Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > PAMA LS promove treinamento de salvamento e combate a incêndio em aeronaves
Início do conteúdo da página

O Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA LS), por meio do Pelotão Contra Incêndio, promoveu, de 2 a 4 de abril, Treinamento de Salvamento e Combate a Incêndio em Aeronaves, com o objetivo de preparar Militares do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais para atuar em acidentes aeronáuticos.

 

A integração entre as forças armadas e auxiliares é um ganho para a sociedade. A troca de experiências é muito importante para que seja prestado o melhor atendimento no momento de uma ocorrência. Ninguém atua sozinho. Se todos falarmos a mesma língua melhor será o êxito da ocorrência”, ressaltou o 1º Tenente Bombeiro Igor Rédua, um dos 10 participantes do treinamento.

 

O Diretor do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa, Coronel Aviador Cláudio Luís da Silva Nishio, também destacou a importância da junção de esforços e conhecimentos entre as forças. “Com certeza nós da Força Aérea temos muito a aprender com os senhores do Corpo de Bombeiros sobre combate a incêndio, por outro lado temos muito mais expertise na parte aeronáutica e nessa junção de conhecimentos todos ganham”, afirmou o diretor ao parabenizar a iniciativa do curso.

 

O treinamento de 20 horas contemplou disciplinas teóricas e práticas que possibilitaram aos participantes compreender as diferentes situações de emergência envolvendo aeronaves e como empregar de maneira racional e eficiente pessoal, agentes extintores, materiais e equipamentos no local do acidente.

 

Os militares receberam orientações sobre Organização e Funcionamento do Sistema Contraincêndio da Aeronáutica (SISCON), Equipamentos de Arrombamento e Salvamento, Assentos Ejetáveis em Aeronaves Militares, Tática de Salvamento e Combate a Incêndio em Aeronaves e Situações de Emergência em Aeródromos.

 

Foram realizadas visitas técnicas às Instalações Operacionais do Aeródromo e ao Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Lagoa Santa (DTCEA LS), além de instruções práticas de Salvamento em Aeronaves.

 

A última atividade do treinamento, Simulado de Combate a Incêndio e Salvamento em Aeronaves, foi realizada em conjunto com o Simulado de Atendimento a Múltiplas Vítimas, do Curso de Adaptação em Saúde Operacional (CASOP), ministrado para os alunos do Curso de Adaptação de Médicos, Dentistas e Farmacêuticos da Aeronáutica.No encerramento, os bombeiros militares, que participaram do resgate das vítimas em Brumadinho, receberam uma salva de palmas de todos os participantes. “Vocês fazem parte da nossa história. Temos muito orgulho dos senhores”, enfatizou o 1º Tenente Médico Paulo Pires Junior, coordenador executivo do CASOP.

 

 

Fotos: Sgt Matheus Melo, Sd Pimenta, Sd Azevedo

Fim do conteúdo da página