Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias
Início do conteúdo da página

  

Dando continuidade ao ciclo de palestras do INCAER, no dia 26 de agosto de 2019 o Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica recebeu o Ten Brig Ar Antônio Carlos Egito do Amaral, Comandante do Comando de Preparo (COMPREP), que ministrou sobre o tema: "Reestruturação da FAB no âmbito do COMPREP".

O evento contou com as presenças dos Conselheiros do INCAER, Comandantes de OM e de oficiais e graduados da ativa e da reserva da FAB da área do Rio de Janeiro.

Nesta oportunidade, o palestrante viajou no tempo e nos remeteu da antiga estrutura do Comando Geral do Ar (COMGAR) aos dias de hoje, citando o "modus operandis" do sistema operacional da Força Aérea.

Comentou ainda sobre a progressão operacional das equipagens de combate e o que se espera de cada um na busca incessante dos objetivos da Força.

Explanou, também, sobre as expectativas do recebimento de novos vetores, como o KC-390 e a aeronave Gripen, que colocarão a FAB em um novo patamar operacional.

Por derradeiro, o Diretor do INCAER, Ten Brig Ar Rodrigues Filho, convidou o ex-comandante da Aeronáutica, Ten Brig Ar Carlos de Almeida Baptista, para fazer os agradecimentos finais, em nome do Instituto e da plateia presente.

 

 

No final de semana dos dias 20 e 21 de julho de 2019, ocorreu no Museu Aeroespacial da Aeronáutica (MUSAL), Rio de Janeiro, a celebração do 146º aniversário de nascimento de Santos-Dumont, o Pai da Aviação.

Como de costume, o MUSAL realizou um evento gratuito onde o público pôde realizar visitação ao espaço do museu, onde estão expostas aeronaves de diversas épocas, bem como acompanhar exibições de acrobacias aéreas e saltos de paraquedistas.

O Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) participou do evento com o Clube do Livro, que além de divulgar suas atividades distribuiu opúsculos e disponibilizou suas publicações para o público presente.

 

O Prêmio INCAER de Cultura Aeronáutica tem como objetivo homenagear aqueles que obtêm o primeiro lugar nos cursos e estágios de formação da Força Aérea Brasileira, bem como pessoas que se destacaram na promoção da cultura aeronáutica brasileira.

Em 22 de junho, na Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP), o do Cel Av Refm Reginaldo dos Santos Gimarães, Assessor Cultural do INCAER, conferiu o prêmio a 3S QSS BCT Ana Carolina Dias, primeira colocada no Curso de Formação de Sargentos (CFS).

 

 

Nesta oportunidade, as filhas do Suboficial Luiz Pimenta Monteiro, músico do efetivo do INCAER, também se formaram Sargentos da Força Aérea Brasileira. A 3S BCT Mariana de Souza Rangel Pimenta e a 3S BCT Marla de Souza Rangel Pimenta receberam suas divisas e o carinho da família. As recém-formadas foram designadas para servir no Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV). O efetivo do INCAER deseja sorte na jornada das novas sargentos.

 

 

 No dia 29 de maio de 2019, o Conselho Superior do INCAER se reuniu com o intuito de eleger dois novos membros para ocuparem a cadeira nº 5 cujo patrono é o Dr Joaquim Pedro Salgado Filho e que estava ocupada pelo Ten Brig Gandra, falecido em 24 de dezembro de 2018 e a cadeira nº 9 cujo patrono é Marechal-do-Ar Eduardo Gomes e que estava ocupada pelo Cel Cambeses, falecido em 13 de fevereiro de 2019.

A votação foi conduzida pelo Diretor do INCAER e Presidente do Conselho, Ten Brig Ar R/1 Rodrigues Filho, e contou com a presença dos seguintes conselheiros: Ten Brig Ar Refm Baptista, Ten Brig Ar Refm Pohlmann, Brig Ar Refm Athayde, Brig Ar Refm Bhering, Sr. Mauro Lins de Barros e Sr. Carlos Lorch, contando ainda com os votos, por representação ou por mídia, do Cel R/1 Camazano, Sr. Rubel Thomas e do Sr Henrique Lins de Barros, sendo secretariada pelo Subdiretor de Divulgação do Instituto, Brig Ar R/1 Pitrez.

O resultado do pleito foi encaminhado para homologação pelo Comandante da Aeronáutica, Ten Brig Ar Bermudez, e será divulgado tão logo homologado, juntamente com a data da posse dos novos Conselheiros.

 

No dia 10 de julho de 2019, a Escola de Aviação Militar (AEvM) completou 100 anos da sua criação. Por oportuno, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou uma cerimônia militar para comemorar um século da Instrução Militar na Aviação Brasileira.

O evento aconteceu no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro (RJ), e foi presidido pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, acompanhado do Comandante da Universidade da Força Aérea (UNIFA), Major-Brigadeiro do Ar José Isaias Augusto de Carvalho Neto. O INCAER (Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica) foi representado pelo seu Diretor Ten Brig Ar R/1 Rafael Rodrigues Filho e pelo Subdiretor de Cultura Maj Brig Ar R/1 José Roberto Scheer.

Além disso, a historiadora civil Monica Teixeira Serra, integrou a equipe de historiadores responsável pela pesquisa histórica e participou do desenvolvimento da exposição “Campo dos Afonsos – 100 anos da Instrução Militar na Aviação Brasileira”, inaugurada durante o evento. O espaço contempla as comemorações do centenário da EAvM com vídeos, painéis temáticos, vitrines, publicações, maquetes e banners, que apresentam um estudo com fontes primárias, relatórios, avisos ministeriais, boletins, fotografias, além de publicações impressas dos regulamentos e periódicos da época.

 

 

Representantes do INCAER estiveram presentes na inauguração da sala histórica “Professor Fernando Victor”, realizada no dia 21 de maio de 2019, por ocasião das comemorações do 70º aniversário da “Nascente do Poder Aéreo”, na Escola Preparatória de Cadetes do Ar, EPCAR, em Barbacena, MG.

O espaço, que ocupa parte da antiga gráfica da escola, apresenta exposição acerca da história e atuação da EPCAR. O ambiente conta com diferentes recursos expositivos, tais como televisores com vídeos, totem interativo, painéis com textos e imagens, vitrines com objetos representativos da trajetória da escola, incluindo o Livro Histórico original datado de 1949.

 

 

 

De 02 a 05 de abril de 2019, ocorreu no Rio de Janeiro, a quinta edição da LAAD Defence & Security (Latin America Aerospace and Defence). A feira é o principal ponto de encontro do setor de defesa e segurança e reúne bienalmente empresas brasileiras e internacionais especializadas no fornecimento de equipamentos, serviços e tecnologias para as Forças Armadas, Polícias, Forças Especiais, serviços de segurança, consultores e agências governamentais. Além disso, conta com o Apoio institucional do Ministério da Defesa, das Forças Armadas, do Ministério da Justiça e da estrutura brasileira de Segurança Pública.

 

 Como parte integrante dessa estrutura, a Força Aérea Brasileira pode expor na feira seus projetos estratégicos e os seus produtos. O INCAER (Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica) participou do evento ressaltando a importância de se preservar o legado deixado por quem construiu e constrói a história da aviação brasileira. O Instituto divulgou suas atividades para o público visitante, distribuiu opúsculos e disponibilizou as publicações do Clube do Livro para venda.

 

 

 

Durante os quatro dias de evento, foram vendidos mais de 60 exemplares de livros e distribuídas mais de 400 publicações. Dentre elas, Ideias em Destaque, Noticiário INCAER, Revista do SISCULT e a História da Participação da FAB na II Guerra Mundial, em inglês e espanhol.

Fim do conteúdo da página