Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > HFASP realiza palestra alusiva ao Dia Nacional de Controle da Asma
Início do conteúdo da página

Na véspera do Dia Nacional de Controle da Asma, que acontece no dia 21 de junho, o Tenente Médico Rodrigo dos Santos Lima, especialista em Pneumologia Pediátrica ministrou palestra ao efetivo do Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) sobre a doença, que é uma das doenças crônicas mais comuns do mundo e uma das cinco causas mais frequentes de internação hospitalar no Brasil.

É também conhecida por “asma alérgica”, “bronquite” ou “bronquite asmática”. Todas essas designações refletem um mesmo quadro, caracterizado por crises recorrentes de falta de ar, aperto no peito, tosse e chiado (sibilância). Devem-se evitar fatores desencadeantes como tabagismo (direto ou indireto), poeira doméstica, mofo, pêlo e saliva de animais. Porém, infecções respiratórias virais (resfriados e gripes), stress emocional e extremos de temperatura também são responsáveis por crises respiratórias.

O tratamento da asma, que tem como objetivo controlar os sintomas e prevenir as exacerbações, consiste na orientação sobre a doença, eliminação dos fatores desencadeantes, existência de um plano de ação por escrito e uso correto das medicações. “É muito importante ser feito um acompanhamento médico para prevenção das crises de asma, sendo que o sucesso do tratamento depende de um diagnóstico correto e da adesão do paciente”, comentou o Tenente Rodrigo.

Fonte: Comunicação Social HFASP

 

Fim do conteúdo da página