Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > ANIVERSÁRIO DO MUSEU AEROESPACIAL
Início do conteúdo da página

 

Organização do Comando da Aeronáutica (COMAER), subordinada ao Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica, com sede no Rio de Janeiro - RJ, o Museu Aeroespacial (MUSAL) completou 46 anos de sua criação conforme Decreto nº 72.552, de 31 de julho de 1973.

 

Inicialmente foram utilizadas as instalações da antiga “Divisão de Instrução de Voo” da Escola de Aeronáutica, buscando-se iniciar simultaneamente as reformas prediais necessárias, bem como a coleta de acervo, restauração de aviões, motores, armas e outras peças de valor histórico.

O MUSAL sempre teve por finalidade preservar a memória da Aeronáutica Brasileira por intermédio de seu acervo histórico e a ele competindo: pesquisar, classificar, qualificar, registrar, utilizar, restaurar, expor, preservar, controlar e obter o acervo histórico-cultural da Aeronáutica; publicar e atualizar o catálogo do acervo do MUSAL, bem como editar publicações congêneres do interesse da museologia da Aeronáutica; divulgar suas atividades; e promover exposições, encontros, seminários, palestras, demonstrações e concursos relacionados com a história e a cultura aeronáutica.

Ao longo de sua História e ainda atualmente, o MUSAL vem agregando acervos diversos e promovendo atualizações e modernizações. Em uma área de mais de 15.000m2, o Museu Aeroespacial possui exemplares de inestimável valor histórico e cultural, dentre eles 137 aeronaves, objetos museológicos, documentos textuais e iconográficos, exemplares bibliográficos e fotografias em negativos de vidro e celulose.

Ao visitar o MUSAL, o público tem acesso a diversos aviões que se encontram em exposição, dispostos no Salão Velhas Garças, ao longo dos hangares e do pátio externo das instalações. Dispõe-se ainda de salas expositivas onde são apresentadas diversas mostras temáticas sobre a Aviação e sobre a Força Aérea Brasileira.

Além das suas exposições, o Museu é uma referência para pesquisadores e entusiastas da Aviação. A Biblioteca José Garcia de Souza possui uma vasta coleção com mais de 22 mil itens entre livros e periódicos, com temática especializada relativa ao desenvolvimento aeroespacial e história das Forças Aéreas do Brasil e do Mundo, assim como o Arquivo Histórico com documentos textuais e iconográficos. Além das áreas citadas, o MUSAL possui uma área de Reserva Técnica que armazena aproximadamente 15.000 objetos museológicos disponíveis para consulta.

No decorrer do ano, o Museu Aeroespacial oferece ao público atividades culturais e educacionais que aproximam seus visitantes à temática da aviação, tornando-se uma referência na oferta de entretenimento à comunidade, por meio da realização de grandes eventos com apresentações aéreas, shows musicais, oficinas educacionais, exibição de filmes e visitação interna de suas aeronaves.

Sempre com a visão de estar pronto para preservar a História, cultuar Tradições e bem atender os visitantes, bem como para acompanhar as evoluções normais dos tempos modernos, o MUSAL já deu 2

início as reformas e adaptações necessárias para tal. Assim, convidamos todos a acompanharem a transformação do Museu Aeroespacial para os próximos anos.

Clique na imagem e confira mais fotos
SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS:
facebook.com/musal
twitter.com/musal_oficial
instagram.com/museuaeroespacial
flickr.com/museuaeroespacial

 

Fim do conteúdo da página