Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > SlideShow > Divisão Odontológica e Seção de Ortopedia Unem-se Promovendo Atenção Integral aos Pacientes de Ambulatório de Doenças Osteometabólicas
Início do conteúdo da página

A Divisão Odontológica (DOD) do Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG) ampliou seu escopo de atuação ao incluir, no protocolo hospitalar de encaminhamento, os pacientes do ambulatório de doenças osteometabólicas, da Seção de Ortopedia (SORT). O objetivo é ampliar a parceria entre estes setores, facilitando o fluxo destes pacientes e permitindo o preparo odontológico prévio às terapêuticas medicamentosas com anti-reabsortivos, largamente utilizados no tratamento das doenças osteometabólicas.

A relação entre a saúde oral e o tratamento das doenças osteometabólicas encontra base na literatura científica pelo risco de o paciente desenvolver Osteonecrose dos Maxilares Relacionados a Medicamentos (Medication Related Osteonecrosis Of The Jaw - MRONJ). Tal efeito colateral representa uma importante complicação para o tratamento odontológico, demandando alterações em seu plano. Procedimentos invasivos ou que envolvam manipulação/curetagem óssea devem ser realizados apenas antes de iniciada a terapêutica medicamentosa específica, uma vez que representam um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de MRONJ. Cabe ressaltar que a suspensão temporária do medicamento não reduz o risco de desenvolver o problema.

O Maj QOMED ORT Fernando Ruben de RANIERI da Silva Pereira, Chefe da DAC (Divisão de Atividades Complementares) do HFAG e Adjunto da Chefia da SORT (Seção de Ortopedia),relatou: “ O trabalho multidisciplinar com a Odontologia Hospitalar aumenta a segurança dos pacientes ortopédicos. Nos casos de artroplastias do joelho e quadril o tratamento das doenças periodontais e demais condições diminui os índices de infecção. Na parte osteometabólica o acompanhamento conjunto permite o tratamento da osteoporose alinhado às necessidades odontológicas. A SORT e a DOD em sinergia.”

A lista completa de medicamentos já descritos em associação a MRONJ pode ser observada na tabela abaixo, conforme publicado em revisão sistemática recentemente conduzida por Eguia, Bagan & Cardona (2020).

A parceria multidisciplinar estabelecida está alinhada à missão da DOD/HFAG de prover atenção integral em Odontologia Hospitalar, unindo ainda mais a Odontologia à equipe multidisciplinar e agregando valor aos tratamentos de alta complexidade dedicados aos beneficiários do Sistema de Saúde no HFAG.

Tabela 1. Lista de medicamentos já associados a Osteonecrose Medicamentosa.

Bisfosfonatos

Etidronato
Clodronato
Alendronato
Risendronato
Tiludronato
Pamidronato
Ibandronato
Zolendronato

Imunomoduladores: anti – TNFα

Infliximab
Adalimumab
Rituximab

Biológicos anti-reabsortivos

Denosumab

Anti-angiogênicos: anti-VEGF

Bevacizumab
Aflibercept
Pazopanib
Cabozantinib

Outros imunomoduladores

Metotrexato
Temsirolimus
Everolimus

Anti-angiogênicos

Sunitinib
Axitinib
Dasatinib
Imatinib
Erlotinib
Sorafenib

Fonte: Eguia, Bagan & Cardona. Review and update on drugs related to the development of osteonecrosis of the jaws. Med Oral Patol Oral Cir Bucal 2020; 25(1): e71-e83.

FONTE: Divisão Odontológica (HFAG)
EDIÇÃO: Seção de Comunicação Social (HFAG)

Fim do conteúdo da página