Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Programa Direito na Escola, da OAB/MG, leva conhecimento para adolescentes atendidos pelo PROFESP
Início do conteúdo da página

Cerca de 70 adolescentes atendidos pelo Programa Forças no Esporte (PROFESP) participaram, na tarde de quarta-feira (03/07), no Parque de Material Aeronáutica de Lagoa Santa (PAMA LS), de palestra promovida pelo Programa Direito na Escola, da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Minas Gerais. A palestra foi ministrada pelo professor e advogado Lucas Andrade, a convite do Terceiro Sargento Genilson da Silva Souza, membro do programa em Lagoa Santa e voluntário do PROFESP no PAMA LS.

De forma didática o palestrante abordou diversos temas da área de Direito como uso, venda e receptação de drogas, estupro de vulnerável, ato infracional, uso de algemas em menores de idade, internação em unidades socioeducativas, dentre outros assuntos e exemplos relacionados ao dia a dia dos jovens.

“Essas palestras contribuem para redução da criminalidade juvenil e consequentemente do número de presos no Brasil. O conhecimento das regras e o sentimento de pertencimento à sociedade diminui a sensação de exclusão social”, ressaltou o advogado. “Esse tipo de oportunidade de obter conhecimentos sobre direitos e deveres contribui para a formação de cidadãos aptos para atuar em todos os setores da sociedade, concluiu.

A abordagem dos direitos e deveres dos cidadãos e da forma de organização da sociedade atraiu a atenção dos adolescentes, que participaram ativamente da atividade e esclareceram suas dúvidas.

O sargento G. Souza ficou muito feliz com o resultado da palestra. “Os meninos tiveram a oportunidade de conhecer a realidade de uma outra forma. Muitas coisas que para eles são corriqueiras na verdade são crime. Hoje eles tiveram a chance de refletir, de ver que não compensa agir fora da lei. Todos deveriam ter acesso a esse tipo de informação na educação básica”, destacou.

Direito na Escola

O Direito na Escola é um programa de cunho social executado no Estado de Minas Gerais pela OAB/MG, por meio da Comissão OAB vai à escola, que tem como objetivo a implementação de uma disciplina de direito na grade da educação básica. O programa promove também a inserção social com enfoque na promoção da cidadania, ética, valores, e justiça, através do ensino da organização social, direitos humanos e da educação ambiental para alunos e professores do Ensino Básico de escolas públicas e particulares.

Fim do conteúdo da página