Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Como ter alimentação saudável
Início do conteúdo da página

Alimentação Saudável

Ter uma boa alimentação é sinônimo de ter uma vida saudável, com variedade, moderação e equilíbrio A adoção de uma alimentação equilibrada previne o surgimento de doenças crônicas e melhora a qualidade de vida. Frutas, verduras, legumes e cereais integrais contêm vitaminas, fibras e outros nutrientes, que auxiliam nas defesas naturais do corpo e devem ser ingeridos com freqüência.

Muitos componentes da alimentação dos brasileiros são associados ao desenvolvimento de doenças, como o câncer, problemas cardíacos, obesidade e o diabetes. Por isso, alimentos ricos em gorduras saturadas, como carnes vermelhas, frituras, molhos industrializados, salsichas, lingüiças, mortadelas, entre outros, devem ser ingeridos com moderação.

Passos para uma alimentação saudável:

  • Passos para uma alimentação saudável:
  • Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis;
  • Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.
  • Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas e outras guloseimas como regra da alimentação.
  • Diminua a quantidade de sal e temperos industrializados na comida e retire o saleiro da mesa.
  • Consuma fibras, ajudam a regularizar o funcionamento do intestino, prevenir o câncer intestinal, diminui o  nível açúcar no sangue e reduz os níveis do colesterol.
  • Beba pelo menos dois litros de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.
  • Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.
  • Inclua diariamente seis porções do grupo dos cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos em sua forma mais natural.

Para uma alimentação saudável, variada e equilibrada é indispensável o acompanhamento com um nutricionista para que  todo plano alimentar seja feito de acordo com sua individualidade bioquímica.

 Seção de Nutrição e Dietética - SNUD

Fim do conteúdo da página