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Página inicial > Slideshow > HFAG Promove Curso de Capacitação de Instrutores de Simulação Realística com Uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem para Seus Oficiais da Área de Saúde
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“A Simulação é uma técnica não uma tecnologia” – esta é uma afirmação feita por David Gaba, um dos procursores no uso da Simulação no ensino a profissionais de saúde, utilizando manequins e simuladores mais sofisticados que o convencional. Esta afirmação é importante para apresentar um dos objetivos do Curso de Capacitação de Instrutores de Simulação Realística com uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem no HFAG.

curso-simulacao-realistica2O curso foi oferecido no dia 19 de julho de 2018 e nele foram apresentados o conceito e a aplicabilidade da Simulação no atendimento de emergência ao paciente, capacitando os profissionais de saúde para o uso deste método, desde a remontagem de uma UTI ao cenário do consultório da atenção básica.

“A introdução da simulação no ensino e treino de profissionais de saúde implica uma adaptação da metodologia de ensino e a aquisição de novas competências pedagógicas e técnicas. Sendo a simulação clínica uma área ainda emergente, os atuais profissionais de saúde não se encontram preparados para assegurar todos os aspetos que a envolvem. Deste modo torna-se imperativo a formação dos instrutores que irão desenvolver e manter as aulas aqui no HFAG”. Disse o Ten Cel Méd Eucir (Chefe do Setor de Pneumologia e do Departamento de Ensino e Pesquisas do HFAG).

De acordo com o Ten Cel Elcir, a Simulação pode ser também considerada como a criação de um ambiente controlado, em que os profissionais terão oportunidade de emergirem em situações vivenciais da prática, mas sem os riscos da vivência clínica, em que os erros são pontos chaves para melhoria da assistência e do preparo profissional. Para tanto, desde o planejamento da aula à realização das discussões pós-simulação, as técnicas e passos inerentes ao método devem ser observados, os quais tornam o “estudante” protagonista em seu processo de aprendizagem, mas sempre norteado por seu facilitador-instrutor.

Os objetivos do curso foram:

  • - Aquisição de conhecimentos e competências básicas para organizar um curso de simulação, nas suas diversas fases;
  • - Compreender os diversos papéis a desempenhar durante um curso de simulação;
  • - Experienciar o papel de formador e de formando.

A programação do curso incluiu:

  • - Elaboração e aplicação de cenários comportamentais
  • - Facilitação em Debriefing comportamental
  • - Utilização de hot seat em cenários realísticos
  • - Elaboração de treinamentos de habilidades comunicacionais e atitudinais
  • - Avaliação de habilidades não-técnicas utilizando a simulação realística
  • - Debriefing difícil: gerenciamento de conflitos, mediação, feedback e outros
  • - Fundamentos da pesquisa científica em Simulação Realística
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