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PARA MAIORES INFORMAÇÕES MILITAR VETERANO

 

 

PARA MAIORES INFORMAÇÕES CIVIL VETERANO

 

A Força Aérea Brasileira criou o Canal "PIPARBREVET" um novo canal de comunicação com aqueles que sempre farão parte da família Força Aérea Brasileira (FAB).

O objetivo é estabelecer relações duradouras com os militares da Reserva e seus dependentes, pensionistas e pensionados

Para fazer parte, não é necessário cadastramento, basta acessar o site do youtube ou através do Portal http://www2.fab.mil.br/pipar/

A página apresenta ícones que direcionam para serviços sobre Saúde, Capacitação, História e Cultura,  além de espaços sobre Qualidade de Vida, Finanças Pessoais e muito mais.

https://www.youtube.com/watch?v=rLibtIFaysc

 

FATO HISTÓRICO DO SISTEMA DE ASSISTÊNCIA AOS INATIVOS E PENSIONISTAS DA AERONÁUTICA
                            No dia 09/12/2019, a PIPAR confeccionou a Ficha de Instrução Processual (FIP) nº 1000!!!!

 A FIP é o documento eletrônico, do sistema SIGPES, que resume as informações do processo de Habilitação à Pensão Militar, tornando a concessão do benefício mais ágil, uma vez que as informações são passadas, eletronicamente, à Subdiretoria de Inativos e Pensionistas da Aeronáutica (SDIP), organização responsável pela aprovação da FIP e concessão das pensões.
Trata-se de um fato histórico!!! Até o sistema teve que ser adaptado para comportar um número de quatro dígitos!!!
Parabenizamos a equipe da Divisão de Pessoal Vinculado da PIPAR pela conquista de tão elevada produtividade no ano de 2019.

Que venha 2020!!!

Fonte: Assessoria de Controle Interno

 

 

Conforme já vem sendo exigido pela Polícia Federal, instituições financeiras, INSS, cartórios e por quase todos os aeroportos, o documento de identificação dos vinculados a esta Pagadoria não poderá ultrapassar 10 anos da data de sua expedição;

 

 -Deverá ser apresentado o documento original (ou xerox autenticada) contendo fotografia. O documento precisa conter características suficientes para que a identificação ocorra de forma adequada;

-A assinatura precisa ser atualizada e não poderá ser diferente da assinatura utilizada durante o atendimento;

-Nos casos de mudança de estado civil, tanto o documento de identificação, quanto a assinatura precisam estar atualizados; e

-O documento deverá estar legível, em bom estado de conservação e não poderá conter: rasuras, partes deterioradas ou aberturas.

OBSERVAÇÃO: SERÁ SOLICITADA A ATUALIZAÇÃO DO DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO, CASO NÃO SEJAM ATENDIDAS AS CONDIÇÕES ACIMA MENCIONADAS.

 

PODEM SER ACEITOS PARA IDENTIFICAÇÃO

-Carteira de identidade (RG);

-Carteira de trabalho e previdência social (CTPS);

-Carteria de órgão ou conselho de classe (OAB, CRM, CRM, CRP, dentre outras);

-Certificado militar;

-Carteira de Motorista CNH com fotografia. Será aceita mesmo que esteja vencida;

-Passaporte; e

-Carteiras expedidas por órgão público que Por lei federal valham como identidade.

Para agendar a renovação de sua identidade civil

Da Redação: PIPAR@ ASSCOM -  2020 - Divulgação é a nossa nobre missão !

 

Agora você já pode acessar, através do Portal Militar o Boletim do Comando da Aeronáutica, fazer consultas ao SARAM, marcar consultas médicas e odontológicas.

Para acessar essas e outras informações  o seu cadastro na PIPAR deve estar em dia no SIGPES.

Abaixo mostraremos como acessar o Portal Militar e receber a sua senha provisória de acesso ao Portal.

1- Primeiro você acessa o portal  http://www2.fab.mil.br/sti/

Ao abrir o Portal de Serviços de TI clique em BCA

2 - EM SEGUIDA ABRIRÁ ESSA JANELA ABAIXO:

PREENCHA O CAMPO CPF E CLICK EM (Lembrar Acesso)

3 - Você irá receber no seu e-mail que está cadastrado na PIPAR uma SENHA PROVISÓRIA.

Abra seu e-mail, copie essa senha e volte ao Portal Militar. Insira seu CPF e a senha que você recebeu no seu e-mail.  Pronto você já pode acessar todas as informações nos Boletins do Comando da Aeronáutica.

Caso você não tenha o seu cadastro atualizado no SIGPES na PIPAR você deve fazer um agendamento para atualização cadastral para utilizar mais esse serviço disponibilizado para a sua comodidade.

Da Redação: ASSCOM -Divulgação é a nossa missão !

A Pagadoria de Veteranos e Pensionistas da Aeronáutica (PIPAR)  dispõe do serviço de agendamento via telefone e pela internet.

O objetivo da ação resultou na melhoria do atendimento aos vinculados, que precisavam encarar esperas de horas.

Segundo explica o Diretor da PIPAR, Coronel Intendente César Fernandez dos Santos, o serviço trouxe mais agilidade e conforto para os assistidos, que somam mais de 37 mil veteranos e pensionistas, os quais estão localizados nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e parte de Minas Gerais.

Atualmente, o projeto contempla apenas a sede da PIPAR, e os postos que funcionam nas Prefeituras do Galeão e Afonsos, mas, futuramente será ampliado aos demais postos que fazem parte da área de atuação da Pagadoria.

O agendamento via telefone e um projeto de melhorias, que inclui ainda o agendamento via internet, e também é possível a consulta ao andamento dos processos pelo atendimento via telefone.

Os atendimentos, consultas,  abertura de processos, e outros serviços, devem ser previamente agendadas através da internet no sistema de agendamento, disponível na página da PIPAR no site: www.pipar.mil.br

O sistema, desenvolvido pela PIPAR, faz parte de uma série de ações que a Pagadoria vem implementando desde a sua criação, com o objetivo de promover a modernização dos sistemas e, consequentemente, à agilidade na análise dos processos e melhorias na qualidade do atendimento ao cidadão, que poderá a partir de agora, acessar o sistema, e fazer seu agendamento, em qualquer hora e lugar em tempo real.

Através do sistema de agendamento, será possível escolher os dias e horários disponíveis para o atendimento desejado, ou ter acessa ao processo que já está em análise no setor, sendo necessário neste caso informar o número do processo quando o agendamento estiver sendo feito por telefone. 

Todo o processo de agendamento é automatizado e o cidadão poderá ainda cancelar o agendamento marcado através do próprio sistema.

Somente de janeiro à agosto de 2019 o serviço via telefone, já realizou cerca de  4200 (quatro mil e duzentos) agendamentos, e via internet aproximadamente 2500 (dois mil e quinhentos) agendamentos.

Estamos sendo mais ágeis, oferecendo mais conforto. Tudo isso visando ao bem-estar dos nossos veteranos e pensionistas", ressalta o Coronel Intendente César Fernandez.

Em caso de dúvidas quanto à marcação dos atendimentos através sistema, recomendamos que o cidadão entre antes em contato com a central de atendimento, através do telefone: (21) 2126-9799, para obter os esclarecimentos necessários.

As manifestações a serem apresentadas as quais podem ser: críticas, sugestões, denúncias ou elogios podem ser feitas através do telefone: (21) 2126-9306 ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Para realizar as melhorias, desde as mais simples até as mais elaboradas é importante disposição, conhecimento, experiência, e também o envolvimento das pessoas.

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