Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > HCA Implementa Colete da Invisibilidade
Início do conteúdo da página

 

No dia 31 de março, o Hospital Central da Aeronáutica (HCA) implementou o uso de coletes refletivos pela equipe de enfermagem com a finalidade de sinalizar que o profissional não deve ser interrompido enquanto estiver preparando as medicações.

Erros de administração de medicamentos estão entre os principais eventos causadores de danos a pacientes no mundo. Por esse motivo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou, em 2017, o terceiro desafio global “Medicamentos Sem Danos” buscando estratégias a fim de evitar e reduzir erros relacionados à administração de medicamento.

Dentre os profissionais da área da saúde que possuem fundamental importância na garantia da segurança do paciente, destacam-se os da equipe de enfermagem. Eles participam diretamente no preparo e administração de medicamentos e, durante esses procedimentos, são mais sujeitos a interferências.

.

 

Neste contexto, um dos projetos do programa Quali SISAU 100 é o “Colete da Invisibilidade” que tem por objetivo reduzir as interferências que favorecem a ocorrência de erros durante o preparo e administração de medicamentos.

“Essa atitude visa redução de eventos adversos como parte da estratégia para cumprir a missão do núcleo de segurança do paciente e, consequentemente, melhorar a qualidade da assistência ao paciente”, afirmou o Coronel Médico Alexandre de Araújo Melo, Diretor do HCA.

Fim do conteúdo da página