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A navegação de pacientes é uma metodologia desenvolvida originalmente na área de Oncologia que visa a assegurar a continuidade do tratamento.

O primeiro programa de navegação de pacientes foi desenvolvido, em 1990, no Estado de Nova York, Estados Unidos da América, pelo médico Harold Freeman. O programa teve como objetivo principal eliminar barreiras socioeconômicas, socioculturais, psicológicas, de comunicação e burocráticas no decorrer do cuidado ao paciente, contemplando todo o processo continuum de saúde, o qual inclui prevenção, detecção precoce, diagnóstico, tratamento e cuidados ao fim da vida. Com sua implantação, observou-se melhora na educação e no acesso ao diagnóstico e tratamento precoce, aumentando a taxa de sobrevida de pacientes com câncer de mama (Freeman HP, Rodriguez RL., 2011). Após o desenvolvimento de programas de navegação, surgiu a figura do enfermeiro navegador no cenário da Oncologia (Shejila CH. et al, 2015).

Sabendo que há uma diversidade de dificuldades na consecução do tratamento odontológico de pacientes de alta complexidade sistêmica, a figura do profissional navegador trabalha com a idéia de que o único fator interveniente aceitável para o não desenrolar de um plano odontológico/terapêutico é a falta de vontade do paciente.

A partir de um projeto pautado na literatura atual, elaborado pela Maj QODENT PDN Carolina de Moraes Pires e apresentado ao Ten Cel QODENT ENT Marcelo Rolla de Souza, Chefe da Divisão Odontológica do HFAG (DOD/HFAG) surgiu a ideia de aplicar os conceitos de navegação ao modelo de Odontologia Hospitalar Integral, que vem sendo praticado e constantemente desenvolvido, pela equipe da DOD/HFAG.

Dentre os principais aspectos observados pela Maj Dent Carolina, os quais a motivaram no desenvolvimento desse projeto estão:

  1. O aumento da complexidade dos tratamentos resulta na diminuição da continuidade da terapêutica proposta para muitos pacientes;
  2. O tempo estendido para acessar os tratamentos;
  3. A pouca orientação acerca de possíveis entraves ou barreiras do sistema (agendamentos etc.), que possam assegurar um correto diagnóstico, o planejamento e a execução do tratamento odontológico em si; e,
  4. A necessidade de oferecer um acolhimento humanizado, que de fato impacte positivamente na continuidade do atendimento de pacientes.

Portanto, a navegação de pacientes na DOD/HFAG se traduz em uma intervenção para mitigar problemas e proporcionar um atendimento personalizado durante toda a trajetória do paciente em tratamento. Trata-se de um modelo de prestação de cuidados, centrado no paciente. O foco da navegação é promover a oportuna movimentação e efetivo direcionamento de um paciente por meio de um continuum de assistência à saúde que, muitas vezes, é complexa. A navegação é utilizada com o objetivo de orientar os pacientes através e ao redor de barreiras existentes em qualquer sistema de saúde, para assegurar diagnóstico e tratamento oportunos. Consiste em um conceito utilizado com o objetivo de impactar positivamente na continuidade do atendimento de pacientes.

Reconhecendo que a assistência prestada pela Odontologia Hospitalar Integral do HFAG está inserida no amplo cenário assistencial do SISAU, ficou estabelecido que a DOD/HFAG passaria a utilizar um Graduado Técnico em Saúde Bucal (STO/TSB) com perfil responsável e humanizado, capaz de verificar a viabilidade de todos os agendamentos dos pacientes que passarem pela clínica de Preparo Odontológico (PPO), bem como nas clínicas especializadas recomendadas, no tempo estipulado e ainda controlar a frequência desses pacientes, objetivando a continuidade do tratamento.

O projeto foi apresentado, pelo Chefe da DOD, ao Senhor Diretor Interino do HFAG, Cel Med Marcelo Sávio da Silva Martins que não só aprovou a iniciativa, como motivou a equipe da DOD a atingir os objetivos propostos.

Dessa forma, os pacientes de alta complexidade sistêmica em tratamento na DOD/HFAG já vem sendo acompanhados pela 1º Sargento QSS STO Elaine, navegadora criteriosamente selecionada, para o exercício dessa função.

As necessidades de abertura de vagas detectadas pela navegadora são sinalizadas à secretaria da DOD. A hierarquização dos pacientes e de suas necessidades é realizada pelos Oficiais Dentistas da clínica de Preparo Odontológico, a partir dos sistemas de Scores, tanto para pacientes internados, como para os pacientes ambulatoriais oriundos das diversas clínicas médicas e médico-cirúrgicas do HFAG. Há ainda a possibilidade do direcionamento de pacientes para a clínica de UPI. Eventuais obstáculos de outra natureza, são relatados pela navegadora à Chefia da Subdivisão Técnica da DOD/HFAG, a fim de que sejam resolvidas junto aos setores envolvidos (ex:  Serviço Social, Psicologia);

Casos excepcionais são amplamente discutidos de forma multidisciplinar e, sempre que necessário, diretamente com o Chefe da DOD.

A 1S QSS STO Elaine, navegadora da DOD/HFAG foi entrevistada objetivando apresentar este trabalho tão importante desempenhado pela referida militar, possibilitando a percepção de como ela se vê, profissionalmente, atuando nessa função.

Confira a seguir a entrevista realizada pela Cap QODENT ROI Rachel Albuquerque, Chefe da Seção de Comunicação Social do HFAG:

Cap Rachel Albuquerque: Você observa benefícios para os pacientes desde a implantação da navegação, na DOD/HFAG?

1S Elaine: Com certeza. Estamos lidando com pacientes muitas vezes debilitados, e/ou fragilizados pelo tratamento oncológico; pacientes ambulatoriais com comorbidades graves e/ou de difícil controle; e, outros que passaram ou que ainda vão passar por uma cirurgia difícil etc. Geralmente, esses pacientes ficam assoberbados com a quantidade de consultas, exames e visitas ao médico. Tais fatores acabam diminuindo muito a adesão do paciente ao tratamento odontológico. Tratamento esse tão necessário para tratar e evitar infecções, restabelecer ou manter sua autoestima, funções mastigatória, fonatória, estética e, consequentemente, saúde.

Cap Rachel Albuquerque: No seu dia a dia, você percebe a satisfação dos pacientes com a implantação da navegação?

1S Elaine: Sim, o retorno é sempre positivo. Eles se sentem acolhidos e tratados com humanidade, em um momento tão delicado de suas vidas. É um acalanto poder facilitar um pouco a vida desses pacientes.

Cap Rachel Albuquerque: Como você descreveria a importância da navegação para os pacientes de alta complexidade atendidos na DOD/HFAG?

1S Elaine: Muitos pacientes acabam tendo uma baixa adesão ao tratamento odontológico por estarem tratando alguma comorbidade. Muitas vezes o quadro clínico do paciente, internações, e outros dificultam essa assiduidade. Meu trabalho consiste em: acompanhar a evolução do tratamento odontológico desses pacientes e assegurar que ele tenha continuidade; acolher os mais debilitados instituindo prioridade no tratamento. Muitos precisam de urgência para um pré-operatório, outros para iniciar um tratamento na Oncologia.

Cap Rachel Albuquerque: Como você classificaria o seu grau de motivação profissional, trabalhando como Graduada Navegadora na DOD/HFAG?

1S Elaine: Tem sido muito gratificante acolher os pacientes num momento tão delicado. Poder facilitar um pouco a vida desses pacientes, acompanhar a evolução de seus tratamentos, a restauração de sua autoestima e saúde.

Cap Rachel Albuquerque: Que aspectos envolvidos na navegação te motivam mais?

1S Elaine: Com certeza ver o paciente se tornando mais assíduo às consultas. Acompanhar o paciente evoluindo no tratamento e restabelecendo sua saúde bucal.

Fonte:
Referências Bibliográficas
  1. FREEMAN HP, RODRIGUEZ RL. History and principles of patient navigation. Cancer [Internet]. 2011 [cited 2019 Jul 12];117 (suppl 15):3539-42. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4557777/pdf/nihms712733.pdf
  2. Rodrigues RL, Schneider F, Kalinke LP, Kempfer SS, Backes VMS. Clinical outcomes of patient navigation performed by nurses in the oncology setting: an integrative review. Rev Bras Enferm. 2021;74(2):e20190804.
  3. SHEJILA CH, MAMATHA SP, FERNANDES DJ. Oncology nurse navigator programme: a narrative review. Nitte Univ J Health Sci[Internet]. 2015 [cited 2020 Jun 29];5(1):103- 7. Available from: http://nitte.edu.in/journal/december2014/ONNP.pdf
  4. SOUZA, I.C.A.et al. Atuação e competências do enfermeiro navegador: revisão Integrativa E-locução / Revista Científica da FAEX edição 20 – volume 10, 2021. – ISSN 2238-1899.
Fonte: Marcelo Rolla de Souza - Ten Cel QODENT ENT
Chefe da Divisão Odontológica do HFAG
Revisão: Maj Med Carla Amaral, Assistente de Direção do HFAG
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