Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Videofluoroscopia da Deglutição
Início do conteúdo da página

No dia 17 de abril de 2018 a 2º Ten QOCON FON Luciana Albuquerque de Souza Toledo apresentou ao efetivo de oficiais um recurso diagnóstico de extrema importância e complexidade para detecção de disfunções na deglutição: a VIDEOFLUOROSCOPIA.

Segundo a Ten Luciana este exame é considerado o “padrão ouro” para a avaliação das disfagias que são os problemas relacionados à deglutição que podem ocorrer em suas diversas fases – preparatória, oral, faríngea ou esofágica.

O referido exame encontra-se em fase de implantação no HFAB e é fruto da necessidade de aperfeiçoamento do diagnóstico das disfagias, aliados ao empenho do chefe da Divisão Médica, Ten Cel Med Braga e da chefe da Divisão de Atividades Complementares, Ten Cel Farm Amélia Ferraz , contando também com o apoio do Cap Med Fabiano, chefe da Radiologia.

  As disfagias, que são um grave problema relacionado à saúde tanto em crianças como em adultos, podem cursar com engasgo, aspiração do alimento para o pulmão que, não raro, resultam em pneumonia aspirativa, além do risco de desnutrição e desidratação.

Enfatizou ainda os principais sinais de alerta que podem sugerir a presença da disfagia; os recursos diagnósticos utilizados pela fonoaudiologia, baseados na avaliação indireta e direta, os exames complementares já existentes de nasofibroscopia da deglutição, ausculta cervical e a moderna videofluoroscopia da deglutição, exame este que será realizado na radiologia fornecendo imagens dinâmicas da deglutição, permitindo o slow motion e possibilitando um diagnóstico preciso à fonoaudióloga, especialista nesta área.

Parabéns, Ten Luciana, pela iniciativa de trazer ao HFAB um exame de ponta, colocando-o em destaque no cenário do Distrito Federal e na Força Aérea.

“A alimentação está associada ao prazer, à satisfação e à celebração, por isso, deve ser valorizada no dia a dia.”

“Nosso dever, como profissionais da saúde, é proporcionar uma alimentação segura ao paciente, priorizando sempre uma melhor qualidade de vida.”

 

 

 

Fim do conteúdo da página