Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Palestra sobre “Cuidados Paliativos”
Início do conteúdo da página

No dia 19 de junho, o Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) realizou mais um importante passo rumo à idealização da prática de assistência em cuidados paliativos, com intuito do constante aprimoramento no atendimento a seus pacientes e familiares.

A Doutora Camila Guanais Velludo, médica geriatra da Santa Casa de Misericórdia, paliativista da Paliar e responsável pela implantação do Serviço de Cuidados Paliativos no Hospital Prevent Senior, ministrou palestra “Cuidados Paliativos versus Terminalidade”. Participaram do evento, integrantes da equipe multidisciplinar (médicos, enfermeiro, psicólogos, nutricionista e fonoaudiólogos) do HFASP, que puderam, não apenas ampliar seus conhecimentos teóricos sobre esta especificidade de tratamento, como também trocar experiências da prática hospitalar em um debate enriquecedor.

Dentre diversos pontos levantados, os que mais se destacaram foram: a necessidade de um contínuo desenvolvimento teórico do grupo; a importância de uma comunicação próxima e alinhada dentro da equipe multidisciplinar; e a existência do planejamento de propostas práticas dentro da instituição, tanto em enfermaria como em ambulatório. A Dra. Camila destacou a importância imprescindível da construção de uma cultura geral acerca dos cuidados paliativos dentro de uma instituição como o HFASP para alcançar a melhoria na assistência a nossos pacientes.

Fonte: Comunicação Social HFASP

Fim do conteúdo da página