Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias
Início do conteúdo da página

 

De 02 a 05 de abril de 2019, ocorreu no Rio de Janeiro, a quinta edição da LAAD Defence & Security (Latin America Aerospace and Defence). A feira é o principal ponto de encontro do setor de defesa e segurança e reúne bienalmente empresas brasileiras e internacionais especializadas no fornecimento de equipamentos, serviços e tecnologias para as Forças Armadas, Polícias, Forças Especiais, serviços de segurança, consultores e agências governamentais. Além disso, conta com o Apoio institucional do Ministério da Defesa, das Forças Armadas, do Ministério da Justiça e da estrutura brasileira de Segurança Pública.

 

 Como parte integrante dessa estrutura, a Força Aérea Brasileira pode expor na feira seus projetos estratégicos e os seus produtos. O INCAER (Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica) participou do evento ressaltando a importância de se preservar o legado deixado por quem construiu e constrói a história da aviação brasileira. O Instituto divulgou suas atividades para o público visitante, distribuiu opúsculos e disponibilizou as publicações do Clube do Livro para venda.

 

 

 

Durante os quatro dias de evento, foram vendidos mais de 60 exemplares de livros e distribuídas mais de 400 publicações. Dentre elas, Ideias em Destaque, Noticiário INCAER, Revista do SISCULT e a História da Participação da FAB na II Guerra Mundial, em inglês e espanhol.

  O INCAER promove mensalmente, de março a novembro, o "Encontro no INCAER". O evento é aberto ao público em geral. Nessas ocasiões, personalidades ligadas à Aviação Civil e Militar encontram-se para debater temas da História Aeronáutica, bem como, aqueles ligados à atualidade da Aviação.

 

266º ENCONTRO NO INCAER

“Operação Cruzex: planejamento, execução e lições aprendidas”

 

 

 

Com a finalidade de divulgar as ações desenvolvidas no exercício operacional multinacional promovido pela Força Aérea Brasileira (FAB), o Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX), o Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) recebeu, no dia 24 de abril de 2019, o Ten Cel Av Gustavo PESTANA Garcez, Chefe da Divisão de Doutrina do Comando de Preparo, que ministrou a palestra: “Operação Cruzex: planejamento, execução e lições aprendidas”.

O 266º Encontro no INCAER, que teve o Subdiretor de Divulgação do Instituto, Brig Ar R/1 Roberto Ferreira Pitrez, abrindo o evento, teve como objetivo mostrar ao público presente como funciona cada etapa de uma complexa operação de treinamento, suas dificuldades e os resultados obtidos.

No decorrer da apresentação, o Ten Cel Pestana destacou os processos de planejamento, o histórico da Operação, bem como as lições aprendidas.

Ao término da explanação, o Brig Pitrez convidou o Brig Athayde a proferir as palavras de agradecimento ao Ten Cel Pestana e entregar-lhe o diploma de participação.

 

 

 

 

265º ENCONTRO NO INCAER

“A formação dos Cadetes do Ar”

 

 

 

No dia 27 de março de 2019, o Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) realizou o 265º Encontro no INCAER, tendo como palestrante o Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado, Comandante da Academia da Força Aérea (AFA), que apresentou o tema “A Formação dos Cadetes do Ar”.

 

A palestra teve como objetivo apresentar ao público presente como funciona, atualmente, a rotina de um cadete, bem como apresentar as mudanças e aprimoramentos inerentes à nova geração de jovens que ingressam na AFA.

 

O Brig David discorreu sobre a missão, a história e a organização da Academia, além de explicar o funcionamento das divisões de ensino e de operações aéreas. Pontuou as organizações sediadas no complexo da AFA, assim como os projetos sociais desenvolvidos.

 

 

 

Ao término da apresentação, o Diretor do INCAER, Ten Brig Rodrigues Filho convidou o Brig Athayde (comandante da AFA no período de 13 de janeiro de 1976 a 08 de março de 1979) a proferir algumas palavras ao Brig David e entregar o diploma de participação.

Encerrando o Encontro, foi lançado o Livro “Bruxas da Noite, as Aviadoras Soviéticas na Segunda Guerra Mundial”, de autoria de Ana e Carlos Daróz.

 

Para celebrar os 32 anos de existência da unidade, o Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica, realizou uma solenidade no dia 27 de junho de 2018, presidida pelo Tenente-Brigadeiro do Ar R/1 Rafael Rodrigues Filho, Diretor do INCAER. Na ocasião foram homenageados os destaques profissionais de 2018 e procedida à leitura da ordem do dia relativa ao evento. O Prêmio Destaque Profissional é concedido pelo Diretor do INCAER aos graduados e praças, pertencentes ao efetivo deste Instituto, que mais se destacaram no período pelo elevado padrão militar e profissional. Os Destaques Profissionais são eleitos, em cada círculo, por voto dos integrantes do INCAER, considerando, entre outros, os seguintes atributos: conhecimento profissional, iniciativa, trabalho em equipe, postura e educação militar, espírito de corpo e liderança.  

Destaques Profissionais do INCAER no ano de 2018. No círculo de Suboficias e Sargentos – Graduado Padrão: 1S QSS SAD Marcelo Ferreira de Carvalho, e no círculo de Cabos e Soldados – Praça Padrão: S2 SNE Hélio Ribeiro da Silva Neto.

O INCAER, organização militar do Comando da Aeronáutica, criada por meio do Decreto nº 92.858, de 27 de junho de 1986, tem por missão pesquisar, desenvolver, divulgar e preservar a memória e a cultura aeronáutica brasileira, bem como atuar como órgão central do Sistema de Patrimônio Histórico e Cultural do Comando da Aeronáutica (SISCULT).

Em suas palavras, o Diretor fez justa homenagem às personalidades que fizeram do sonho uma realidade: “Domingos Barros, idealizador da criação de um instituto voltado para o estudo e a preservação da História da Aeronáutica Brasileira, e o Tenente-Brigadeiro do Ar Deoclécio Lima de Siqueira, que teve a iniciativa de propor ao então Ministro da Aeronáutica Tenente-Brigadeiro do Ar Octávio Júlio Moreira Lima o projeto que tornou realidade a criação do INCAER”. E concluiu seu discurso exortando os integrantes desta família a prosseguir esta caminhada, gigante pela própria natureza, com força, foco e fé.

 

1S Carvalho (Graduado Padrão) e o Diretor do INCAER

 

S2 Ribeiro Neto (Praça Padrão) e o Diretor do INCAER

O Ten Brig Ar Ar Refm Aílton dos Santos Pohlmann tomou posse no Conselho Superior do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), passando a ocupar a cadeira nº 12, cujo patrono é o Ten Brig Ar Nelson Freire Lavenère-Wanderley, em substituição ao Maj Brig Refm OSWALDO TERRA DE FARIA, falecido em 19 de junho de 2016, dia em que completaria 96 anos.

A cerimônia ocorreu no auditório Ten Brig Deoclécio, do INCAER, no dia 13 de abril de 2018, sendo presidida pelo Ten Brig Ar NIVALDO LUIZ ROSSATO, Comandante da Aeronáutica, e contou co a presença de diversas autoridades militares e civis.

O Conselho Superior do INCAER é composto por vinte conselheiros que tem como função principal assessorar o Diretor do INCAER sobre a Política e a Estratégia de Cultura do COMAER, propostas pelo Diretor para a aprovação do CMTAER. Cada uma das cadeiras do Conselho possui um patrono, considerado um grande vulto da Aviação Brasileira já falecido.

Durante o evento, o Diretor do INCAER, na condição de Presidente do Conselho Superior, proferiu palavras de acolhimento ao novo conselheiro, enfatizando a alegria dos conselheiros e do efetivo do INCAER com o retorno do Ten Brig POHLMANN, que dirigiu o Instituto entre 2014 e 2017. Após o discurso, o Diretor e o Comandante da Aeronáutica fizeram a entrega do diploma e do colar de conselheiro ao homenageado.

Coube ainda ao Ten Brig Ar Refm JOSÉ AMÉRICO DOS SANTOS, ocupante da cadeira nº 16, realizar a saudação ao Ten Brig Ar POHLMANN. Em sua fala, o Ten Brig JOSÉ AMÉRICO enfatizou a responsabilidade do novo conselheiro, tendo em vista os encargos assumidos como membro vitalício do Conselho Superior, lembrando o legado histórico do Ten Brig LAVENÈRE-WANDERLEY, patrono do CAN; e do Maj Brig TERRA DE FARIA, colaborador da coleção História Geral da Aeronáutica Brasileira.

Fechando a cerimônia, o conselheiro recém empossado compartilhou com todos a honra por ter sido escolhido para fazer parte do colendo grupo, enfatizando a responsabilidade de sua mais nova missão.

 

 

Nos dias 3 e 4 de julho de 2018, a Academia da Força Aérea realizou a V Olimpíada de História Militar e Aeronáutica – V OHMAFA. Uma sensacional disputa de conhecimentos entre os discentes das escolas de formação militar superior das Forças Armadas, de cunho educativo e cultural, que tem por objetivo, dentre outros, promover e valorizar o estudo da História Militar e da Cultura Aeronáutica.

Nesta edição, onze equipes participaram da competição, sendo duas equipes compostas de cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), duas constituídas por aspirantes da Escola Naval (EN), seis equipes formadas por cadetes da AFA e uma equipe representada por aspirantes do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). O evento, já consolidado no calendário da Academia, está em sintonia com a Estratégia Cultural do Comando da Aeronáutica e busca incrementar as atividades formadoras de nossos futuros oficiais.

Representantes do INCAER participaram do evento, com o 1º Ten QOCon Tec  (HIS) Daniel Evangelho Gonçalves compondo a Banca Avaliadora, a Cap Esp Aer SVI R/1 Rosangela Martins da Costa Lemos e o S2 SSG Vittor Cruz Maia na divulgação das publicações oferecidas pelo Instituto através do Clube do Livro.

 

Representantes do INCAER - S2 Maia, Cap R/1 Rosangela e Ten Gonçalves

 

Equipe do ITA - vencedores da V OHMAFA

O Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) recebeu, no dia 16 de maio de 2018, a Delegação de Estudos e Investigação Militar do EMG/FAA de Angola, que está em visita oficial ao Brasil.

A Delegação angolana composta pelo Coronel Nelson de Jesus Maldonado, Chefe da Delegação, Major Maria de Assunção Quarta e o Tenente-de-Corveta José Manoel Marcolino estão sendo acompanhados pelo Coronel de Infantaria da Força Aérea Brasileira Salomão Pereira da Silva.

O objetivo da missão é estreitar os laços de amizade entre as duas nações, bem como trocar experiências e aprofundar o conhecimento sobre estudos e pesquisas militar.

No INCAER a comitiva assistiu a uma palestra sobre o Instituto, ministrada pelo Cel Av R/1 Marcos Narciso Martins, chefe da Divisão de Comunicação Cultural, e outra sobre o Sistema de Patrimônio Histórico e Cultural do Comando da Aeronáutica, ministrada pelo Maj Brig Ar R/1 José Roberto Scheer, Subdiretor de Cultura do INCAER. Após as palestras, os angolanos conheceram as instalações do Instituto, tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) por seu valor arquitônico.

Além do INCAER, os militares já visitaram na cidade do Rio de Janeiro o Instituto Militar de Engenharia (IME), o Museu Histórico do Exército, o Forte de Copacabana e a Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM). Em Brasília, passarão pelo Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e encerrarão sua missão no dia 18 de maio com a visita à Praça dos Três Poderes.

 

 

Por ocasião da sessão magna de abertura do ano sociocultural de 2018, do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil (IGHMB), em evento conjunto com o Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército e a Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, o Ten Brig Ar R/1 RAFAEL RODRIGUES FILHO, diretor do INCAER, foi acolhido como Associado Honorário do IGHMB, tendo recebido do Gen Bda MÁRCIO TADEU BETTEGA BERGO, presidente do Instituto, o diploma e a comenda de associado.

Na oportunidade, participaram da mesa de honra da cerimônia diversas autoridades civis e militares, dentre elas o Brig Ar R/1 ROBERTO FERREIRA PITREZ, Subdiretor de Divulgação do INCAER.

 

 

Fim do conteúdo da página