Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Heráldica
Início do conteúdo da página

 

EMBLEMA DA PAGADORIA DE INATIVOS E PENSIONISTAS DA AERONÁUTICA - PIPAR

(DESCRIÇÃO HERÁLDICA)

Escudo português, com o chefe em blau (azul cerúleo), representando o céu, tendo à destra o Gládio Alado, em jalne (amarelo), símbolo da Força Aérea Brasileira, e à sinistra a inscrição “PIPAR”, em prata (branco), que identifica a Organização Militar.

Campo em blau (azul ultramar), tendo ao fundo, um sol poente em jalne (amarelo), representando o ocaso da vida e, sobreposta a este, uma águia em prata (branco), voltada para a destra, em direção ao ocaso, representando a situação de inatividade do pessoal apoiado pela PIPAR. À sinistra uma folha de acanto, símbolo da Intendência da Aeronáutica, em jalne (amarelo).

Em contrachefe, subpostas ao sol, aparecem montanhas em sinopla (claro) com contornos em sable (preto). Abaixo destas, continua um campo em púrpura onde se sobrepõem duas cornucópias em prata (branco), partindo da destra e da sinistra, em direção à ponta e despejando moedas em jalne (amarelo). Na base interna do contrachefe encontra-se a divisa “SERVIRE SERVIENTIBUS” (Servir aos que serviram), em sable (preto).

Contorna o escudo um filete em jalne (amarelo).

Fim do conteúdo da página