Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias do ILA > Nova proposta na modalidade EAD do ILA - Autoinstrucional
Início do conteúdo da página

Nova proposta na modalidade EAD do ILA - Autoinstrucional
No dia 1º de maio, iniciou-se a 1ª Edição de 2017 do Curso de Fiscalização, Acompanhamento e Controle de Contratos Administrativo – Módulo Básico (CFACC-MB) cuja finalidade é capacitar profissionais para atuarem como Gestores e Fiscais dos
Contratos vigentes no âmbito do COMAER.
Esta edição do curso pode ser considerada um marco na Educação a Distância do ILA, pois trata-se do 1° Curso Autoinstrucional do Instituto e da Força Aérea como um todo.
Segundo informações do Comando-Geral de Apoio (COMGAP), hoje, o CFACC-MB apresenta a maior demanda de militares a serem capacitados, principalmente, devido ao crescimento de prestação de serviços terceirizados no âmbito do COMAER.
Pensando nisso, desde 2016 o ILA vem se capacitando e buscando novas metodologias para seus cursos a distância. O resultado destes estudos pode ser observado nesta edição do CFACC-MB.
O curso Autoinstrucional é um modelo de EAD que vem se popularizando nos últimos anos. Ele se diferencia dos demais por garantir a autonomia e independência do aluno através de um material autoexplicativo, ou seja, não há acompanhamento e orientação de tutores. O próprio aluno é responsável pela sua própria aprendizagem, por meio da interação com os conteúdos que estão no próprio material ou nos materiais de apoio (textos, links, etc.), exercícios de fixação e autoavaliações.
A implementação desta modalidade de educação a distância visa, em primeiro plano, proporcionar capacitação em larga escala dos alunos e futuros fiscais da Força.
Em segundo plano, visa ainda a redução de custos com passagens áreas e diárias de tutores e instrutores envolvidos na capacitação. Para que o projeto fosse implementado, foi necessário o trabalho coletivo e a dedicação, não apenas da Seção de Desenvolvimento EAD, como das demais seções que compõem a Divisão de Ensino (DE) do ILA, no sentido de pesquisar novos programas, novas metodologias e não medir esforços para que este projeto fosse ao ar.

Veja mais fotos.

Fim do conteúdo da página