Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Médica da FAB recebe Título de Doutora em Ciências da Saúde pela UNICAMP
Início do conteúdo da página

Médica da FAB recebe o título de Doutora em Ciências da Saúdepela UNICAMP

 A Capitão Maria Raquel Marques Furtado de Mendonça Louzeiro, ginecologista e obstetra do Hospital de Força Aérea de Brasília (HFAB), foi aprovada na defesa de sua tese de Doutorado “Associação entre alguns parâmetros hemostáticos e distribuição de gordura avaliada clinicamente e através de densitometria corporal em mulheres com síndrome dos ovários policísticos”, no dia 29/11/17, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

A atividade de pesquisa iniciou-se em 2010 e os estudos concluíram que a distribuição de gordura androide em mulheres com síndrome dos ovários policísticos (SOP), particularmente em jovens e com sobrepeso, afeta diretamente alguns parâmetros hemostáticos, sugerindo maior probabilidade de alterações na coagulação sanguínea, com provável elevação do risco tromboembólico.

A pesquisa foi desenvolvida no Brasil, sendo apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). O estudo gerou dois artigos científicos. O primeiro foi publicado na revista Fertility and Sterility, um dos mais importantes e conceituados periódicos internacionais da área de Ginecologia, com alto fator de impacto (Qualis A1), e o segundo encontra-se em fase de análise para publicação.

Cabe destacar que o Programa de Pós-Graduação em Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP possui nota 7 (máxima) pela avaliação quadrienal realizada pela CAPES, sendo considerado de padrão internacional de excelência.

Para a Saúde da Aeronáutica, a integração do médico militar com o meio acadêmico civil facilita o acesso a recursos médicos que porventura não estejam disponíveis nas OSAs e que eventualmente possam ser necessários tanto para diagnóstico como para tratamento, além de poder contar com maior possibilidade de intercâmbio científico. Essa inserção no meio da pesquisa gera maior motivação pessoal para um trabalho de maior interesse, mais profundo e assertivo, levando a um engrandecimento global da organização com melhoria na qualidade do serviço prestado, maior satisfação do usuário e melhor desempenho do militar.

A Cap Maria Raquel é graduada pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), possui Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina de Botucatu (UNESP) e Mestrado e Doutorado em Tocoginecologia pela Faculdade de Ciências Médicas (UNICAMP). Atualmente é Adjunta da Seção de Ginecologia e Obstetrícia do HFAB.

 

 

Fim do conteúdo da página