Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Primeiras Aviadoras da FAB visitam a exposição “Mulheres na Aviação” do MUSAL
Início do conteúdo da página

No fundo da sala figura uma imagem de três aviadoras posando agachadas na asa de um Tucano A-29B, na Base Aérea de Natal (BANT), a primeira turma com aspirantes mulheres da Força Aérea Brasileira (FAB). O painel está na exposição “A Mulher na Aviação” do Museu Aeroespacial (MUSAL), celebrando a primeira geração de mulheres a ingressar na Academia da Força Aérea (AFA), no ano de 2003 e, integrar o Quadro de Oficiais Aviadores, em 2006.

Na terça-feira (05/12), o MUSAL promoveu a visita das três aviadoras que figuram nesse painel. As capitãs Carla Borges, Fernanda Görtz e Daniele Lins foram recebidas pela Tenente-Coronel Museóloga Vilma dos Santos e pela museóloga Amanda Marques.

Foi a primeira vez que as militares visitaram o MUSAL e conheceram a sala dedicada a contar a trajetória das mulheres na aviação. A Capitã Carla Borges se surpreendeu com a maneira como a história das mulheres foi abordada pela curadoria.

“Amamos a nossa sala. Foi realizado um trabalho excepcional! Não conseguiria imaginar nada tão maravilhoso quanto o que foi feito, não só por nós, mas por todas as mulheres que tiveram garra para correr atrás de seus sonhos.”, agradeceu a militar.

A curadora da exposição, Amanda Marques, ressaltou para as militares que o local de destaque em que se encontra o painel com a foto representa o presente e o futuro da Força Aérea Brasileira.

“Foi uma honra conhecê-las, por que eu conhecia o nome delas, vi fotos e vídeos. Elas adoraram a sala e eu quem agradeço a honra de tê-las na nossa sala e de ser a curadora dessa história. Foi fantástico esse encontro!”, destacou.

Fim do conteúdo da página