Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Segurança do Paciente
Início do conteúdo da página

SEGURANÇA DO PACIENTE

 

Em 2009, um relatório divulgado pelo Instituto de Medicina dos Estados Unidos (Errar é humano: construindo um sistema de saúde mais seguro) analisou prontuários de 30.121 internações (6,5% dos quais provocaram disfunções permanente e 13,6% envolveram a morte do paciente). Com base nestes resultados, estimou-se que os danos haviam contribuído para as ocorrências de 180.000 óbitos por ano naquele país. Após a publicação desse relatório, tornou-se urgente a redução de eventos adversos em todo o mundo. Em se tratando da assistência a saúde nos hospitais brasileiros, acredita-se que os erros e suas consequências são consideravelmente maiores, devido a vários quesitos.

Sabendo da importância do tema, o Ministério da Saúde editou a Portaria GM/MS 529/2013, que institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente. A ANVISA instituiu as ações para Segurança do Paciente, com objetivo de prevenir e reduzir a incidência de eventos que gerem danos ao paciente, adotando como escopo de atuação para os eventos associados à assistência à saúde, as Seis Metas da Organização Mundial da Saúde.

O Hospital de Força Aérea de Brasília, engajado nesta responsabilidade e no intuito de ampliar as ações previstas para o Núcleo de Segurança do Paciente, promoveu, por intermédio das integrantes do Núcleo de Segurança, Ten Karla Marques e a Sgt Tainá Romão,a divulgação das metas internacionais nos diversos setores assistenciais do hospital, as quais estão relacionadas a seguir:

 

  1. Identificar corretamente o paciente;
  2. Melhorar a comunicação entre profissionais de saúde;
  3. Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos;
  4. Realização de cirurgia segura em sítio cirúrgico, procedimento e paciente corretos;
  5. Higienizar as mãos para evitar infecções; e
  6. Avaliar os pacientes em relação ao risco de queda e úlcera por pressão, estabelecendo ações preventivas.

 

 “Eu sou parte de uma equipe. Então, quando venço, não sou eu apenas quem vence. De certa forma, termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas.” Ayrton Senna

 

 

Matéria: TCel R1 Cristina e SO R1 Jefferson
Fotos: SO Jefferson
Publicação: Sgt Ana Reis
Fim do conteúdo da página