Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Acontece no MUSAL > REABERTURA DA SALA DA ESQUADRILHA DA FUMAÇA
Início do conteúdo da página

No dia 23 de março de 2017, o Museu Aeroespacial reinaugurou a exposição da Esquadrilha da Fumaça.

 

O espaço histórico cultural foi inaugurado em 20 de maio de 1989, no 37º aniversário da Esquadrilha, em homenagem ao esforço e profissionalismo de militares, que contribuíram de maneira voluntária, muitas vezes em suas horas de folga, para criação de um dos melhores grupos de demonstração aérea existente no mundo.

Honraram a cerimônia o Comandante da Universidade da Força Aérea. Brig Ar Arnaldo, o próximo Diretor do Musal, Brig Ar R1 Lebeis, os ex-pilotos da Fumaça, Cel Av Franco e Cel Av Vergara, os familiares do saudoso Cel Cel Av Braga, Sr. Gabriel Braga (irmão) e Sr. João Carlos Braga de Andrade (sobrinho), o Maj Av Marcelo , que voa na posição #7 e eventualmente na #1 da Fumaça 2017, chegando nos Afonsos com SuperTucano A-29, que ficou em exposição estática no pátio do MUSAL.

O Diretor do Museu Aeroespacial, Brig Ar Refm Bhering, fez um relato histórico, desde 14 de maio de 1957, data da primeira demonstração oficial da Esquadrilha da Fumaça, até os dias atuais, com 3738 demonstrações no Brasil e em vários países.

Além da merecida homenagem aos aviadores e mecânicos da Fumaça nos seus 65 anos de história, o MUSAL reafirmou o seu compromisso na preservação da memória do inesquecível Cel Braga, líder carismático da Esquadrilha, que serviu no MUSAL até realizar seu último voo em 2002, no T-6 PP-TRB, atualmente em exibição na Academia da Força Aérea- AFA, Pirassununga – SP.

Neste contexto, o Brig Bhering , o Brig Lebeis, o Sr. Gabriel Braga e o Maj Av Marcelo, romperam os laços da fita guardiã da exposição, abrindo oficialmente a nova Sala da Esquadrilha da Fumaça.

 

FUMAÇA JÁ !!!

 

Clique nas fotos para ampliar

Fim do conteúdo da página