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Como parte das atividades acadêmicas do Curso de Comando e Estado-Maior – Turma 2022 (CCEM/2022) da ECEMAR, dois instrutores e quatro alunos estrangeiros, Oficiais das Nações Amigas (Colômbia, Índia, USA, Argentina e República Dominicana), realizaram visita cultural ao Museu da República, no dia 02 de julho, quando contaram com o apoio de historiadores do Museu Aeroespacial.

A visita foi mediada pelo Suboficial Maurício Inácio da Silva, historiador do MUSAL, que, ao percorrer o jardim e os corredores do grandioso Palácio do Catete, pôde elucidar momentos históricos marcantes e de grande importância para a compreensão das origens do Estado Brasileiro.

O Palácio do Catete, inicialmente serviu de residência para a Família do Barão de Nova Friburgo, Antônio Clemente Pinto. Já no período republicano, em 1896, durante o governo do Presidente Prudente de Morais, o antigo Palácio Nova Friburgo foi requisitado para que se instalasse a sede da Presidência da República e serviu de moradia para vários Presidentes.

Em 21 de abril 1960, data da inauguração da cidade de Brasília, nova sede do Governo Federal Brasileiro, a nova residência oficial dos Presidentes passou a ser o Palácio da Alvorada. Com isso, por um decreto presidencial, de 08 de março de 1960, é criado o Museu da República, que foi inaugurado em 15 de novembro de 1960 nas antigas instalações do Palácio do Catete.

Em especial, no período de 1957 a 1960, entre outros “personagens” da época, um deles se tornou bastante conhecido para a História da Aviação. Este foi o avião VICKERS VISCOUNT 789D (VC-90), que servia o então Presidente do Brasil Juscelino Kubitschek, pois foi amplamente utilizado pela Presidência durante todo período de construção da nova Capital Federal.

O VC-90 foi a segunda aeronave presidencial do governo brasileiro. Sua aquisição foi feita em 1954, por encomenda da Força Aérea Brasileira e foi adquirida especificamente para desse tipo de missão, a fim de substituir o VC 66 (Lockheed L-18 Lodestar), que era limitado em autonomia e pouco confortável.

O Museu Aeroespacial, localizado no Rio de Janeiro (RJ), possui em seu acervo histórico um exemplar dessa emblemática aeronave, o FAB 2101, que voou pela primeira vez em 1º de dezembro de 1957, sendo entregue à Força Aérea Brasileira, já convertida para configuração presidencial. O “Cafona”, como era conhecido nas aerovias, serviu aos Presidentes: Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros, João Goulart, Castelo Branco, Costa e Silva, Garrastazu Médici, Ernesto Geisel e João Figueiredo. Foi desativado em 1987, com 13.855 horas voadas.

Com o propósito de treinar e integrar ao teatro de operações em situações de embarque e desembarque de pacientes de aeronaves militares, o Museu Aeroespacial apoiou o Instituto de Medicina Aeroespacial (IMAE) durante a realização do Curso de Evacuação Aeromédica (CEVAM), que ocorreu de 30 de maio a 03 de junho de 2022.

Este curso, ministrado pelo IMAE, visa proporcionar aos alunos, Oficiais Médicos e Oficiais e Graduados Enfermeiros da Aeronáutica, experiências de aprendizagem, que os habilitem a realizar missões de Evacuação Aeromédica (EVAM) em ambiente tático/operacional; detectar as possíveis alterações fisiológicas nos pacientes, decorrentes do ambiente aeroespacial; calcular o tempo total de missão e necessidade de oxigênio/equipamentos durante uma EVAM; planejar os cuidados, em todas as etapas da missão, com os pacientes de acordo com sua categoria, nível de dependência e classificação; e executar procedimentos de emergência durante uma intercorrência em voo.

Neste contexto, reforçando a integração entre as Organizações Militares do COMAER, o MUSAL disponibilizou sua aeronave C-130 para que os referidos alunos pudessem realizar seus treinamentos em ambiente mais próximo de uma situação real, visando fomentar ainda mais a operacionalidade da FAB.

 

 

No dia 01/junho/2022, o Museu Aeroespacial recebeu a visita de 22 alunos e 4 instrutores do 15º Curso de Proteção de Autoridades (CPA) da Subsecretaria Militar do Gabinete de Segurança Institucional (SSMGSI), responsável pela formação de agentes de segurança de autoridades, dentre eles policiais e bombeiros militares do Estado do Rio de Janeiro, bem como agentes de Órgãos Municipais, Estaduais e Federais diversos.


A visita teve como propósito a realização de cooperação nas instruções do referido curso, oportunidade em que o Capitão Luiz Antônio Ribeiro, do efetivo deste Museu, ministrou teorias sobre técnicas de segurança de dignitários sendo transportados em aeronaves. Para tal, foi disponibilizada a aeronave Boeing 737-200 do acervo do MUSAL.
Ainda como parte dessa instrução, foi realizada uma visita mediada pelos espaços expositivos, a qual foi conduzida pelo Suboficial Marcelos dos Santos Lima.

 

 

Aeronave similar ao modelo que realizou o Batismo de Fogo da FAB na 2ª Guerra Mundial está exposta ao público na 20ª Edição da Semana Nacional de Museus

Destaque da 20ª edição da Semana Nacional de Museus, que ocorreu no Museu Aeroespacial (MUSAL), o bombardeiro North American B-25J Mitchel, de matrícula FAB 5127, está de volta à exposição no MUSAL para a apreciação do público.

 

Há exatos 80 anos, o histórico B-25 B, foi responsável pelo batismo de fogo da Força Aérea Brasileira durante a 2ª Guerra Mundial, por ocasião do primeiro ataque brasileiro contra as Forças do Eixo.

 

Era então uma sexta feira, 22 de maio de 1942, quando o B-25B da FAB (recém adquirido dos EUA), ao avistar o submarino Barbarigo de bandeira Italiana efetuou um ataque ao mesmo próximo ao Atol das Rocas.

 

O B-25B fazia um voo de formação operacional com os Capitães Aviadores Parreira Horta, Pamplona e uma tripulação americana quando lançaram dez bombas de 45kg sobre o submarino Barbarigo. Em referência ao bombardeio ao submarino Barbarigo, Batismo de Fogo da Força Aérea Brasileira, foi instituída a data comemorativa oficial da FAB para o dia da Aviação de Patrulha.

 

No Musal, temos um North American B-25J Mitchell, que recebeu esse nome em homenagem ao Brigadeiro americano William C. “Billy” Mitchell. O B-25J estava há alguns anos fora de exposição devido à necessidade de restauração. Nos últimos 4 meses, o Setor de Restauração da Divisão Técnica do Musal, fez um trabalho minucioso de restauro na Aeronave envolvendo as áreas de estrutura, corrosão, pintura e armamento.

 

Para o Diretor do Museu Aeroespacial, Brigadeiro R1 Maurício Carvalho Sampaio trazer esta aeronave de volta neste dia é um marco especial: “O retorno da aeronave B-25J Mitchell para a exposição ao público, no dia 22 de maio, é muito importante tendo em vista que B-25B foi o responsável pelo Batismo de Fogo, marcando a história da Força Aérea Brasileira e da Aviação de Patrulha.” Parabenizamos a todos por este feito.

 

North American B-25J

Período de utilização: de 1944 até 1974

Fabricante: North American Aviation Inc.

Emprego: Bombardeio, reconhecimento fotográfico e transporte

 

Características Técnicas

Motor: 2 Wright Cyclone R-2600-13 de 1.500 hp cada um

Envergadura: 20,59m

Comprimento: 16,12m

Altura: 4,97m

Área Alar: 56,66m²

Peso Vazio: 9.570Kg

Peso Máximo: 15.876Kg

Armamento: 13 metralhadoras Browning m-2 .50 pol / Até 1.360Kg de bombas

 

Desempenho

Velocidade Máxima: 437Km/h

Razão de Subida: 338m/min

Teto Operacional: 7.376m

Alcance: 2.170Km

 

Comentários

Total Adquirido: 87 exemplares

Unidades Aéreas:

Unidade volante do Galeão

1º/6º Grupo de Aviação

CTA

Base Aérea de salvador

Base Aérea de recife

Base Aérea de Natal 

Base Aérea de Fortaleza

Base Aérea de Campo Grande

1º Grupo Misto de Aviação

2º grupo de Bombardeiro Leve

1º,2º,3º,4º e 5º grupos de bombardeio Médio

1º/7º Grupo de Aviação

1º/10º Grupo de Aviação

1º/ 5º Grupo de Aviação

1º/ 4º Grupo de Aviação

1º Grupo de aviação Embarcada

Parque da aeronáutica de São Paulo

Parque da aeronáutica de Recife

Parque da aeronáutica dos Afonsos

Escola de Especialistas de Aeronáutica

Designações: B-25J, RB-25J, B-25 e CB-25

Matrículas: 5052 a 5072, 5077, 5079 a 5143


Reportagem: Daniel Marinho – Jornalista da Assessoria de Comunicação Social do DECEA

 

 

Com o propósito de preparar, elevar a qualidade de seus profissionais e valorizar a formação daqueles que serão os receptadores dos visitantes e transmissores da História da Aviação, ontem (06 de junho de 2022), o Museu Aeroespacial deu início, em regime presencial, ao 2º Curso de Capacitação de Mediadores do MUSAL.

O Curso visa capacitar militares e civis do próprio efetivo do Museu Aeroespacial e das Organizações Militares sediadas no Campo dos Afonsos, a fim de melhor atender às demandas de recepção de autoridades e visitações de grupos ao MUSAL, bem como possíveis demandas da Universidade da Força Aérea (UNIFA).

Ao longo das suas 40 horas de aulas, a referida capacitação engloba assuntos que variam desde preceitos básicos como a definição de museologia e museografia até, especificamente, os espaços expositivos, o acervo exposto e seus respectivos legados históricos, além de especial atenção para conceitos e práticas visando a acessibilidade para Pessoas Com Deficiência, buscando sempre o melhor atendimento a todos os visitantes.

 

 

Cerca de 15,5 mil de pessoas foram ao encerramento da 20ª Edição da Semana Nacional de Museus no Museu Aeroespacial (MUSAL), no último domingo (22).

Os hangares e pátios do maior museu de aviação do Brasil receberam os visitantes para uma programação especialmente dedicada à toda a familia: apresentação de aeromodelos, salto de paraquedistas, balonismo, demonstração e acrobacia aérea, parque de diversões, animação musical com Dj, oficinas educativas do SESC, além da corrida “Federal Kids” – uma ação social da Polícia Federal contra Pedofilia.

Parte das comemorações do Dia Internacional de Museus - celebrado anualmente no dia 18 de maio - a semana já havia sido de programação intensa desde o dia 17 até o dia 21, com oficinas educacionais para crianças e adolescentes, sessões de cinema com exibição de filmes históricos, contação de histórias e visitas mediadas por todos os espaços expositivos e aeronaves históricas onde foram recebidos aproximadamente 1.500 visitantes que somados aos 15,5 mil do dia 22, domingo com portões abertos, totalizaram mais de 17 mil pessoas presentes durante toda a semana de comemorações.

Realizado regularmente, na modalidade de portões abertos, o evento é gratuito e vem recebendo atenção do grande público ávido para conhecer um a pouco mais sobre os mistérios da aviação, a história de Força Aérea Brasileira (FAB), e, por que não, fazer aquela selfie bacana numa aeronave camuflada. 

Para o chefe da Divisão de Comunicação Social do MUSAL, Coronel Aviador da R/1 Sarandí Oliveira da Silva, este evento é de uma importância sem igual para a FAB e, em particular, para o Museu Aeroespacial. 

"É uma grande oportunidade de integração da FAB com toda sociedade civil, divulgando a sua história e a história da aviação brasileira, além de servir como incentivo para novas gerações ingressarem nesta brilhante carreira", afirma o oficial.

A oportunidade de voar de balão, a participação nas oficinas educativas do SESC, a visitação às aeronaves históricas e a demonstração aérea da Esquadrilha CEU, estiveram entre as atividades mais concorridas deste domingo. 

Ressalta-se ainda a grande arrecadação de 2.286 Kg de alimentos não perecíveis que foram destinados ao Instituto CASA VIVA.

Esse tipo de evento é incentivado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).  Nessa época do ano, como parte das comemorações do Dia Internacional dos Museus, os museus e outras instituições culturais brasileiras promovem uma programação especial, levando a sociedade para refletir, discutir e trocar experiências sobre o tema sugerido pelo Conselho Internacional de Museus (International Council of Museums – ICOM). Em 2022, o tema escolhido foi “O poder dos museus”.

Nos anos anteriores, por conta dos impactos da pandemia de Covid-19, o evento havia sido suspenso. Esta é primeira vez que o MUSAL recebe a população em seus hangares para um evento do gênero desde 2019.

O Museu Aeroespacial

Localizado no Campo dos Afonsos, berço da aviação brasileira, no Rio de Janeiro, o MUSAL é o maior e mais importante museu de aviação do Brasil. Foi inaugurado em 18 de outubro de 1976 e está subordinado administrativamente ao Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) desde 1986.

Seu acervo é constituído por diversas aeronaves, motores, armas e objetos vinculados a história da Aeronáutica e da aviação brasileira, além de ampla documentação histórica. Em exposição permanente, encontram-se oitenta aeronaves, incluindo uma réplica fiel do 14 Bis, o primeiro aparelho mais pesado que o ar construído por Santos Dumont. Possui ainda doze salas expositivas temáticas e um hangar de restauração.

 

Daniel Marinho – Jornalista da Assessoria de Comunicação Social do DECEA

 

 

 

Na manhã do dia 08 de fevereiro de 2022, o Museu Aeroespacial recebeu a honrosa visita do General Manish Khullar, Adido Militar da Índia no Brasil, acompanhado do Cel Av Allan Davis Cabral da Costa, Chefe da Coordenadoria Acadêmica da Escola de Estado-Maior e Comando da Aeronáutica ECEMAR.

Durante toda a visita, o ilustre visitante se mostrou muito empolgado e maravilhado com a riqueza das informações sobre a História da Aviação e, em particular, da Força Aérea Brasileira.

O General Khullar fez muitos elogios pela belíssima estrutura e organização de todas as instalações, bem como o excelente estado de preservação das aeronaves em exposição.

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