Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias
Início do conteúdo da página

 

A Academia da Força Aérea realizou, nos dias 20 e 21 de novembro de 2019, a VI Olimpíada de História Militar e Aeronáutica (VI OHMAFA). A competição teve a participação dos cadetes da AFA, da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), da Academia de Polícia Militar do Barro Branco e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

A olimpíada, que é realizada em quatro etapas, teve como vencedora a equipe Shogun Tokugawa, da AFA. A equipe Brigadeiro Tobias de Aguiar, da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, ficou com o segundo lugar e a equipe Ten-Cel Villagran Cabrita, da AMAN, com o terceiro.

 Uma comitiva do INCAER participou do evento, com a 1º Ten QOCon Tec (HIS) Bruna Melo dos Santos Duque Estrada, que atuou na banca avaliadora da competição, e a historiadora civil Mariana Barbosa Azevedo. A divulgação das atividades do INCAER e a disponibilização das publicações do Clube do Livro ficaram sob a responsabilidade da Ten QOCon BIB Luciana Araújo e o 1S SAD Marcelo Ferreira de Carvalho.

 

 

No dia 21 de novembro de 2019, ocorreu na secretaria do Comando, a cerimônia de descerramento de quadro do Ex-Diretor do INCAER, Ten Brig Rodrigues Filho.

Na ocasião, estavam presentes o Subdiretor de Cultura do INCAER, Maj Brig Scheer, o Subdiretor de Divulgação e Apoio, Brig Pitrez, Oficiais Superiores do Instituto e a Senhora Nair de Laia, chefe da Biblioteca, que entregou uma lembrança à Senhora Lucinda Cardoso Rodrigues, esposa do Ex-Diretor.

O Ten Brig Rodrigues Filho despede-se do INCAER após mais de dois anos à frente da unidade.

 

 

No dia 20 de novembro, o Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) celebrou com seu efetivo o Dia do Músico, data comemorada no dia 22 de novembro.

O Diretor do Instituto, Ten Brig Rodrigues Filho realizou a abertura do evento, em seguida passou a palavra ao Subdiretor de Cultura do INCAER, Maj Brig Scheer, que proferiu a leitura da ordem do dia em homenagem a todos os músicos da Força Aérea Brasileira. Logo após, o Subdiretor de Divulgação e Apoio, Brig Pitrez  destacou a importância desse profissional, não só para a FAB, como para toda a sociedade.

 

 

No dia 01 de novembro de 2019, o 2S QTA TAR Luciano de Andrade Corrêa, do efetivo do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica, recebeu, das mãos do Diretor do Instituto, Ten Brig Ar R/1 Rafael Rodrigues Filho, a Medalha de Prata, com Passador de Prata, como reconhecimento aos bons serviços prestados por mais de 20 anos.

A Medalha Militar, criada pelo Decreto nº 4.238, de 15 de novembro de 1901, destina-se a recompensar os bons serviços prestados pelos oficiais e praças da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, em serviço ativo. Elas podem ser de Platina, de Ouro, de Prata e de Bronze.

A Medalha foi entregue no gabinete do Diretor do INCAER na presença do Subdiretor de Cultura, Maj Brig Ar Refm José Roberto Scheer e do Subdiretor de Divulgação e Apoio Brig Ar R/1 Roberto Ferreira Pitrez e de Oficias Superiores do Instituto.

 

O Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica, no dia 18 de novembro, apresentou para seu efetivo a última palestra programada para o Programa de Formação e Fortalecimento de Valores no ano de 2019.

A Assessora de Investimentos Daniela Damasceno, proferiu uma palestra sobre Gestão Financeira. Em seu discurso, abordou temas como gestão financeira pessoal e familiar, tipos de investimentos que existem no mercado e até mesmo como aplicar o dinheiro.

O efetivo do INCAER pode compreender mais afundo sobre o tema e elucidar dúvidas de como ter uma vida financeira mais saudável.

Ao final da apresentação, o Subdiretor de Divulgação e Apoio do INCAER, Brig Pitrez, realizou a entrega de diploma de participação para a palestrante e encerrou o evento.

 

 

 

Em 29 de outubro do corrente ano, o Conselho Superior do INCAER se reuniu com o objetivo de eleger dois novos membros para ocuparem a cadeira nº1, cujo patrono é o Padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão e fora ocupada pelo Brig Araguaryno Cabrero dos Reis, falecido em 18 de maio de 2019, e a cadeira nº14, cujo patrono é o Sr. João Ribeiro de Barros e fora ocupada pelo Ten Brig Sócrates da Costa Monteiro, falecido em 30 de março de 2019. 

Conduzida pelo Diretor do INCAER e Presidente do Conselho, Ten Brig Rodrigues Filho, a votação contou com a presença dos conselheiros Ten Brig Ar Refm Carlos de Almeida Baptista, Ten Brig Ar Refm Paulo Roberto Cardoso Vilarinho, Maj Brig Ar Refm Wilmar Terroso Freitas, Maj Brig Ar Refm José Roberto Scheer, Brig Ar Refm Clóvis de Athayde Bohrer, Cel Av Refm Araken Hipólito da Costa, Sr. Mauro Lins de Barros e do Sr. Carlos Lorch, e foi secretariada pelo Subdiretor de Divulgação do Instituto, Brig Ar R/1 Roberto Ferreira Pitrez.    .

O resultado do pleito foi encaminhado para homologação pelo Comandante da Aeronáutica, Ten Brig Bermudez e será divulgado tão homologado, juntamente com a data da posse.

Na ocasião, o Diretor do INCAER apresentou aos conselheiros o projeto do Espaço Cultural a ser implantado na antiga sede administrativa do Instituto. Comentou, ainda, que atualmente o INCAER está fazendo parte de um Projeto Cultural junto com a ALERJ e outras instituições culturais localizadas no Centro do Rio de Janeiro. Este projeto é conhecido como: "Projeto Caminhos do Brasil-Memória".

 


1S Alvim, 1S Luciene e 1S Silvia

 

Criada pelo Decreto-Lei no 5.961, de 1º de novembro de 1943, a Ordem do Mérito Aeronáutico, OMA, é destinada a premiar os militares da Aeronáutica que tenham prestado notáveis serviços ao País ou se hajam distinguido no exercício de sua profissão. Também é oferecida às personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras e, ainda, corporações militares, instituições civis, nacionais ou estrangeiras, em reconhecimento a relevantes serviços prestados à Aeronáutica.

Sendo a OMA a mais alta distinção honorífica do Comando da Aeronáutica, o dia 23 de outubro – Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira – foi escolhido como data oficial para a imposição desta relevante Comenda. Em solenidade realizada na Ala 11, os seguintes militares do Instituto foram agraciados com esta tão importante condecoração; 1S SAD Luciene Tostes Cardoso, 1S SAD Silvia Soares Ferreira Gonçalves e 1S SAD Jaílson Carlos Fernandes Alvim.

O Diretor do Instituto foi representado pelo Sr. Subdiretor de Divulgação do INCAER, Brig Ar R/1 Roberto Ferreira Pitrez.

 

Fim do conteúdo da página