Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > OABR Apoia Atendimento Clínico no Campo de Provas Brigadeiro Velloso
Início do conteúdo da página

 

                Desde o ano de 2013 a Odontoclínica de Aeronáutica de Brasília (OABR) cede militares para o atendimento odontológico do efetivo, bem como de seus dependentes, do Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV) e do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Cachimbo (DTCEA-CC), ambos situados na Serra do Cachimbo, sul do Pará.

                O Campo de Provas Brigadeiro Velloso, subordinado ao Sexto Comando Aéreo Regional (COMAR VI), surgiu da necessidade de trafegar pelo Brasil interior. Para se chegar a Manaus partindo do Rio de Janeiro, a única alternativa possível era viajar pelo litoral até Belém, com um pernoite, e de lá, seguindo o Rio Amazonas, até Manaus. Para buscar rotas alternativas pelo interior do País, em 3 de setembro de 1950, duas aeronaves pousaram em uma clareira arenosa na Serra do Cachimbo, dando início a história.

                Para o desempenho de suas atribuições, o CPBV conta hoje com um efetivo de 59 militares (DTCEA-CC com 39) e com o apoio do COMAR VI para as necessidades de saúde que inclui assistência médica e odontológica.

                Neste contexto, a OABR participa efetivamente no atendimento odontológico. Quatro militares da OABR se alternam a cada 21 dias nas missões ao longo de um ano. Contam com o planejamento logístico do CPBV, responsável pelo transporte aéreo, e com o Serviço Regional de Saúde da Aeronáutica (SERSA) do COMAR6, que fornece o instrumental e material necessário aos atendimentos.

Fim do conteúdo da página