Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > IMAE realiza Curso de Capacitação em Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (CC-DQBRN)
Início do conteúdo da página

O Instituto de Medicina Aeroespacial Brigadeiro Médico Roberto Teixeira (IMAE), localizado no Rio de Janeiro (RJ), realizou o Curso de Capacitação em Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (CC-DQBRN), entre os dias 10 e 13 de setembro. Participaram, na condição de alunos, 17 militares, entre oficiais e graduados, pertencentes a diversas Unidades da Força Aérea Brasileira (FAB).

Segundo o coordenador geral do curso, Tenente Médico Paulo Pires Júnior, a importância do mesmo para a manutenção operacional do efetivo do IMAE e estreitamento de relações de cooperação com outras instituições foi um marco a ser destacado. "O conhecimento dos princípios e dos riscos impostos por ambientes potencialmente contaminados é mandatório. Por isso, a melhor formação de nossos recursos humanos para atuarem nesses cenários, sem comprometer a saúde e os objetivos da instrução, tem são o foco do Instituto", afirmou.

O curso tem o objetivo de treinar tripulações para lidar com o transporte de material e pessoal, durante um evento que envolva agentes QBRN, além de capacitar tropas para atuarem nas ações de controle, detecção e descontaminação. Para que esse objetivo fosse atingido, o corpo de instrutores contou com militares bastante experientes na área, do efetivo do Instituto e, também, de outras Organizações Militares, tais como o Centro de Medicina Aeroespacial (CEMAL), o Parque de Material Aeronáutico do Galeão (PAMA-GL), a Escola de Instrução Especializada do Exército (EsIE) e o 1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (1º Btl DQBRN).

Para o Major de Infantaria Bruno Martins dos Santos, do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), o CC-DQBRN foi extremamente proveitoso e forneceu, aos integrantes de diversas equipagens da Força Aérea, o conhecimento necessário para atuar frente a incidentes envolvendo esse tipo de ameaça. “A partir de agora, a FAB pode contar com mais profissionais habilitados e motivados a difundir a doutrina de DQBRN em suas respectivas áreas de atuação”, concluiu.

Fonte: Seção de Comunicação Social do IMAE

Fim do conteúdo da página