Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > HCA realiza capacitação in loco sobre a notificação de eventos adversos a medicamentos
Início do conteúdo da página

Entre os dias 06/02/2024 e 11/04/2024, a 1° Tenente Farmacêutica Michelle Menezes Machado da seção de Farmacovigilância da Subdivisão de Farmácia Hospitalar e a 2° Tenente Farmacêutica Elaine Cristina Xavier Ferreira do Núcleo de Segurança do Paciente (NUSP), realizaram uma série de treinamentos sobre identificação e notificação de eventos adversos a medicamentos (EAM) e desvios de qualidade de medicamentos no Hospital Central da Aeronáutica (HCA).

A capacitação teve como público alvo enfermeiros, graduados e praças das áreas assistenciais (Unidade de Pacientes Internos e Externos, exames complementares, emergência e Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS)) e foi realizada in loco (diretamente no ambiente de trabalho) nos postos de trabalho da equipe de enfermagem.

Foram abordados assuntos como os desvios de qualidade de medicamentos, eventos adversos a medicamentos (reações adversas, inefetividade terapêutica, intoxicação, uso abusivo, uso off label e erros de medicação – na prescrição, dispensação, preparo e administração)  além de apresentação dos formulários de notificação de EAM e desvios de qualidade de medicamentos, que estão disponíveis na página do HCA (aba “ao profissional de saúde”). Após cada encontro, foi realizada uma dinâmica com jogo educativo sobre os temas abordados.

O treinamento faz parte de uma série de atividades previstas no projeto “Melhoria no processo de notificação espontânea de eventos adversos a medicamentos pelos profissionais de saúde do Hospital Central da Aeronáutica - HCA”. Apesar de haver ferramenta para notificação e esta ser acessível pelos profissionais de saúde, observa-se que há uma subnotificação quando se trata de eventos adversos a medicamentos. Dessa forma, o projeto tem como objetivo promover estratégias para conscientizar os profissionais de saúde sobre a importância da notificação de eventos adversos a medicamentos e criar uma cultura na qual os profissionais possam compartilhar a informação livremente, com o apoio da direção do HCA.

O material utilizado no treinamento foi disponibilizado para consulta do efetivo.

Fim do conteúdo da página