da Indústria - Departamento Regional do Rio de Janeiro (SESI-RJ), assinaram, nessa quarta-feira  (25), um convênio de cooperação técnica, inaugurando uma parceria para o Programa Forças no Esporte (PROFESP), em seus núcleos no Campos dos Afonsos, no Rio de Janeiro (RJ).

O acordo, firmado entre o reitor da UNIFA, Major-Brigadeiro do Ar José Isaias Augusto de Carvalho Neto, e o Superintendente do SESI-RJ, Alexandre dos Reis, contempla um programa de intercâmbio de profissionais e de boas práticas, dentro do escopo do “Programa SESI-RJ Atleta do Futuro”. Além disso, prevê, a realização de capacitações para as equipes gestoras e a disponibilização de vagas em cursos regulares do SESI.

A infraestrutura esportiva da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA) é utilizada nas atividades do PROFESP, que agora, por intermédio do Programa Atleta do Futuro, terá monitores e professores transformados em facilitadores, contribuindo para que ambos os projetos atinjam patamares mais elevados na formação profissional, cívica e moral dos jovens atendidos.

Aula inaugural

Já a Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), localizada em Guaratinguetá (SP), realizou, no dia 18 de abril, no Centro de Treinamento dos Especialistas (CTE), a aula inaugural das atividades do PROFESP 2018. O evento, presidido pelo Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto, contou com a presença de representantes da Prefeitura Municipal, entre outras autoridades civis e militares.

 

“A aula inaugural representa mais que um marco inicial das atividades do PROFESP, pois é o encontro entre os parceiros que fazem esse programa acontecer e as famílias dos alunos participantes. A cada ano aumenta a responsabilidade do trabalho que desenvolvemos com essas crianças e suas famílias, bem como cresce também a certeza de que estamos trilhando juntos um caminho de sucesso”, afirmou a Tenente Assistente Social Keila Oliveira, integrante da equipe de coordenação do PROFESP na EEAR.

As crianças e seus familiares assistiram a uma palestra a respeito da proposta do Programa e da forma como se desenvolve nas áreas de esportes, música e saúde, entre outras. 

Durante a aula inaugural, o grupamento composto pelas crianças participantes entoou o grito de guerra do PROFESP da EEAR, demonstrando disciplina, vibração e entusiasmo e surpreendendo toda a plateia.

Desde 2014, o Programa é desenvolvido na EEAR e atenderá, neste ano, cerca de 500 crianças, de ambos os gêneros, com idade entre 9 e 12 anos, alunos de 13 escolas da rede municipal de ensino. 

"Desenvolvimento integral significa crescer por inteiro, em toda sua plenitude; transformar-se em adulto completo, educado e preparado para integrar-se à sua sociedade e ao seu País. E o desenvolvimento pleno de nossas crianças só será possível se todos nós formos completos em nossas responsabilidades”, concluiu o Brigadeiro Codinhoto.

No dia 11 de maio, no Salão Nobre da UNIFA, o efetivo da Universidade se reuniu para prestar homenagem ao Coronel Aviador Donald Gramkow, que se despedia da Organização Militar por ter sido nomeado para o Cargo de Adido de Defesa, do Exército, Naval e Aeronáutico junto à Embaixada do Brasil na Etiópia.

A cerimônia foi presidida pelo Exmo. Sr. Comandante da UNIFA, Major-Brigadeiro do Ar José Isaias Augusto de Carvalho Neto que, em oportuno, apresentou a gratidão da Universidade da Força Aérea ao Cel Gramkow pelos excelentes serviços prestados junto ao Centro de Estudos Avançados, no período de janeiro a maio do corrente ano, materializando os agradecimentos com a entrega de uma Placa.

MÃE *

 ... Quando criança (não me lembro, me disseram) eu chorava e, a noite inteira, ao meu lado tu ficavas.
Mãe, és sacrifício!
 ... Depois adoeci (não me lembro, me disseram) e tu foste a única que, ajudada pela medicina e por Deus, me salvou da morte.
Mãe, és abnegação!
 ... Um dia senti vontade de estudar (eu me lembro) e tu me ajudaste e ajudavas, também, às outras que ensinavam.
Mãe, és mestra!
 ... Já maior (eu me lembro) era travesso e descuidado e tu quantos “bem aventurados” conselhos me davas.
Mãe, és prudência!
 ... Uma vez (eu me lembro e não gosto de lembrar) te fiz sofrer com meus erros de criança e te fiz chorar.
Mãe, és apreço!
 ... Quando tudo passou (eu me lembro) prometi nunca mais te faltar e tu sorriste docemente como se nada houvesse a condenar.
Mãe, és perdão!
 ... Em festas (eu me lembro) eras a única que trabalhava, enquanto outros os prazeres gozavam e, contente, tu contribuías para a nossa felicidade.
Mãe, és alegria!
 ... Fiquei rapaz e à Pátria fui servir; tu choravas (eu sorria) e ainda assim me deixavas partir.
Mãe, és renúncia!
 ... E distante senti saudades de papai, de meu irmão, dos amigos, tudo enfim...
Só então pude entender tudo aquilo que de ti aprendi.
Mãe, és amor!
Sendo eu pecador, não sei como de teu ventre nasci se Deus, em Sua sapiência, ordenou:
Mãe, és santa!

  *Poema do aluno EPCAR 60-093, Ubirajara Carvalho da Cruz, em homenagem ao dia das mães. Barbacena, MG, maio de 1961.

 

ETERNOS PASSOS**

                                                                

Nossa mãe...
Ontem ainda, em teus braços e passos,
Semblantes de amor desvelavam-se ao tempo,
Suaves perfumes de deusa da vida,
Antecipavam-se às marcas das plenas carícias ao vento...

Minha mãe... Nossa mãe!
A vida nos preparou o caminho,
Em trajetórias sofridas, mas que adornadas por seu doce modo de ser...

 Mãe!... tu serás sempre nossa e minha eterna Mãe!

 

                    

  MÃE-AMOR**

                                                                         

Mãe,
quanto preciso ainda te dizer hoje!...

 Mãe,
o tempo passou
e as teimosas nódoas das horas difíceis
esvaneceram-se em mim...

 Mãe,
o teu mais leve e suave e profundo cuidar
alimentou-me o tempo
das carícias ternas nos embates da vida!

 Mãe,
tua proteção divina,
teu sorriso doce,  
de deusa, e perfeito,
traçaram em mim,
na silhueta do tempo,
a tênue teia do mais puro e insuperável
Amor!...

 

 

** Catarina Labouré. Professora Mestra em Letras e Ciências Humanas da Universidade da Força Aérea. É pedagoga. Executa atividade de Revisão Textual na Revista da UNIFA. Membro Correspondente da Academia de Artes, Ciências e Letras da Ilha de Paquetá (AACLIP). Associada à Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) e à Associação dos Profissionais Poetas do Estado do Rio de Janeiro (APPERJ).

** O poema intitulado "Mãe-Amor" integrará, a partir desta segunda quinzena de maio, a 2ª Expo Fotopoemas, promovida pela LITERARTE em parceria com o Núcleo Académico de Letras e Artes de Lisboa (NALAL) e relativa ao 4º Encontro de Culturas Lusófonas que ocorrerá no Instituto Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Portugal). A supracitada exposição de arte será levada a, aproximadamente, 10 cidades do Minho, permanecendo, por fim, em Viana do Castelo.

 

Uma comitiva da Escola de Comando e Estado-Maior das Forças Armadas Libanesas (LAF), composta por 16 oficiais, entre eles três oficiais-generais, visitou o Campus da Universidade da Força Aérea (UNIFA), no Rio de Janeiro (RJ), no dia 10 de abril. O objetivo foi aprofundar o conhecimento sobre os trabalhos realizados pela Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR) nos cursos de Altos Estudos, principalmente com a adoção da metodologia de Sala de Aula Invertida, e estreitar os laços técnico-profissionais entre as duas forças.

A visita da comitiva libanesa, chefiada pelo Comandante da Escola de Comando e Estado-Maior da LAF, General Bassam Yassine, iniciou com a recepção feita pelo Comandante da ECEMAR, Brigadeiro do Ar Flávio Luiz de Oliveira Pinto. Depois, os militares assistiram a uma apresentação relativa aos trabalhos acadêmicos desempenhados pela ECEMAR e visitaram a exposição permanente do Museu Aeroespacial (MUSAL).

“Conhecer o trabalho e as práticas de ensino de outras forças aéreas sempre enriquece o nosso próprio preparo, e a experiência da Força Aérea Brasileira agrega em muito aos objetivos que queremos alcançar para nossos militares”, disse o General Yassine.

CCOPAB

No mesmo dia, a comitiva visitou o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) – Centro Sergio Vieira de Mello. O Comandante do CCOPAB, Coronel do Exército Marco Antônio Estevão Machado, recebeu os militares e apresentou uma palestra sobre a missão e os trabalhos desenvolvidos pelo Centro, os cursos ministrados e a participação de militares brasileiros em missões de paz na atualidade.

A comitiva acompanhou a instrução do Estágio de Preparação para Missões de Paz e conheceu o monumento em homenagem aos mortos no Haiti. 

Fim do conteúdo da página