Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > HCA promove campanha de combate à obesidade
Início do conteúdo da página

A campanha de combate à obesidade foi realizada no dia 11 de outubro e foi promovida pelo Hospital Central da Aeronáutica através das clínicas de Endocrinologia e Nutrição. O evento ocorreu no hall de entrada da Unidade de Pacientes Externos (UPE) e contou com a participação de aproximadamente 110 pessoas, que receberam orientações dos profissionais de saúde além de folhetos informativos.

Todos os participantes foram submetidos a balança de bioimpedância que realiza uma análise detalhada da composição corporal do indivíduo, calculando a quantidade de água, gordura e músculos que o corpo possui.

A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo, e o parâmetro utilizado mais comumente é o do Índice de Massa Corporal (IMC), que é calculado dividindo-se o peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado. Quando este índice está acima de 30kg/m2 o indivíduo é classificado como obeso.

O acúmulo excessivo de gordura corporal é fator de risco para uma série de doenças, o que leva o indivíduo obeso a ter mais propensão a desenvolver Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, dislipidemias, doenças e alguns tipos de câncer.

O Coronel Intendente R1 Antonio Jose Nunes Coelho Junior, de 48 anos, quando procurou a clínica de endocrinologia do HCA em 2018, estava com Hipertensão Arterial, Obesidade grau 2, Pré-diabético. Após levar um susto durante consulta médica, ao tomar consciência do seu estado de saúde, se determinou em perder peso através de reeducação alimentar e prática de atividade física. “Com 1,73 m e 113 kg, meu estado de saúde não era nada bom. Então percebi que precisava tomar uma atitude e ser responsável pela minha saúde”, relata o Cel Antonio Jose. Após um período de aproximadamente 1 ano fazendo tratamento e acompanhamento pela clínica de endocrinologia ele conseguiu perder 17 kg e assim melhorar e muito seu quadro de saúde.

A Organização Mundial de Saúde aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. Acredita-se que em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso; e mais de 700 milhões, obesos. Entre as crianças este número pode chegar a 75 milhões. No Brasil, a obesidade vem crescendo cada vez mais. Alguns levantamentos apontam que mais de 50% da população está acima do peso, ou seja, na faixa de sobrepeso e obesidade. Entre crianças, estaria em torno de 15%. No último levantamento oficial feito pelo IBGE entre 2008/2009, na região Sudeste do Brasil 50,45% dos adultos, 38,8% das crianças 5 a 9 anos e 22,8% dos adolescentes encontram-se obesos.

O ambulatório de Nutrição do HCA realizou um estudo com 193 prontuários de pacientes a partir dos 20 anos de idade. Foi identificado que o percentual de indivíduos com excesso de peso passa de mais de três quartos da amostra estudada (77,20% - 148 indivíduos), e apenas 10 pacientes estavam dentro da faixa de peso ideal e sem diagnóstico de doenças crônicas não transmissíveis. Com base em dados de IMC colhidos do Teste de Avaliação de Condicionamento Físico (TACF) realizado no primeiro semestre de 2019, em 630 militares da ativa lotados no HCA, 69 (10,9%) foram identificados como obesos e 252 (40%) com sobrepeso.

A Obesidade está diretamente relacionada com a baixa qualidade na alimentação e com um estilo de vida sedentário, sendo assim, para mudar este quadro é interessante que estas pessoas procurem a ajuda de um profissional habilitado, nutricionista e/ou endocrinologista, para receber orientações sobre mudança de estilo de vida e reeducação alimentar, corrigindo os hábitos alimentares errados que proporcionam este aumento de peso.

Procurar diariamente alimentar-se com frutas, verduras, legumes, grãos integrais, sementes oleaginosas, carnes magras, leites e derivados magros, temperos frescos e reduzir o consumo de frituras, carnes gordas, alimentos e temperos industrializados, embutidos, doces e balas.

 É preciso também, dormir em média de 7 a 8 horas por dia, praticar exercícios físicos regularmente e procurar ser mais ativo no dia a dia.

Fim do conteúdo da página