Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Na manhã do dia 10 de abril de 2024, como parte do Programa de Fortalecimento de Valores - PFV, o efetivo do MUSAL assistiu a brilhante palestra sobre Motivação e Profissionalismo, ministrada pelo Tenente Coronel Intendente R/1 Marcus Rosselini Policarpo Silva, do efetivo do Centro de Documentação da Aeronáutica (CENDOC).
Entre os muitos objetivos definidos no PFV, esta palestra mostrou a importância de cultivar os valores morais, visando nortear o desenvolvimento do fortalecimento ético, moral, cívico e social, além dos deveres militares perante à Sociedade Civil Brasileira.


Outro aspecto de grande relevância explanado foi a importância e a necessidade de manter a coesão irrestrita em torno desses valores, o que é fundamental para formar uma equipe forte, motivada e altamente capaz, ou seja, enaltecer o espírito de corpo em prol de um mesmo propósito profissional.
Todos do efetivo do MUSAL se mostraram muito interessados pelo assunto e cônscios em repassar essas informações importantes para seus pares e subordinados.

Com o firme propósito de conciliar atividade esportiva, cultural e diversão para toda família, o Museu Aeroespacial (MUSAL) sediou, neste domingo ensolarado, dia 07 de Abril de 2024, a Corrida do Educador dividida em duas distâncias, Corrida de 5Km e Caminhada de 3Km.

A corrida é uma atividade ideal para se compartilhar com a família e os amigos. Além disso, é uma das principais oportunidades de conquistar os benefícios desta atividade saudável.

Outra atividade de extrema importância é o passeio cultural, principalmente com crianças e adolescentes, onde existem possibilidades de transferência de muitas informações e conhecimentos, associadas à oportunidade de interação entre pais, filhos e amigos.

Após a largada às 8:30h, no pátio do Museu Aeroespacial, os 8.250 atletas da Corrida do Educador, realizada em parceria com a Empresa All Running, tiveram a oportunidade de transcorrer as áreas operacionais do Campo dos Afonsos, as quais normalmente são destinadas ao trânsito de aeronaves.

Na sequência da parte esportiva da manhã, os corredores com seus familiares e amigos puderam desfrutar todas as áreas expositivas do MUSAL, onde “embarcaram” em uma verdadeira viagem pela História da Aviação, percorrendo o amplo acervo histórico do MUSAL.

Texto: 2° Ten Rafael Maia.

Revisão: Cel Sarandi

Fotos: 1S Breno e Servidor Civil Gastão

 

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS:

 

Facebook - @museuaeroespacial

Instagram - @museuaeroespacial

Youtube - @museuaeroespacial

Tiktok - @museuaeroespacial

Kwai - @museuaeroespacial

Flickr - @museuaeroespacial

Twitter - @musal_oficial

 

O sexagésimo aniversário do início da bela história da “Turma de 1964” da Escola de Aeronáutica, Turma “É Pra Leão”, foi comemorado no Museu Aeroespacial.

O MUSAL, antiga sede da icônica Escola da Aeronáutica, no último sábado, dia 23 de março, recebeu um grupo distinto de ex-alunos para comemorar seis décadas de compromisso à Nação Brasileira e eternos laços de amizade.

O encontro contou com as distintas presenças de muitos dos integrantes da Turma “É Pra Leão” e de familiares, dos quais destacamos o Tenente Brigadeiro do Ar Reformado Antônio Pinto Macêdo e o Major Brigadeiro do Ar Reformado Roberto Geraldo Pimenta Ribeiro (Ex-Comandante da Universidade da Força Aérea).

A comitiva de ex-alunos e familiares foi recebida pelo Coronel de Infantaria R/1 Vander Vagner Saito da Rocha, Chefe da Subdivisão de Segurança do MUSAL, representando o Brigadeiro do Ar R/1 Mauricio Carvalho Sampaio, Diretor do Museu Aeroespacial; e pelo Coronel Aviador Gláucio Luiz de Oliveira, Chefe da Assessoria de Comunicação Social da Universidade da Força Aérea, representando o Brigadeiro do Ar Max Cintra Moreira, Comandante da Universidade da Força Aérea.

Em meio ao cenário histórico e lendário do MUSAL, situado no Campo dos Afonsos, berço da aviação brasileira, o encontro reavivou os laços entre os membros da "Turma 1964", destacando suas contribuições ao longo de suas carreiras na Força Aérea Brasileira.

Inicialmente, no auditório do Museu Aeroespacial, os integrantes da Turma assistiram uma breve apresentação sobre o MUSAL, realizada pelo Coronel de Infantaria R/1 Vander, que ressaltou as últimas realizações e as perspectivas futuras da Instituição.

Após esse momento, os velhos amigos compartilharam memórias e reiteraram o orgulho de sua jornada conjunta, bem como dos valores que os unem, tendo sido realizada uma apresentação do histórico da Turma pelo Coronel Intendente Reformado Jorge Rangel de Almeida.

Em paralelo às atividades no auditório, os familiares dos ex-alunos da Turma “É Pra Leão” tiveram a oportunidade de realizar uma visita mediada pelas áreas expositivas do museu, a qual foi conduzida pela Tenente Historiadora Raquel Marjoli Monteiro Carneiro, que apresentou os acervos expostos, dando ênfase aos seus contextos históricos.

 

O Museu Aeroespacial teve a honra de participar deste momento histórico, que reforçou os valores de amizade, lealdade, comprometimento e dedicação, além de enfatizar a importância do legado deixado pela "Turma de 1964" da Força Aérea Brasileira.

No dia de hoje, o Museu Aeroespacial celebrou de maneira especial o Dia Internacional da Mulher, prestando uma homenagem significativa ao seu efetivo feminino. A formatura diária foi presidida pela Tenente Coronel Museóloga Vilma Souza dos Santos, chefe da Subdivisão de Patrimônio Cultural. Em seguida, um café da manhã foi especialmente preparado para as mulheres. Além disso, uma variedade de atividades de beleza, como maquiagem, massagens e tratamentos faciais, foram oferecidas para permitir que elas desfrutassem de momentos de relaxamento e autocuidado.

O Diretor do MUSAL, Brigadeiro do Ar Mauricio Carvalho Sampaio, elogiou a brilhante atuação, dedicação e comprometimento das mulheres em suas atividades diárias. Ele destacou o reconhecimento adquirido pelas mulheres na sociedade ao longo do tempo, graças à sua determinação, coragem e plena consciência de suas responsabilidades cumpridas.

Como forma de reconhecer e valorizar essas qualidades, o Diretor presenteou todas as participantes com lembranças, simbolizando essa sincera homenagem.

Texto: 1º Ten Rafaela Alves

Fotos: 1º Sgt Israel

 

 

Os Estagiários da Primeira Turma do Quadro de Oficiais Convocados da Aeronáutica (QOCON) de 2024, Turma “Harpia”, juntamente com seus instrutores, visitaram todas as áreas expositivas do MUSAL, sendo orientados por mediadores do museu, SO João Marcelo Rimes Azevedo e Sargento Breno Fazoli de Almeida Diniz, ambos do efetivo do MUSAL.

Ao longo da visita, todos os futuros oficiais se mostraram encantados e muito empolgados com o vasto acervo histórico do Museu Aeroespacial, e, sendo o MUSAL um espaço de construção do conhecimento, os estagiários receberam uma verdadeira aula sobre a História da Aviação e a Força Aérea Brasileira.

Na manhã de 12 de março de 2023, o Museu Aeroespacial teve a honra de receber a visita do General de Exército Francisco Carlos Machado Silva, atual Chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (MD), que foi acompanhado pelo General de Exército Francisco Humberto Montenegro Júnior, que em breve assumirá essa Chefia no Ministério da Defesa, e dos seguintes Oficiais: Coronel de Infantaria Luciano Bortoluzzi Garcia, Coronel de Artilharia Alexandre Polo e do Capitão de Fragata Adalto Pereira da Silva.

A Comitiva foi recepcionada pelo Tenente Brigadeiro do Ar R/1 Rafael Rodrigues Filho, Diretor do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), pelo Brigadeiro do Ar R/1 Mauricio Carvalho Sampaio, Diretor do Museu Aeroespacial, pelo Brigadeiro do Ar Max Cintra Moreira, Comandante da Universidade da Força Aérea (UNIFA), e pelos Oficiais Superiores do efetivo do MUSAL.

Com o propósito de fortalecer vínculos e conhecer “in loco” as estruturas e exposições do MUSAL, logo após a recepção, todos seguiram para o auditório do MUSAL, onde o Brigadeiro Sampaio fez uma breve apresentação sobre as recentes ações realizadas em prol da preservação e divulgação do patrimônio cultural da Aeronáutica Brasileira; dos visitantes; das suas estruturas físicas; e das exposições do Museu, bem como algumas das iniciativas, visando melhorias, além das perspectivas futuras para a Instituição.

Após essa breve explanação, a Comitiva seguiu em visita às áreas expositivas, que foi orientada e mediada pelo Suboficial Maurício Inácio da Silva, historiador do MUSAL, que apresentou o acervo histórico, contextualizando-o na História da Aviação.

Durante toda a visita, o General Carlos Machado, cuja formação inclui estudos avançados em Política e Estratégia na Escola Superior de Guerra, demonstrou grande entusiasmo e ficou impressionado com a profundidade das informações apresentadas, dando-se ênfase na História da Força Aérea Brasileira, as quais certamente refletem a trajetória do Brasil.

Por sua vez, o General Montenegro também elogiou o excelente estado de conservação e autenticidade do acervo e das aeronaves em exposição, além da qualidade das estruturas das salas expositivas, em diversos momentos.

"Visitar o Museu Aeroespacial é uma experiência única. Como brasileiro e General do Exército, sinto-me não apenas honrado em conhecer este magnífico local, mas também comprometido em apoiar e reconhecer o excelente trabalho de preservação da história de nosso país, que tão bem é realizado neste verdadeiro santuário da aviação civil e militar no Brasil", destacou o General.

Logo na sequência do término da visita ao MUSAL, ainda como parte da programação, o Comandante da UNIFA, Brigadeiro do Ar Max Cintra Moreira, ofereceu um almoço para toda a Comitiva, quando foram feitos vários comentários sobre esta importante oportunidade de conhecer o Museu Aeroespacial, além de outras amenidades.

No dia 28 de fevereiro de 2024, o Museu Aeroespacial (MUSAL) abriu suas portas para receber a visita especial de 68 professores de educação especial da 6a CRE (Coordenadoria Regional de Educação). O encontro, organizado pela Gerência de Educação e pelo Instituto Municipal Helena Antipoff, não apenas proporcionou uma experiência enriquecedora para os educadores, cuja temática representa sua proposta de trabalho, mas também promoveu um ambiente de formação continuada e interação.

O dia começou de forma agradável com um coffee break, dando aos professores a oportunidade de se reunirem, trocarem ideias e prepararem-se para as atividades planejadas. A Professora Tânia Lucia Machado dos Santos, Assistente da Gerência de Educação, responsável pela Educação Especial na região da 6a CRE, realizou a abertura do encontro apresentando ao grupo as mediadoras que guiaram a visita pelas exposições do MUSAL, a 1o Ten Arquivologista Marcella de Souza Santos Lacerda e a 2o Ten Pedagoga Rafaela Perciliano Vieira Alves.

Após esse momento inicial, os educadores “embarcaram em uma verdadeira viagem na História”, percorrendo os espaços expositivos do museu, aprofundando-se nas curiosidades da História da Aviação e da Força Aérea Brasileira. Durante a visita, eles puderam explorar itens fascinantes do vasto acervo histórico e maravilhar-se com a evolução tecnológica da aviação ao longo dos anos.

A visita ao Museu Aeroespacial não apenas ofereceu um dia de imersão no conhecimento, mas também inspirou os professores a alçarem novos voos, reforçando o compromisso com a educação inclusiva e acessível para todos. Esse encontro entre o mundo da aviação e a educação especial demonstra a importância da colaboração entre diferentes setores da sociedade na promoção da inclusão e do aprendizado igualitário a todos aprendizes.

O Museu Aeroespacial continua a ser um espaço de encontro e aprendizado, aberto a todos que desejam expandir seus horizontes e compartilhar conhecimento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página