Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > DODGE WC-56 COMMAND RESTAURADO
Início do conteúdo da página

   

DODGE WC-56 COMMAND PERTENCENTE AO ACERVO DO MUSAL FOI RESTAURADO PELA EMPRESA HELISUL

Utilizado pelo 1º Grupo de Aviação de Caça, durante a Segunda Guerra Mundial na Itália, o veículo foi totalmente restaurado e entregue ao MUSAL no dia 14 de dezembro de 2018, graças ao patrocínio cultural da HELISUL Táxi Aéreo.

Depois de permanecer 28 anos desmontado e aguardando recurso financeiro para a sua recuperação, a viatura Dodge Command foi finalmente restaurada e será incorporada à nova exposição FAB NA GUERRA, juntamente com as aeronaves P-47D Thunderbolt, do 1º Grupo de Aviação de Caça, e o L-4H Piper, da 1ª Esquadrilha de Ligação e Observação (1ª ELO).

A restauração ficou a cargo do especialista Sr. Alexander Rodrigues de Souza e consumiu quinze meses de trabalho minucioso para recuperar todas as funcionalidades da viatura militar. Nesse tempo, o processo foi supervisionado de perto pela equipe de profissionais do MUSAL.

O exemplar em exposição no MUSAL é de 1942, configurado com as inscrições do Grupo de Aviação de Caça e da Unidade Aérea de Combate do Exército dos Estados Unidos, o 350th Fighter Group.

Pertenceu ao Exército Brasileiro, sendo um dos veículos dos lotes que começaram a chegar ao Brasil a partir de 1941, conforme acordo comercial proposto pelo presidente dos EUA. Com a entrada do Brasil na guerra, o País utilizaria os mesmos veículos empregados pelos aliados. Foi assim que os Dodges, recebidos entre 1941 e 1942, foram embarcados para o continente europeu, servindo às tropas da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e da Força Aérea Brasileira, na Itália.

 

 

Clique nas fotos para ampliar

Fim do conteúdo da página