Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > OABR IMPLANTA AÇÕES VOLTADAS PARA A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, REDUÇÃO DE CONSUMO E RACIONALIZAÇÃO DE GASTOS.
Início do conteúdo da página

                        Substituição do uso de documento impresso por documento digital; criação de um sistema de contabilização de impressões; impressão de documentos, sempre que possível, no modo frente e verso; realização de campanhas de sensibilização para redução do consumo de papel, de utensílios plásticos e da necessidade da redução do número de impressões. Essas são algumas das ações previstas no Plano de Logística Sustentável da OABR (PLS – OABR) que já foram implementadas, com o objetivo de conscientizar o efetivo, além da manutenção e preservação da natureza.

                        De acordo com o art. 225 da Constituição Federal, “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as  presentes e futuras gerações”. Este Artigo impõe à Administração Pública a adoção de estratégias que viabilizem uma gestão com ênfase na responsabilidade socioambiental, cuja prática vem demandando produtos e serviços sustentáveis, além de ser responsável pela qualidade de vida na sociedade.

                        Assim sendo, a DIRSA, Órgão Central do Sistema de Saúde da Aeronáutica, com o intuito de promover a excelência no atendimento à Saúde, e o apoio às ações operacionais da Força, pelo aprimoramento e otimização dos recursos e meios, se propôs a praticar o consumo consciente dos recursos naturais, colaborando com a preservação do meio ambiente e estabelecendo a sustentabilidade como diretriz da Instituição. Dessa forma, elaborou o seu Plano de Gestão de Logística Sustentável, e determinou às Organizações Subordinadas a elaboração de um PLS.

                       O PLS-OABR é uma ferramenta de planejamento e tem como meta auxiliar a implementação de práticas de sustentabilidade que visem à redução de consumo e à racionalização de gastos, possibilitando a otimização dos processos e a minimização dos impactos ambientais decorrentes das atividades da organização. Dessa forma, abrange aspectos como materiais de consumo, energia elétrica, água e esgoto, coleta seletiva, qualidade de vida no ambiente de trabalho, compras, contratações e deslocamento de pessoal.

                                                                                                                                                                                                                                                               

 

                                       

Fim do conteúdo da página