Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > PAMA LS promove Curso de Formação de Brigadista Florestal
Início do conteúdo da página

O Pelotão Contra Incêndio do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA LS), em parceria com o Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais (CBMMG), promoveu, de 24 a 28 de junho, o Curso de Formação de Brigadista Florestal.

Com duração de 40 horas, o curso capacitou 31 militares da Guarnição de Aeronáutica de Belo Horizonte para atuar na prevenção e combate a incêndios nas áreas verdes das organizações militares. Foram ministradas instruções teóricas e práticas como características da vegetação, tipos de incêndio, manutenção de ferramentas, abertura de aceiros, além de simulados de ocorrências típicas da atividade de incêndio florestal.

“Nossa missão como brigadista florestal vai muito além de combater o fogo, atuamos na preservação ambiental. Precisamos agir de forma a prejudicar o mínimo possível a flora e a fauna local”, ressaltou o soldado João Humberto Oliveira de Jesus, um dos participantes do curso. O militar, que já possuía o distintivo de bombeiro de aeródromo, fez o curso para aprimorar seus conhecimentos e para se preparar para a temporada de seca. “No período de estiagem ar muito seco e a vegetação ressecada favorecem a propagação de incêndios florestais. Precisamos redobrar os cuidados”, concluiu.

A entrega dos certificados foi realizada nesta segunda-feira (01/07), durante a formatura semanal do PAMA LS, presidida pelo Chefe da Divisão Administrativa do Parque, Coronel Aviador Eric Portilho Bentes. Também estiveram presentes o Comandante do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres do CBMMG, Tenente-Coronel Bombeiro Eduardo Ângelo Gomes da Silva e o Chefe do Pelotão Contraincêndio do PAMA LS, Capitão Edson Moysés Júnior.

 

Participantes do Curso:

 

Do efetivo PAMA LS

3S FONDA

3S SANTIAGO

3S GALIMBERTTI

CB CASSIUS

S1 LEVY

S1 EMANUEL FERREIRA

S2 BRYAN

S2 ANTONY

S2 JOÃO HUMBERTO

S2 FELIPECALDEIRA

S2 BRENO ALVES

S2 LUCINDO

S2 GABRIEL PEREIRA

S2 GIACOMO

S2 JANUÁRIO

S2 MCLEAN

S2 MARCO TÚLIO

S2 RAFAEL FERREIRA

S2 ESTEVES

S2 ARCANJO

S2 HENRIQUE ROCHA

S2 GABRIEL SOUZA

S2 MAGALHÃES

 

Do efetivo do Esquadrão de Saúde de Lagoa Santa

3S J. PRADO

 

Do efetivo da Prefeitura de Aeronáutica de Belo Horizonte

3S MARIANO 

CB MACEDO

 

Do efetivo do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica

S1 MICAEL

S2 MISAEL

S2 CRUZ

S2 ALESSANDRO

 

Do efetivo do Grupamento de Apoio de Lagoa Santa

S2 SARATIAL

Fim do conteúdo da página