Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > ANIVERSÁRIO DO PAI DA AVIAÇÃO NO MUSAL
Início do conteúdo da página

 

O Museu Aeroespacial (MUSAL) promoveu neste último fim de semana, sábado (20) e domingo (21), diversas atividades em comemoração ao 146º Aniversário de Nascimento de Alberto Santos Dumont. Realizado no MUSAL, no Campo dos Afonsos (RJ), além de enaltecer a figura e o nome do Pai da Aviação, o evento teve como objetivo aproximar ainda mais a Sociedade Civil da Cultura Aeronáutica, particularmente da História da Aviação e da Força Aérea Brasileira.

 

Nos dois dias, os portões do MUSAL ficaram abertos das 8h às 19h, atraindo um público que totalizou mais de 47.000 pessoas, as quais aproveitaram com suas famílias e amigos muitas atividades ao longo do dia.

Em um ambiente totalmente coberto, as crianças contaram com um espaço infantil promovido pelo SESC Rio, onde puderam se divertir, gratuitamente, com shows artísticos com Tia Mariana e seus Amiguinhos, parque de diversões e diversas oficinas infantis.

Havia diversos estandes expositivos como balonismo, falcoaria, cães e gatos para adoção (Projeto Adoção Consciente da Prefeitura do Rio de Janeiro), entre outros. Contou-se com apresentação de cães adestrados, shows musicais Fabinho Carioca, Banda Kenzi, Junú e o Bloco Terreirada Cearense e a Banda Playmobile, afora a brilhante apresentação da Banda de Música da Base Aérea dos Afonsos.

 

Os momentos mais esperados pelo público mais apaixonado por aviões são sempre as demonstrações aéreas. Nesta ocasião, destacaram-se os shows aéreos do Comandante Ferrari em sua aeronave RV-8; da Equipe Berg com seu RV-6; dos mais variados aeromodelos; lançamentos de Paraquedistas, bem como do helicóptero H-36 CARACAO e, em particular, com a apresentação da Esquadrilha CEU, que em 2 apresentações em cada dia, “riscou” os céus do Campo dos Afonsos, além dos sobrevoos da aeronave de caça A-4 da Marinha do Brasil, levando o público ao verdadeiro delírio.  

 

 Como de costume, esta foi uma grande festa para as famílias aproveitarem, divertindo-se com visitações a várias aeronaves como Lockheed L-188 Electra, C-130 Hércules, Mirage 2000, C-115 Bufallo, C-91 AVRO, entre outras; às salas de exposição do museu, dando ênfase à sala “Santos Dumont”, onde se encontra uma cúpula com o coração do Pai da Aviação.

O público ainda pôde apreciar o “roncar” do motor do Republic P-47 Thunderbolt, que foi o maior e mais pesado caça na história da aviação e amplamente empregado pelo 1º Grupo de Aviação de Caça da FAB na Segunda Guerra Mundial. O exemplar de matrícula FAB 4184 foi entregue ao MUSAL em 1987. Em 1990, a pedido do Brigadeiro do Ar Nero Moura, foi pintado para representar o B4 do Tenente Luiz Lopes Dornelles, piloto abatido e morto na Itália quando executava sua 89ª missão, em 26 de abril de 1945.

 

Com ampla divulgação e o sucesso das edições anteriores, cada vez mais os eventos do MUSAL têm sido prestigiados. Neste último, o Vice-governador do Estado do Rio de janeiro, Sr. Cláudio Castro, Governador em exercício naquela ocasião, fez questão de estar presente com sua família.

Todos ficaram muito impressionados e encantados com a diversidade de atividades e, particularmente, com as apresentações aéreas. “Esperamos que todo cidadão do Estado e da Cidade do Rio de Janeiro venha aqui prestigiar porque está muito bem cuidado e muito bonito. E o trabalho é muito bacana!” – citou o Governador.

Quanto ao cunho social que todos os eventos do MUSAL também possuem, mais uma vez superaram-se as expectativas, pois foram arrecadadas 12 toneladas de alimentos não-perecíveis, os quais foram entregues ao Instituto Casa Viva, uma organização que tem papel determinante no desenvolvimento social da comunidade carente na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Esta arrecadação possibilitou a doação de diversas cestas básicas, bem como apoio de alimentos para 13 entidades carentes.

As fotos e vídeos produzidos durante o evento são sempre disponibilizados e divulgados no site www.fab.mil.br/musal e nas redes sociais do MUSAL.

Clique na imagem para ver mais fotos

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS:

facebook.com/musal

twitter.com/musal_oficial

instagram.com/museuaeroespacial

flickr.com/museuaeroespacial

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página