Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > Últimas notícias > HCA azul contra câncer de próstata
Início do conteúdo da página

Com o início de novembro, começam as ações da mobilização da campanha Novembro Azul, voltada para reforçar a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e incentivar os homens a cuidarem da própria saúde. O assunto é sério e precisa da sua atenção. De acordo com dados disponibilizados no site do Instituto Nacional do Câncer (INCA), somente em 2019, estimam-se no Brasil 68.220 novos casos de câncer de próstata, é o segundo tipo de câncer mais comum entre os brasileiros (atrás apenas do câncer de pele).

A consulta preventiva deve ocorrer a partir dos 40 anos de idade, quando há histórico familiar da doença, os demais após 45 anos ou de acordo com orientações médicas. O tratamento desse tipo de câncer vai depender da idade do paciente, estágio do tumor e condições gerais de saúde do indivíduo.

Para diagnóstico do tumor, os exames mais comuns são os clínicos, laboratoriais e radiológicos. “O preconceito dos homens ainda é o grande vilão, principalmente em razão do exame clínico (toque retal), que é fundamental para detectar a presença ou não de nódulos e anormalidades. Por esse motivo, uma grande parte dos pacientes resistem em não procurar o urologista, dificultando assim o diagnóstico no início da doença” enfatiza o chefe da clínica de Urologia do Hospital Central da Aeronáutica, o Major Médico Carlos Alberto Carvalhal Rainho.

O Coronel Médico Urologista R1 Carlos de Franco, que atualmente faz parte do quadro de efetivo do HCA como Prestador de Tarefa por Tempo Certo (PTTC), no ano de 2009, depois de ter realizado 4 biópsias foi diagnosticado com câncer de próstata, e em novembro do mesmo ano foi submetido a Prostatectomia radical. Após a cirurgia, ainda precisou fazer sessões de radioterapia. “A principal preocupação do paciente após o diagnóstico da doença é ficar impotente ou ter incontinência urinária, e a minha reação foi querer fazer a cirurgia o mais rápido possível e ficar curado. E hoje após 19 anos do procedimento levo uma vida normal, sou totalmente ativo, trabalho e realizo minhas atividades como fazia antes da cirurgia”, relatou o Cel De Franco.

Atualmente, a clínica de Urologia do HCA é considerada referência pela Sociedade Brasileira de Urologia. Em média, cerca de 30 procedimentos cirúrgicos são realizados mensalmente no hospital, as cirurgias mais complexas do Brasil são encaminhadas para o HCA.

Durante o mês de novembro, o HCA promoverá palestras e orientações sobre o câncer de próstata. Para maiores informações entrar em contato através do telefone (21) 3501-3444, ou através do site www.fab.mil.br/hca.

Fim do conteúdo da página