Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > MUSAL inicia atividades da Primavera de Museus
Início do conteúdo da página

Nesta segunda-feira, 18, o Museu Aeroespacial iniciou uma programação especial para o público e também para seu efetivo, a 11ª Primavera dos Museus, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Pela manhã, o Suboficial Jefferson Machado conduziu uma atividade planejada pelo Departamento de Patrimônio Cultural, em que o efetivo teve a oportunidade de relembrar e refletir sobre as mudanças que a atual Sala da Esquadrilha da Fumaça teve ao longo do tempo.

“Estamos em um espaço que é institucional e que passa a nossa história. Daqui a alguns anos as nossas memórias enquanto museu também serão contadas, por isso é importante refletir sobre o nosso trabalho e nosso papel na sociedade, que configura também uma memória coletiva da comunidade do entorno.”, ressaltou o suboficial.

A Sargento Amanda Fabre, integrante da Seção de Recursos Educativo, que atua há um ano na mediação de grupos de visitantes, destacou a importância da ação para que fossem compartilhadas com os mais novos as memórias de quem trabalha há mais tempo no MUSAL.

“Achei muito interessante, por que descobri muitas coisas que não sabia e que vou usar nas mediações. Para minha surpresa aquela sala já foi usada pela Esquadrilha da Fumaça. Tem gente que trabalha no MUSAL há anos, mas por mais que a gente estude a história e trabalhe na área sempre tem algo a aprender com os mais antigos”, afirmou a sargento.

A Primavera dos Museus é uma temporada cultural coordenada pelo Ibram, que acontece todo ano no início da estação. Neste ano, o tema escolhido foi “Museus e suas memórias” com o objetivo de olhar para dentro e refletir, junto com todos que participam e participaram das instituições, sobre os processos e resultados de sua própria constituição e produção. Em paralelo a esta proposta, o MUSAL também vem realizando o projeto denominado “Pioneiros do MUSAL”, um trabalho de pesquisa e preservação da história oral daqueles que participaram da fundação da organização.

Clique nas fotos para ampliar

Fim do conteúdo da página