Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias do ILA > 25 de Março - Dia do Especialista da Aeronáutica
Início do conteúdo da página

Manter os meios aéreos disponíveis para o devido cumprimento da destinação constitucional da Força Aérea Brasileira fez, faz e fará parte dos seus objetivos permanentes.

Para tanto, comemora-se no dia 25 de março, o Dia do Especialista de Aeronáutica, profissional que tem a nobre missão de fornecer o suporte necessário para a atividade-fim da Força Aérea Brasileira: voar e fazer voar!
São eles os responsáveis por diversas atividades de caráter geral e especializado, sem as quais, seria impossível administrar a complexa gama de rotinas que caracteriza a vida das instituições castrenses no mundo atual.

 Elementos fundamentais para a manutenção de nossa soberania sobre os céus da Pátria, esses profissionais de ponta atuam em diversas frentes que, juntas, nos possibilitam realizar o sonho do Ícaro.

 Dentro do SISMAB, os Especialistas desempenham um papel importantíssimo, onde dão total apoio nos hangares e parques de material, garantindo a meta de prever e prover o suprimento e a manutenção necessários ao suporte logístico do material aeronáutico e bélico, garantindo sua condição de pronto emprego com o menor consumo possível de recursos humanos, materiais e financeiros, seja em situação de paz, de conflito ou de emergência.

No tocante ao desenvolvimento da infraestrutura aeronáutica de nosso País, tem-se a garantia da implementação de um criterioso planejamento, que se inicia com o levantamento topográfico de grandes centros urbanos, alcançando até os rincões da Amazônia, onde profissionais enfrentando dias de sol a pino, mapeiam áreas que serão enaltecidas com projetos de engenharia e que promoverão cada vez mais a integração nacional, algo que está sendo concretizado através da valiosa colaboração de desenhistas, eletricistas e especialistas em obras e pavimentação.

A Diretoria de Tecnologia da Informação da Aeronáutica proporciona suporte essencial ao cumprimento da missão institucional da FAB, nas áreas de inteligência de negócios; provimento de sistemas; suporte técnico e logístico na infraestrutura de rede; garantia da segurança cibernética da informação; gestão logística dos simuladores, entre outras. Com o trabalho dedicado de seus especialistas em informática, nos diversos elos do sistema de tecnologia da informação, todas estas atividades se traduzem em substancial economia de tempo e energia, com maior agilidade nos processos e menor necessidade de recursos humanos e financeiros.

Não é em vão que o Hino do Especialista sugere que os senhores, homens e mulheres de azul, são o sustentáculo da aviação da FAB. Com o elevado espírito de patriotismo que imprimiram aos seus estudos, a FAB se revigora e amadurece todos os anos na formação de novas equipes de Especialistas.

 A capacitação do efetivo é uma condição prioritária para a contínua e incessante evolução da missão da Força Aérea Brasileira. Por intermédio das suas competências, os Especialistas da FAB serão responsáveis por transformar o conceito em realidade e manter as atuais demandas operacionais durante o desenvolvimento da Força Aérea do futuro.

 Temos a plena certeza da importância de sua participação neste momento que se evidencia a responsabilidade de atuação da Força Aérea Brasileira no cumprimento da sua missão constitucional de controlar, defender e integrar o território nacional, dentro de um cenário tridimensional de 22 milhões de km², na qual o papel do Especialista é preponderante.

É a esses homens e mulheres que o dia 25 de março é dedicado como forma de reconhecer um trabalho que, assim como a sustentação é invisível, é forte também o suficiente para fazer voar nossa Força Aérea e realizar grandes feitos na paz ou na guerra, cabendo-nos, portanto, parabenizar todos os seus integrantes pela dedicação e pela eficácia presentes em suas respectivas atuações.

Mais uma vez, me valendo do Hino do Especialista, recorro às suas sábias palavras: “Quando passa uma asa altaneira sob o céu, sobre a terra e o mar, devorando o espaço ligeira nós sentimos orgulho sem par. Especialista, avante ao ar!”.


Tenente-Brigadeiro do Ar Paulo João Cury

Comandante-Geral de Apoio

Fim do conteúdo da página