Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias
Início do conteúdo da página

Estão abertas as inscrições para a apresentação de trabalhos e participação no I Seminário de Segurança e Defesa Cibernética - Discutindo a influência da Cibernética na Defesa e no Poder Aeroespacial, promovido pela Universidade da Força Aérea (UNIFA).

O propósito principal do evento é aprofundar a capacidade técnico-profissional de oficiais e alunos da UNIFA nos eixos temáticos apresentados, além de incentivar e promover o intercâmbio de conhecimentos relacionados à Segurança e Defesa Cibernética junto ao público acadêmico externo e a outros segmentos da sociedade.

O Seminário é aberto ao público em geral, em especial aos estudiosos do tema e ao universo acadêmico, e será realizado nos dias 13 e 14 de novembro do corrente ano.

 Os interessados poderão realizar sua inscrição neste site, ou via e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Para a participação como ouvinte as inscrições estarão abertas até o dia 14 de novembro e para a submissão de trabalhos, as inscrições estarão abertas até o dia 11 de outubro de 2017. Acesse o portal clicando aqui.

 

 

A Universidade da Força Aérea (UNIFA), a Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR) e a Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA) receberam, nesta quinta-feira (24/08), novos comandantes. As passagens foram realizadas em uma cerimônia que contou com a presença de várias autoridades, entre elas, o Tenente-Brigadeiro Carlos de Almeida Baptista, ex-Ministro do Superior Tribunal Militar (STM) e ex-Comandante da Aeronáutica.

O Major-Brigadeiro do Ar José Isaías Augusto de Carvalho Neto recebeu do Brigadeiro do Ar Arnaldo Augusto do Amaral Neto o Comando da UNIFA. O Brigadeiro Arnaldo substitui o Brigadeiro do Ar Ricardo José Freire de Campos no Comando da ECEMAR e o Brigadeiro Ricardo assume a Presidência da CDA.

A transmissão do cargo de Presidente da CDA foi presidida pelo Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez; e as transmissões de cargo de Comandante da UNIFA e da ECEMAR foram presididas pelo Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Rui Chagas Mesquita.

CIEAR

Na mesma ocasião, sob a presidência do Major-Brigadeiro Mesquita, procedeu-se a cerimônia de desativação do Centro de Instrução Especializada da Aeronáutica (CIEAR). A Unidade encerrou seu ciclo de quase quarenta anos dedicados ao ensino especializado de militares e servidores civis do Comando da Aeronáutica (COMAER) nas áreas de Educação, Idiomas, Saúde, Educação Física, Direito Internacional dos Conflitos Armados e dos Direitos Humanos, Administração de Pessoal, Polícia Judiciária Militar e Doutrina Militar.

Suspensos alguns cursos, que gradativamente passam para a alçada do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), localizado em Belo Horizonte (MG), as competências do CIEAR transferem-se para a Pró-Reitoria de Ensino Especializado e Idiomas da UNIFA (PROEEI), assumida pela Tenente-Coronel Estela de Magalhães Ambrosio Perez.

 

A Universidade da Força Aérea (UNIFA) sediou o VI Fórum da Assistência Social do Ministério da Defesa (MD). O evento foi coordenado pelo Departamento de Saúde e Assistência Social (DESAS) da Secretaria de Pessoal, Ensino e Desporto (SESPED) do Ministério da Defesa. O objetivo foi prospectar e conduzir propostas de ajustes e aprimoramento de rumos para otimização do Preparo e do Emprego do Serviço de Assistência Social das Forças Armadas.

Com foco no cumprimento da Política Setorial de Defesa, o Fórum teve como tema a Identidade da Assistência Social das Forças Armadas, evidenciando o papel da proteção social, da garantia do bem estar do efetivo e os novos requerimentos para os assistentes sociais no âmbito da Política Setorial de Defesa.

"O fórum tem relevância pelo espaço dedicado ao conhecimento e de intercâmbio profissional para os assistentes sociais com vistas à produção do conhecimento na área de assistência social”, ressaltou o Vice-Reitor Acadêmico da UNIFA e Ex-Subdiretor de Encargos Especiais da Diretoria de Administração da Aeronáutica (DIRAD) - Órgão Central do Sistema de Assistência Social da Aeronáutica, Brigadeiro da reserva Luiz Tirre Freire.

A cerimônia de abertura foi presidida pelo Reitor da UNIFA e Presidente da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), Brigadeiro do Ar Arnaldo Augusto do Amaral Neto, e contou com a presença do Diretor do Departamento de Saúde e Assistência Social da Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do MD, Brigadeiro Médico Eduardo Serra Negra Camerini. Autoridades militares das Forças Armadas, além do Diretor de Assistência Social do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, Coronel Bombeiro Ricardo Luis de Macedo Soares também participaram do evento.

O encontro aconteceu nos dias 4, 5 e 6 de julho e reuniu cerca de 80 participantes militares e civis, além de representantes da área da Assistência Social da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e do Comando da Aeronáutica da área do Rio de Janeiro. 

http://www.portal.intraer/portalintraer/capa/index.php?mostra=30556

Nesta quinta-feira, dia 31 de agosto, na Alameda do Cadete Imortal da Universidade da Força Aérea – UNIFA foi realizada a cerimônia de compromisso à Bandeira Nacional de 54 aspirantes promovidos ao primeiro posto, pertencentes ao efetivo de diversas Unidades da Guarnição dos Afonsos.

A cerimônia foi presidida pelo Exmo Sr Comandante da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica - ECEMAR, Brigadeiro do Ar Arnaldo Augusto do Amaral Neto, e contou com a presença dos Titulares das OM sediadas no Campus da UNIFA, autoridades militares e civis, bem como dos familiares e amigos dos promovidos.

Nas palavras de exortação do Comandante da Guarnição de Aeronáutica dos Afonsos, Maj Brig Ar José Isaías Augusto de Carvalho Neto, a promoção ao primeiro posto simboliza não somente a coroação de uma jornada de preparação e dedicação, mas também o progresso e crescimento na carreira. Os mais jovens tenentes serão a inspiração dos seus subordinados na nobre missão da Força Aérea Brasileira, conforme o solene compromisso de entrega assumido nesta data.

A Força Aérea Brasileira (FAB) está desenvolvendo um sistema de gerenciamento que possibilitará a integração de dados das diferentes Organizações Militares do Comando da Aeronáutica responsáveis pelas atividades de ensino e capacitação. Conhecido como E-SISTENS, o sistema de Tecnologia da Informação funciona como uma ferramenta gerencial que disponibiliza ao órgão central da atual Diretoria de Ensino (DIRENS), de forma padronizada, o armazenamento, a recuperação de informações e dados relacionados ao ensino.

A ferramenta, que tem como desenvolvedor técnico o Centro de Computação da Aeronáutica do Rio de Janeiro (CCA-RJ), poderá ser utilizada e aplicada em cadastros e todo tipo de informação dos discentes da FAB, acompanhando-os em toda a vida militar, com registros acadêmicos desde o ingresso na Força.

O Coordenador de Ensino da Universidade da Força Aérea (UNIFA) e Presidente do Grupo de Trabalho para o desenvolvimento do E-SISTEN, Coronel Luiz Paulo da Silva Costa, explica que uma equipe de sete pessoas está trabalhando no desenvolvimento técnico dessa ferramenta. Atualmente em fase de teste, o E-SISTEN está na primeira etapa do cronograma, a de planejamento do projeto. Ainda estão previstas três etapas de desenvolvimento do software.

Etapas do processo

Após reuniões prévias, realizadas em 2015 com 20 escolas e instituições de ensino da Aeronáutica para verificar  processos comuns, foram identificados quatro macroprocessos dentro das organizações de ensino do Comando da Aeronáutica (COMAER): Planejamento das atividades acadêmicas, Controle do corpo docente, discente e meios de apoio ao ensino, Execução dos cursos e Avaliação. Esses elementos identificados foram colocados como etapas a serem cumpridas e desenvolvidas no software.

“Atualmente estamos na primeira fase de planejamento, que será finalizada até novembro deste ano. Na sequência, concluímos, em dezembro, a etapa de controle da secretaria acadêmica, responsável pelo processo de matrícula, cadastro, promoção, confecção de histórico escolar, controle de alunos e efetivos, controles de faltas e justificativas. A fase de execução está prevista para os meses de janeiro a fevereiro de 2018 e consiste na programação das atividades rotineiras dos alunos. Já a parte de avaliação discente e docente estamos deixando para a última fase de implantação do sistema”, explica o Coronel Luiz Paulo.

Aplicações da ferramenta na FAB

Para o coordenador, essa é uma ferramenta de controle e gestão que terá diversas aplicações. “Antes, quando precisávamos de uma informação, o procedimento era fazer o contato com a escola, o que levava tempo. Com o sistema, os dados ficarão transparentes, mais eficientes, eliminando, por exemplo, o retrabalho do preenchimento de fichas de matrícula e cadastro diversas vezes. O E-SISTEN terá um único registro, de forma a estabelecer uma condição de carreira acadêmica do militar. Quando ele entrar no primeiro curso de adaptação e formação, passará a ter um histórico de cursos", ressalta.

Ainda segundo o Coronel Luiz Paulo, a ferramenta apresenta outros benefícios. “Um aspecto positivo será o estabelecimento de indicadores de ensino para a DIRENS, para o Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), para o COMAER e para o Ministério da Defesa, em dados gerais anuais e mensais, auxiliando em informações de nível político e estratégico”, finaliza.

http://www.portal.intraer/portalintraer/capa/index.php?mostra=30741

Fim do conteúdo da página