Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

A Pagadoria de Inativos e Pensionistas da Aeronáutica foi criada oficialmente pelo Decreto 49.096, de 10 de outubro de 1960, que regulamentou a Lei 3.765 (Lei de Pensões Militares), de 4 de maio de 1960. Antes disso, o pagamento de proventos e benefícios de pensões vinha sendo executado pela Subdiretoria de Finanças da Aeronáutica, à qual se vinculavam militares inativos, civis aposentados e pensionistas.

Instalada, inicialmente, a 7 de novembro de 1961, nas salas 601 e 608 do Bloco A, do edifício do então Ministério da Aeronáutica (PredCOMAER), localizado no município do Rio de Janeiro, só a partir de 19 de dezembro de 1972 a Pagadoria ocupou suas instalações atuais, no pavimento térreo do mesmo prédio. Inicialmente a entrada era independente, ocorrendo pela Avenida Churchill, 157, Centro - RJ. O acesso atual, assim como o de todas as demais organizações militares sediadas no PredCOMAER, é realizado pela Avenida Marechal Câmara, 233 - Centro - RJ.

De seu primeiro Diretor, Cel Int JOSÉ MARSICANO FILHO, até o atual, Cel Int Cel Int CÉSAR FERNANDEZ DOS SANTOS, 31 (trinta e um) Oficiais Intendentes estiveram à frente desta Unidade Pagadora que, inicialmente, contava com um efetivo de 33 (trinta e três) pessoas para apoiar uma folha de pagamento de 4.082 (quatro mil e oitenta e dois) vinculados. O efetivo orgânico hoje em dia é praticamente o triplo; todavia a Pagadoria atende, atualmente, demandas de quase dez vezes mais vinculados, sem levar em consideração aqueles que nos procuram com dúvidas acerca de soluções de competência de outras OM, ou até mesmo de outros órgãos públicos.

O grande volume da atual Folha de Pagamento tem provocado estudos sobre a descentralização de parte desses beneficiados, o que deve ocorrer muito em breve. Até lá, Postos Avançados de Atendimento (PAA), na capital do Rio de Janeiro, além de outros municípios (Araruama - RJ, São Pedro D'Aldeia - RJ, Vila Velha - ES e Uberlândia - MG), tentam minimizar o impacto da distância à sede da Pagadoria.

Fim do conteúdo da página