Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Noticias Internas > 04/2018 - Medicina da FAB auxilia a integração em saúde de nossas fronteiras
Início do conteúdo da página

Nos dias 3 e 4 de abril de 2018, ocorreu em Campo Grande-MS, o II Fórum de Médicos de Fronteira, evento realizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). A Força Aérea Brasileira (FAB) participou da mesa redonda: Forças Armadas na Preparação dos Médicos Militares de Fronteira. O representante médico, Capitão Médico Psiquiatra Anderson Ravy STOLF, do Esquadrão de Saúde de Campo Grande, ressaltou o apoio constante da Força, em conjunto com outras equipes médicas civis e militares, em ações de fronteira. Em especial às missões de evacuação aeromédica, que conseguem remover em horas pacientes que demorariam dias de transporte fluvial para chegar a centros médicos adequados, por exemplo. Também foi apresentada uma breve síntese do Sistema de Saúde da Aeronáutica, suas oportunidades de carreira, e os cursos que fazem parte da capacitação contínua do nosso efetivo. O Curso de Especialização em Medicina Aeroespacial (CEMAE) e os recentes cursos de Evacuação aeromédica, realizados em conjunto pelo Instituto de Medicina Aeroespacial Brigadeiro Médico Roberto Teixeira (IMAE), Esquadrão Pelicano (2º/10º GAv) e Esquadrão Puma (3º/8º GAv) foram colocados como exemplos. Outras ações ressaltadas foram os diversos treinamentos técnicos promovidos pelo IMAE e treinamentos contínuos para o efetivo, como a realização do Curso de Saúde Operacional.

Especial destaque foi dado à atuação do Hospital Tático-Móvel (Hospital de Campanha), com a apresentação ao público de fotos e explanações a respeito do apoio desse hospital a missões reais em diversas áreas, incluindo desastres naturais (enchentes e terremotos), visita de autoridades (Papa Bento XVI), acidentes aéreos (sendo o mais emblemático o acidente da aeronave civil 1906, em 2006) e o apoio a missões operacionais das Forças Armadas Brasileiras.
O público, composto majoritariamente por médicos conselheiros regionais de medicina, médicos com ações em fronteira e médicos professores universitários envolvidos no ensino do tema, relatou sua gratidão com o trabalho das Forças Armadas, e seu interesse em cooperação conjunta para ampliação das atividades de fronteira desenvolvidas.

O General de Divisão Médico R1 Josemar Câmara Feitosa é Membro da Comissão de Integração de Médicos de Fronteira do CFM e coordenou a mesa, que contou com as palestras do General de Divisão Carlos Alberto Mansur – Comandante da 12ª Região Militar, que falou sobre as ações de saúde pelos pelotões de fronteira da região norte, do Tenente Coronel Médico Rodrigo Brum Toledo – Comandante da Escola de Saúde do Exército, que falou sobre a medicina no Exército Brasileiro e do representante da Aeronáutica, Capitão Médico Anderson Ravy Stolf.

Fonte: Esquadrão de Saúde Campo Grande, por Capitão Médico Anderson Ravy Stolf

Fim do conteúdo da página