Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > MUSAL COMEMORA PRIMAVERA DOS MUSEUS
Início do conteúdo da página

 

 

A fim de nortear as atividades dos museus por todo Brasil, visando intensificar as relações dos mesmos com a sociedade e aumentar o seu público visitante, em 2019, o IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) lançou o tema “Museus por dentro, por dentro dos museus”, como ponto focal da Primavera de Museus, temporada cultural coordenada por esse Instituto, o qual acontece, anualmente, no mês de setembro.

Assim, o Museu Aeroespacial (MUSAL) participou da 13ª edição da Primavera dos Museus, propondo uma reflexão a partir da ótica da preservação enquanto ato compartilhado entre o cidadão e o seu bem cultural, permitindo desta maneira explorar os aspectos do cotidiano museológico aplicados aos diversos métodos, aos quais as coleções/museus são submetidas no constante processo de formação, organização, conservação e exposição para interação e fruição pelas pessoas ou grupos sociais.

Neste viés, o MUSAL teve uma programação totalmente especial, nos dias 21 e 22 de setembro, quando os visitantes puderam conferir diversas atividades voltadas para agradar todas as famílias presentes, física ou virtualmente, uma vez que foram feitas várias transmissões on line (lives) nas redes sociais. Essa programação contou com exposição do Acervo Histórico do MUSAL, visitação às aeronaves, paraquedismo, exposição de ultraleves, aeromodelismo, oficinas e atividades infantis, balonismo, demonstrações operacionais, as quais abrilhantaram este evento organizado com carinho para o público visitante.

Durante o fim de semana inteiro, a meteorologia não foi favorável às atividades aéreas, principalmente no domingo (22), quando a chuva não deu trégua o dia inteiro. Nos dois dias, o público pôde aproveitar a exposição do Acervo Histórico do MUSAL, visitação às aeronaves, área de entretenimento infantil e shows musicais com Fabinho Carioca, Banda Kenzi, Conjunto Nosso Querer e a Banda de Música da Base Aérea dos Afonsos. No sábado, quando o tempo estava um pouco melhor, a Esquadrilha CEU conseguiu realizar uma apresentação com muitas acrobáticas, além das demonstrações de aeromodelos de alta performance e de parapentes motorizados.

Como de costume, o Museu Aeroespacial em parceira com Instituto Casa Viva, uma Organização que atua em atendimento às necessidades da população mais carente, coletou 2560 kg de alimento não-perecível, que possibilitaram a montagem de 250 cestas básicas.

Além desse importante ato de solidariedade, durante o sábado, o MUSAL em parceria com a ONG “Bichinho Feliz” também realizou a campanha de adoção de 52 animais (cães e gatos), tendo sido adotados 28 animais.

“Enaltecer a importância e o papel das Forças Armadas no processo de valorização da cultura, aproveitando para mostrar o acervo de aeronaves e itens históricos, dentro de um ambiente agradável e familiar”, afirmou o Diretor do MUSAL, Brigadeiro do Ar R/1 Luiz Carlos Lebeis Pires Filho.

O Museu Aeroespacial tem absoluta certeza de estar cumprindo seu papel, estreitando a Sociedade Civil da Cultura Aeronáutica, particularmente da História da Aviação e da Força Aérea Brasileira.

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS:

facebook.com/musal                                               instagram.com/museuaeroespacial

twitter.com/musal_oficial                                                  flickr.com/museuaeroespacial

Fim do conteúdo da página