Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Compreende-se como sedentarismo o estilo de vida caracterizado por uma grande inatividade física, algo que ultimamente tem sido comum à maioria das pessoas.

sedentarismo4

Antigamente, tínhamos que, literalmente, correr atrás dos nossos alimentos ou caças, para até mesmo não se tornar um. sedentarismo3Hoje em dia, os avanços tecnológicos estão fazendo com que as pessoas se movimentem cada vez menos. Por exemplo: os meios de transportes exigem cada vez menos esforço físico, escadas rolantes, elevadores, os meios de comunicação que fazem com que simples digitações cheguem em segundos (no passado,  escrevíamos uma carta, postávamos e aguardávamos alguém entregá-la). Por isso, uma grande parte da população, principalmente mais desenvolvida economicamente, encontra-se com um alto nível de sedentarismo, um estilo de vida prejudicial a saúde.

As consequências negativas são alarmantes:

  • Diminuição da capacidade funcional, decorrente da hipotrofia ou atrofia muscular, deficiência no sistema cardiorrespiratório, perda gradual da força e resistência muscular.
  • Síndrome Metabólica que ocorre quando estão presentes três dos cinco critérios abaixo:

sedentarismo2– Obesidade central - circunferência da cintura superior a 88 cm na mulher e 102 cm no homem;
– Hipertensão Arterial - pressão arterial sistólica > ou = 130 e/ou pressão arterial diatólica > ou = 85 mmHg;
– Glicemia alterada (glicemia > ou = 100 mg/dl) ou diagnóstico de Diabetes;

– Triglicerídeos > ou = 150 mg/dl;
– HDL colesterol < ou = 40 mg/dl em homens < ou = 50 mg/dl em mulheres

    • Redução da flexibilidade muscular tendinosa também na densidade óssea
    • Aumento no risco de infarto agudo do miocárdio e acidente vascular encefálico (AVE), podendo levar a morte súbita.

sedentarismo1

  • Baixa no sistema imunológico, aumentando a incidência e desenvolvimento de várias doenças
  • Menor coordenação psicomotora
  • Depressão, aumento dos níveis de ansiedade, baixa auto estima e outros distúrbios psicológicos
  • Alterações no sono, apetite, sede, desejo sexual...
  • Desequilíbrio hormonal
  • Maior risco em desenvolver doenças neoplásicas (câncer)

Recomendações para reverter o quadro atual:

  • A atividade física diária deve ser vista como um marco fundamental de um estilo de vida ativo, devendo ser reintegrada à rotina da vida cotidiana.
  • Deve-se proporcionar a crianças e adolescentes instalações e oportunidades para participar de agradáveis programas diários de exercício, de forma que a atividade física se torne um hábito para toda a vida.
  • Os adultos devem ser estimulados a aumentar sua atividade física habitual gradualmente, objetivando realizar pelo menos 30 minutos diários de atividade com intensidade moderada como, por exemplo, caminhada e subida de escadas. As mais intensas como o trote, corrida, andar de bicicleta, jogos de campo ou quadra (futebol, tênis, etc.) e natação podem proporcionar benefícios adicionais.
  • Os cidadãos da terceira idade, incluindo os mais idosos, cujo número aumenta em todo o mundo, devem ser estimulados a ter vida fisicamente ativa de modo a manter sua independência de movimentação e sua autonomia pessoal, a reduzir os riscos de lesões e a promover nutrição ideal. Os papéis e as relações sociais serão assim também facilitadas.
  • O fato de que há benefícios ao iniciar atividade física a qualquer idade deve ser amplamente divulgado pelos meios de comunicação. Nunca e tarde para se tomar decisões acertadas.

sedentarismo5

A promoção da atividade física deve ser parte de uma política de saúde pública, pois as implicações são importantes e com amplo alcance.

  • Educar e reeducar os médicos, outros profissionais de saúde e professores de todos os níveis para promover a atividade física, aconselhando seus pacientes, e alunos, dando-lhes bons exemplos.
  • Um período mínimo de atividades física é necessário para que os efeitos benéficos à saúde sejam garantidos; sessões de curta duração (10 a 15 minutos) acumuladas ao longo do dia podem ser realizadas ou apenas sessões únicas de longa duração (30 a 60 minutos) são capazes de promover benefícios
  • Estabelecer campanhas de educação pública através dos serviços de saúde e da mídia, apoiada por formadores de opinião e indivíduos-modelo da comunidade.
  • Se essas recomendações forem seguidas, os benefícios em salvar vidas e melhorar a qualidade de vida de grande número de indivíduos em todo o mundo certamente serão substanciais. A hora de agir é agora.

Referência bibliográfica

http://www.wgate.com.br/conteudo/medicinaesaude/fisioterapia/variedades/sedentarismo_daniella.htm 

http://pplware.sapo.pt/pessoal/ciencia_saude/curiosidades-sedentarismo/ 

http://www.vitalqualidadedevida.com.br/informativo_sedentarismo.php 

http://www.saudinha.com/parcerias/revista_imprensa/jornal_madeira/2004/jm_2004_07_25_01.htm

Guidelines for Exercise Testing and Prescription. 3ª ed. Lea & Febiger, USA, 1986.

McArdle, W.D.; Katch, F.I.; Katch, V. Fisiologia do Exercício, Energia , Nutrição e Desempenho Humano. - 3ª edição. Guanabara Koogan, 1998.

Nabil Ghorayeb & Turibio Barros - O exercício - Preparação Fisiológica, Avaliação Médica - Aspéctos Especiais e Preventinos. -1ª edição. Editora Atheneu, São Paulo, Brasil, 1999.

2º Ten EFI Bruno Rodrigues Freire

Fim do conteúdo da página