Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Slideshow > IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO AUDITIVA NO HFAB
Início do conteúdo da página

Aconteceu no último dia 25/10/2023, no auditório do HFAB, a instrução que culminou com a implantação do Programa de Conservação Auditiva ( PCA) no HFAB. Durante os meses de setembro e outubro a Seção de Fonoaudiologia traçou o panorama epidemiológico das áreas de risco audiológico, por meio de medições de ruído e análises dos exames audiológicos dos militares que atuam nas seguintes seções: Infraestrutura, Nutrição, Odontologia e Laboratório de Análises Clínicas. A ICA 160-7 prevê a realização do PCA em áreas em que os níveis de pressão sonora são elevados e normatiza as atividades de prevenção e acompanhamento de alterações audiológicas nos profissionais expostos.

Foi confeccionado um relatório com todas as informações do estudo realizado e entregue aos chefes das referidas seções e ao Diretor do HFAB, o qual demonstrou sua satisfação e salientou a importância desta avaliação realizada pela Fonoaudiologia.

 “Estamos avançando no cuidado com um dos nossos maiores bens envolvidos na comunicação: a audição", relatou a 1° Ten Ana Zica que acrescentou ainda: " é comum, em nossa vivência clínica diária, a queixa de pacientes que trabalharam em locais ruidosos e, que ao envelhecerem, sentem-se entristecidos por não conseguirem compreender a fala de forma eficaz para manter a comunicação com seus familiares e amigos".

A expectativa do setor é de que este tenha sido  um momento muito importante, onde se espera  que o efetivo utilize os conhecimentos adquiridos e faça uso correto dos equipamentos de proteção individual (os protetores auditivos) disponíveis em suas Seções.

A instrução abordou os conceitos de audição, deficiência auditiva, fez uma análise dos dados estatístico no Brasil e no Mundo, além de tratar dos efeitos do ruído no organismo. Por fim, a palestrante mostrou os tipos de protetores auditivos disponíveis, a forma correta de manuseio e higienização.

O Diretor Interino do HFAB, Coronel Médico Jorge Antonio Carvalho Feijó, parabeniza a Seção de Fonoaudiologia pela iniciativa e pela efetiva implantação do Projeto de Conservação Auditiva neste Hospital.

 

Matéria e fotos: Ten Ana Zica
Revisão e publicação: Ten Cel R/1 Critina - SCS/HFAB
Fim do conteúdo da página